Publicidade:

Como limpar as jantes do carro passo a passo

As jantes sujam-se facilmente e quanto mais tempo demorar a limpar, mais difícil é tirar a sujidade. Saiba como limpar as jantes do carro de forma rápida.

Como limpar as jantes do carro passo a passo
Dicas sobre como o fazer e que líquidos usar

Saber como limpar as jantes do carro é essencial para a manutenção das mesmas, pois, além da questão estética, se não o fizer regularmente e adequadamente, poderá danificar as jantes. Com a utilização normal do carro, as jantes vão acumulando sujidade, poeiras, óleo, lamas, etc.

A sujidade acumulada torna-se cada vez mais difícil de ser retirada ao longo do tempo, ou seja, as jantes do seu carro devem ser limpas regularmente (especialistas recomendam que o faça de duas a quatro vezes por mês), mas também de forma correta, pois caso contrário podem ficar danificadas.

Confira todos os passos que deve seguir para deixar as jantes do seu carro a brilhar como se fossem novas.

Como limpar as jantes do carro passo a passo

1. Lave o carro

como-limpar-as-jantes-do-carro

As jantes estão muito próximas da estrada e tendem a sujar-se mais do que o resto do carro, em especial as duas da frente, tendo em conta que os travões frontais são mais ativos e os calços geram mais pó.

Para limpar as jantes há alguns acessórios que podem facilitar o trabalho, bem como algumas coisas a não fazer para manter o bom aspeto, tenham elas muitos raios como as tradicionais da BMW, ou sejam mais “divertidas” como as do Volkswagen Golf GTI.

Há várias sugestões, mas antes de qualquer coisa lave o seu carro normalmente. Depois basta conseguir um pouco de tempo para tratar das jantes. Antes de começar a limpar as jantes do carro, garanta que as jantes não estão quentes.

2. Utilize líquidos adequados para as jantes

como-limpar-as-jantes-do-carro

Escolha os líquidos/produtos adequados para as suas jantes. Existem líquidos próprios para a limpeza de jantes, que facilmente pode comprar nos supermercados ou em espaços comerciais dedicados a produtos automóveis. No entanto, esteja atento às indicações. Há líquidos/produtos apenas adequados para determinado tipo de jantes.

Em alternativa poderá utilizar sabão ou produtos líquidos tira gorduras (encontram-se nos produtos para a casa, nos supermercados), que ficam, geralmente, mais baratos. O importante é que não utilize produtos ácidos, para não danificar as jantes.

3. Lave com mangueira e aplique spray específico

como-limpar-as-jantes-do-carro

Depois deve simplesmente passar água nas jantes com recurso a uma mangueira. Poderá utilizar mangueiras de pressão profissionais, mas uma mangueira de uso normal também será suficiente.

Leia e siga as instruções e depois aplique o spray ou líquido apropriado para as jantes do seu carro. Certifique-se de que pulveriza ou aplica apenas nas jantes e seus componentes para não danificar, por exemplo, a pintura ou os discos dos travões. Normalmente, é aconselhável que espere alguns (poucos) minutos para deixar o produto atuar, mas certifique-se de que não seca totalmente (na jante).

4. Enxague com água limpa e tecidos macios

como-limpar-as-jantes-do-carro

Seguidamente, retire toda a sujidade com a ajuda de uma esponja macia (não utilize escovas que possam riscar as jantes, como a lã de aço). Existem também escovas próprias para a limpeza das jantes. Para limpar as áreas de mais difícil acesso da jante pode utilizar, por exemplo, uma escova de dentes.

O passo seguinte para limpar as jantes do carro é enxaguar novamente as jantes do seu carro com água limpa. Finalmente, limpe toda a superfície das jantes até ficarem completamente secas, com a ajuda de um pano próprio para o efeito, um pano de microfibras ou com pele de camurça. Se pretender, depois de limpa, pode ainda aplicar uma cera líquida incolor para jantes. As jantes ficarão a brilhar como se fossem novas.

Veja também: