Publicidade:

Como limpar o frigorífico: um guia prático e super eficaz

Sabe como limpar o frigorífico a fundo sem perder horas a fio? Com estas dicas vai conseguir terminar a tarefa rapidamente e com excelentes resultados!

Como limpar o frigorífico: um guia prático e super eficaz
Deixe tudo a brilhar

Se há tarefa indispensável é esta. Pelo nosso bem e daquilo que comemos! Mas, será que sabe como limpar o frigorífico da forma mais eficiente e menos exigente em termos de tempo gasto?

Depois de ler este artigo vai perceber que não é assim tão complicado conseguir um frigorífico sempre a brilhar. Prolongue a vida do seu eletrodoméstico e estimule a sua saúde com bons hábitos de higienização e manutenção deste rei da cozinha.

Como limpar o frigorífico: tudo o que precisa saber


Quando devo limpar o frigorífico?

Antes de começarmos com o guia de como limpar o frigorífico propriamente, existe uma questão muito importante que convém esclarecer: afinal, de quanto em quanto tempo devemos limpar este eletrodoméstico?

Claro que não existe uma resposta única até porque depende muito da utilização diária, do número de pessoas que o usam e do tipo de alimentos armazenados.

No entanto é possível indicar algumas recomendações gerais: para evitar odores, mofo e outras surpresas desagradáveis, é indispensável realizar uma limpeza profunda e completa pelo menos duas vezes por ano. Isto tanto para a parte do frigorífico como para o congelador.

Fora esta grande limpeza, todos os meses deve ser realizar uma manutenção cuidada todos os meses. Se o seu frigorífico não possuir a função defrost, é necessário fazê-la manualmente, pelo menos, de três em três meses.

Fora isto, diariamente deve manter alguns cuidados de prevenção para que a tarefa fique mais facilitada.

Saiba como limpar o frigorífico em poucos passos


Limpeza profunda

1º passo: comece por desligar frigorífico e por retirar todo o seu conteúdo para sacos térmicos – sobretudo congelados. Aguarde que o eletrodoméstico atinja uma temperatura próxima da ambiente, e deixe o congelador descongelar.

2º passo: enquanto espera, retire todas as gavetas, prateleiras e acessórios amovíveis. Prepare uma mistura de duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio para cada 250ml de água morna, e com a ajuda de uma esponja mergulhada nesta mistura lave todas as partes. Deixe escorrer, limpe tudo com um pano seco e deixe secar bem ao ar antes de colocar novamente no frigorífico.

3º passo: para o 3º passo de como limpar o frigorífico vai precisar de uma nova mistura de bicarbonato e água quente, nas mesmas proporções. Lave bem todo o exterior e interior do frigorífico com uma esponja embebida na solução, sem esquecer as borrachas. O bicarbonato de sódio é excelente não só para limpar como para desinfetar o frigorífico e para fazer desaparecer os maus cheiros. Além disso, é super seguro mesmo que os alimentos entrem em contacto com este produto.

4º passo: se verificar que ainda existe alguma mancha mais teimosa, limpe-a individualmente, aplicando a solução de bicarbonato com um pano. Deixe atuar 10 minutos e esfregue suavemente. Durante a limpeza mantenha sempre a porta bem aberta para haver circulação de ar.

5º passo: concentre-se agora nas borrachas do frigorífico. Com a ajuda de uma escova de dentes já velha, coloque um pouco de pasta dos dentes e esfregue as borrachas. Vão ficar como novas e evitam o crescimento de bactérias!

5º passo: a limpeza está quase a terminar! Antes de voltar a ligar o frigorífico e o congelador, garanta que está tudo bem seco e sem resíduos de humidade. Pode acelerar o processo de secagem com papel de cozinha.

Ligue então o frigorífico e volte a colocar todas as gavetas e acessórios que retirou, garantindo também que estão bem secos. Aproveite esta altura para selecionar todos os produtos que vão para o frigorífico e coloque um limão aberto numa das prateleiras durante cerca de três dias para maximizar a frescura.

Como limpar o frigorífico: tarefas semanais


Para ter um frigorífico sempre são, não precisa fazer sempre uma limpeza tão exaustiva quanto a referida anteriormente. Mas é importante garantir alguns passos realizados semanalmente.

Eis o que deve fazer:

  1. realize uma vistoria a todos o alimentos e descarte o que está fora do prazo ou com evidências de que já não estará em boas condições;
  2. limpe com a ajuda de um pano as prateleiras e gavetas (à partida não precisa que as remover, a menos que estejam com bastante sujidade);
  3. dê uma passagem pelas borrachas vedantes com a ajuda de um pano húmido e seque-as de seguida com um pano seco ou papel de cozinha;
  4. substitua o limão por um novo ou até por alguns grãos de café crus – vão dar um cheirinho maravilhoso!

Descubra 10 itens que facilitam a limpeza da casa >>

Dicas úteis para manter o frigorífico limpo por mais tempo


Como em quase tudo, a prevenção é meio caminho andado para ter um eletrodoméstico sempre a brilhar e higienizado. Assim, além de ser importante saber como limpar o frigorífico, é também essencial que mantenha boas práticas de utilização do mesmo:

  1. não coloque alimentos em contacto direto com as prateleiras;
  2. não deixe alimentos destapados nas prateleiras e mantenha-os sempre em ordem por data de validade;
  3. guarde os alimentos em recipientes fechados, seja para guardar as sobras do jantar ou para pôr a carne a descongelar;
  4. mantenha uma boa organização: guarde os vegetais na prateleira de baixo (dentro de uma caixa, preferencialmente), os alimentos prontos a consumir na prateleira superior e deixe as prateleiras do meio para a carne e peixe. As portas servem para armazenar sumos, águas, vinho, temperos, entre outros;
  5. não sobrecarregue o frigorífico, para que o ar possa circular e consiga manter a temperatura uniforme em todo o espaço.
  6. coloque no frigorífico um frasco com algumas colheres de sopa de bicarbonato de sódio ou com algodão embebido de vinagre, para evitar a presença de maus cheiros;
  7. sempre que algo se derramar no frigorífico, limpe de imediato! Não deixe que os resíduos se acumulem e que os cheiros proliferem.

Não se esqueça: um frigorífico cuidado e higienizado diariamente garante que as tarefas semanais e periódicas sejam bem mais fáceis e rápidas, além de que promovem saúde: a sua e a dele!

Veja também:

Limpeza e Arrumação