Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
05 Jun, 2020 - 09:53

20 truques de arrumação para apartamentos pequenos

Teresa Campos

Descubra estes truques simples e eficazes de arrumação para apartamentos pequenos. Ganhe mais espaço, sem gastar muito dinheiro.

sala organizada com truques de arrumação para apartamentos pequenos

Temos solução para qualquer problema, até os mais difíceis. Para prová-lo, apresentamos 20 truques de arrumação para apartamentos pequenos.

São dicas e objetos que podem tornar a arrumação para apartamentos pequenos mais simples e eficaz, sem gastar dinheiro e ainda poupar tempo a organizar os seus produtos.

Tome nota das nossas sugestões de arrumação e ganhe mais espaço, sem mudar de casa.

Arrumação para apartamentos pequenos: 20 dicas para ter mais espaço

1

Sobre as portas

É um local de arrumação pouco utilizado, mas que pode acrescentar algum charme à sua casa.

Coloque prateleiras na parede acima das portas, dispondo caixas intercaladas com plantas, e ganhe arrumação ao mesmo tempo que dá um toque de decoração único ao espaço.

2

Prateleiras muito altas

À semelhança da opção anterior, usar prateleiras muito altas, até ao teto, é pouco comum, mas muito útil.

Seja no quarto ou na sala, há sempre objetos que podem ser arrumados em prateleiras onde não chegamos, pois não precisamos de aceder a eles diariamente.

3

Cantos e recantos

Aproveitar pequenos cantos para encaixar armários, prateleiras ou pequenos móveis pode ser uma excelente opção de arrumação em apartamentos pequenos.

Não desperdice os pequenos espaços para arrumação, por mais pequenos ou estreitos que sejam.

4

Móveis modulares

A utilização de módulos num apartamento pequeno pode fazer milagres na hora de ganhar espaço de arrumação.

Eles permitem que a parede se “multiplique” em funções e zonas de armazenamento, capazes de guardar diferentes tipos de materiais.

5

Objetos expostos

Este é um dos truques de arrumação para apartamentos pequenos mais simples. Quando não é possível arrumar tudo o que possui em gavetas, armários ou outros móveis fechados, exponha os objetos, sobretudo os que tenham uma componente estética.

6

Carros com rodas

Os carrinhos com prateleiras e rodinhas têm a grande vantagem se serem, facilmente, transportáveis e, por isso, torna-se prático mudá-los de local, o que pode ser bastante útil em determinadas situações, além de poder aí armazenar alguns objetos, desocupando armários e gavetas.

7

Prateleira com cortina

Se tem dificuldade em manter tudo o que tem para arrumar organizado nas prateleiras, não se preocupe. Tape as prateleiras com uma cortina e crie um elemento decorativo, aproveitando para esconder a desarrumação que se esconde por detrás da cortina.

8

Espelhos com arrumação

Invista num 2 em 1. Adquira um espelho com arrumação e consiga guardar alguns objetos, além de adicionar um elemento decorativo à sua casa, o qual ainda ajuda a dar a ilusão de profundidade ao espaço onde o coloque.

9

Sob os armários

Aproveite os espaços desocupados sob os armários para guardar aquelas caixas bem coloridas e práticas, onde arruma todo o tipo de objetos.

Já pensou em arrumar as toalhas de banho em caixas por debaixo dos armários da casa de banho?

10

Organizadores de Gavetas

Os organizadores de gavetas podem duplicar ou triplicar a capacidade de arrumação de uma gaveta ou gavetão.

Portanto, são sem dúvida uma grande solução não só de arrumação, como de organização dos seus objetos.

11

Camas empilhadas

As camas empilháveis são uma excelente opção, pois permitem de forma simples e prática ter um sofá, uma cama extra ou uma cama de casal.

Esta é, por isso, uma solução útil e que se adequa a todos aqueles que, tendo uma casa pequena, não prescindem de receber os amigos e promover convívios.

12

Varão

Use um varão de cortinado para ganhar espaço extra para pendurar a sua roupa. Pode deixá-lo mesmo em exposição, o que vai dar um toque irreverente e cheio de personalidade à sua casa.

13

Estante com ganchos laterais

No momento de escolher uma estante para armazenar os seus pertences, selecione um modelo com ganchos laterais onde possa pendurar alguns objetos e peças.

Assim, poderá beneficiar de outro recurso de arrumação, para além daquele que as prateleiras oferecem.

14

Caixa de arrumação com tampa

As caixas de arrumação são um dos instrumentos essenciais para a organização das coisas de casa, mas para conseguir um efeito verdadeiramente arrumado, há que selecionar caixas com tampa, pois só assim tudo ganhará uma aparência mais arrumada e clean, já que o interior das caixas não é visível.

15

Mesa de apoio

Certamente tem uma mesa de apoio ou de centro em sua casa. Agora, imagine que essa mesa, para além da sua função de suporte, possuía ainda um compartimento para arrumação?

Este 2 em 1 é muito útil na arrumação para pequenos apartamentos e há já vários modelos disponíveis no mercado.

16

Cestos

Os cestos são ótimos elementos para ter sempre por perto. São decorativos, permitem arrumar coisas e, graças às suas asas, podem ser transportados.

Existem uma série de modelos disponíveis e pode utilizá-los em qualquer divisão na casa, até no WC.

17

Ganchos autocolantes

Os ganchos autocolantes são outra opção muito simples e prática para poupar espaço. Cole-os “escondidos” dentro das portas e aproveite para pendurar neles os panos da loiça na cozinha ou os seus anéis e colares no quarto.

18

Cesto para pendurar

Rentabilize, ainda mais, o espaço das suas prateleiras, pendurando nelas cestos onde pode guardar muitos mais objetos.

Isso dará um toque bastante criativo à decoração aí de casa e será uma forma inteligente de tirar um pouco mais de partido das suas estantes.

19

Cabides

E quem disse que os cabides servem apenas para pendurar roupa? Se é fã de muitos acessórios como colares, lenços e outras bugigangas que lhe ocupam imenso espaço, saiba que afixar um cabide, na vertical, no interior do armário pode ser uma forma muito original e eficaz de solucionar este problema de armazenamento.

20

Caixa para exposição

Quando já não tem espaço livre no chão de sua casa, comece a usar as paredes como espaços de arrumação e de exposição. Estas caixas para exposição protegem os seus objetos, exibem-nos, para além de servirem de espaço de armazenamento.

As férias de verão são uma excelente altura para organizar tudo o que está fora de sítio aí por casa. Siga as nossas dicas de arrumação para apartamentos pequenos e seja bem sucedido nas limpezas de verão.

Veja também