Publicidade:

Os 11 melhores truques para arrumar a casa rápido

Nada como ter um método e uma checklist quando o tema são truques para arrumar a casa rápido. E nós vamos dar-lhe ambos!

Os 11 melhores truques para arrumar a casa rápido
Diga adeus ao caos em casa

Com o ritmo alucinante dos nossos dias, é cada vez mais desafiante arranjar tempo – e método – para organizar a casa. Mas a partir de hoje as coisas vão mudar. Para melhor! Vamos dar-lhe uma grande ajuda, partilhando fantásticos truques para arrumar a casa rápido.

Falamos de algumas dicas simples de organização que o vão ajudar a manter sempre tudo no sítio e a garantir  resultados duradouros. Vamos arrumar a casa num abrir e fechar de olhos?

Arrumar a casa rápido: os 11 truques imperdíveis


arrumar a casa

1. Método acima de tudo!

Antes de qualquer dica ou truque para arrumar a casa rápido (e bem), é muito importante ter esta premissa em mente: ter método é meio caminho andado para o sucesso. Em tudo! E a boa notícia é que não existe apenas uma metodologia eficaz para conseguir ter a casa sempre asseada e organizada.

O importante é que seja um método que funcione para si. Há quem utilize a fórmula de limpar uma divisão em cada dia da semana, outros preferem a técnica dos 15 minutos por dia, divididos por tipo de tarefas (pó, aspirar, passar o chão com esfregona…) ou ainda quem prefira dedicar um dia inteiro às lides domésticas. Escolha o que melhor se adapta a si e siga-o religiosamente!

2. “Ataque” o seu guarda-roupa

Sim, o guarda-roupa é geralmente uma verdadeira caixa de pandora de coisas que usa, não usa, nunca usou e não vai mais usar. E é por isso que um dos mais preciosos truques para arrumar a casa rápido passa por livrar-se do que já não usa e manter as roupas em ordem.

Utilize os cabides indicados para pendurar cada tipo de roupa (saias, vestidos, calças, gravatas ou lenços, e casacos), evitando que as roupas fiquem com as marcas dos cabides ou que estejam constantemente a cair. Ordene a sua roupa por tipos: junte vestidos com vestidos, calças com calças, camisas com camisas. Desta forma será mais fácil encontrar a peça que quer. As roupas interiores devem ficar arrumadas numa gaveta, as meias noutra, e por aí fora.

Se dúvidas houver, nada como pesquisar dicas de arrumação – siga a Marie Kondo, ela é a rainha neste tema!

3. Deixe à vista apenas os itens que usa com muita frequência

Esta dica é válida essencialmente para a cozinha e casa de banho. Em cima das bancadas ou lavatórios deixe apenas os itens que usa com muita frequência – como a pasta dos dentes ou os cremes diários no caso da casa de banho e os detergentes da loiça e utensílios diários na cozinha.

Tudo o resto deve ser arrumado em caixas, armários, organizadores, cestos ou outros espaços tenha ao seu dispor.

4. Use os espaços “mortos”

Melhor impossível! Nada como usar espaços que não servem aparentemente para nada e fazer disso um trunfo. A área de arrumação do sommier, prateleiras na parede ou até mesmo caixas bonitas em cima do guarda vestidos são algumas das possibilidades.

5. Renda-se às estantes

estante de arrumação numa cozinha

Podem ser estáticas (na despensa ou garagem, por exemplo) ou móveis (que pode colocar, por exemplo, nos pequenos espaços da cozinha). Assim vai conseguir arrumar vários utensílios e/ou alimentos, fazendo com que tudo fique ao seu alcance, mas organizado.

6. Recorra aos organizadores

Atualmente há organizadores para tudo, de todas as dimensões e feitios, desde a roupa à maquilhagem, passando pelos utensílios de cozinha ou casa de banho e até para detergentes, talheres ou roupa interior. Ao utilizá-los, não só vai conseguir manter tudo em ordem, como também vai ganhar espaço nos seus armários.

Além disso, estes organizadores ainda facilitam o acesso às suas coisas. Acredite que serão um bom investimento e que poderá ficar bem mais acessível do que imagina.

7. Destralhe ao máximo

Para conseguir ter uma casa arrumadinha e organizada, também é importante que ela não esteja apinhada e atolada de “tralha” e coisas que não interessam. Livre-se de todo esse ruído visual!Acredite, pode até custar ao início, mas depois de ver o resultado final vai sentir uma energia diferente lá por casa!

8. Calendarize

Existem, como é obvio, tarefas que não precisa fazer todas as semanas. Nem todos os meses sequer! Coisas como lavar as persianas e os tetos basta fazer uma vez por ano. E então, como controlar esta questão? Faça um calendário.

Seja digital, formato de papel, lembretes no telemóvel ou uma app gratuita… Decida o que melhor funciona para si!

9. Envolva toda a família

Isto de saber truques para arrumar a casa rápido não pode ser um tema apenas para uma pessoa. Afinal, se vivem lá em casa 2, 3 ou 4 pessoas, há que envolver todas na arrumação! E sim, há tarefas para todas as idades.

Estabeleça responsáveis por determinadas tarefas e não hesite em “cobrar”!

10. Não adie

Regra absolutamente essencial – de ouro até: não deixe para amanhã o que tinha definido fazer hoje. Este é dos maiores perigos que pode correr e que resulta quase sempre em desarrumação – se adiou um dia, por que não adiar outro e outro?

Crie o hábito de não ceder a essa tentação e vai perceber que ela vai até desaparecer!

11. Usufrua dos seus espaços

Acima de tudo, não vire escravo da sua própria casa. Há que encarar a realidade e aceitar que a casa vai estar uns dias melhor e outros dias um pouco pior. É importante que a coisa não “descambe” para o caos, mas é essencial aceitar e agradecer até pelo que temos e como o temos. Aproveite a sua casa e as suas coisas!

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação