Publicidade:

Como lavar roupa de bebé: guia prático

Saiba qual é a melhor forma de lavar roupa de bebé com segurança e eficácia.

Como lavar roupa de bebé: guia prático
Conselhos úteis para recém-papás

A pele do bebé é extremamente delicada e os cuidados a ter, quer no banho, quer na lavagem da roupa, não devem descurar esse aspeto. Siga as nossas dicas e aprenda a lavar roupa de bebé da melhor maneira.

6 cuidados simples para uma lavagem correta


lavar roupa de bebé

1. Lavar antes de usar

Antes de mais, saiba que é essencial lavar todas as peças de roupa antes que elas sejam usadas pelo seu bebé pela primeira vez. Lave todas as peças do enxoval do bebé previamente e guarde-as cobertas com um forro ou lençol até que sejam vestidas. O mesmo se aplica a peças que tenham sido oferecidas após o nascimento.

2. Usar produtos naturais

O ideal, no que toca a lavar roupa de bebé corretamente, é minimizar a exposição da pele a químicos estranhos e desnecessários, pelo que é uma boa ideia usar a menor quantidade possível de produtos e preferir aqueles que são mais inócuos e específicos para uma pele extra-delicada.

3. Use um programa delicado da máquina

Durante algum tempo pensou-se que a roupa de bebé deveria ser lavada unicamente à mão, no entanto o têxtil do bebé pode e deve ser lavado à maquina num programa delicado, com um detergente suave e dermatologicamente testado. Existem produtos específicos para roupa de bebé e praticamente todos os fabricantes de detergente possuem uma versão neutra que pode ser usada sem problemas. Vantagem de lavar roupa de bebé à máquina: o enxaguar das peças é melhor e o detergente eliminado de forma mais eficaz. Além disso, a centrifugação é menos agressiva para a roupa de bebé do que o torcer à mão.

4. Use o enxágue extra da máquina

É aconselhado que programe a máquina para um enxaguar extra ou que repita o ciclo de enxaguar + centrifugar no final da lavagem, para que todos os resíduos sejam completamente removidos.

5. Lave as roupas do bebé separadamente

É, igualmente, recomendado que não lave as roupas de bebé juntamente com as suas no 1º ano de vida. Estas devem ser separadas das restantes mal estejam sujas, pelo que é boa ideia ter um cesto próprio no quarto do bebé.

6. Nunca use branqueadores, lixívia ou amaciadores

Cada nódoa é uma nódoa e precisa de um tratamento à altura, mas no caso das manchas de vómito, por exemplo, deve passar a peça debaixo de água corrente e aplicar detergente neutro no local afetado. Depois, deixe a roupa de molho, de preferência ao sol, antes de efetuar a lavagem normalmente. Por último, nunca recorra à utilização de branqueadores, lixívia, amaciadores ou outro tipo de aditivo para lavar roupa de bebé. Para além de desnecessários, estes podem deixar restos de substâncias químicas que se irritantes para a pele do seu mais-que-tudo.

Veja também: