Publicidade:

11 dicas para evitar o desperdício de água

O desperdício de água em Portugal chega aos 3 mil milhões de metros cúbicos por ano. Saiba como evitá-lo, ao mesmo tempo que poupa o ambiente e a carteira.

11 dicas para evitar o desperdício de água
Proteja os recursos hídricos enquanto poupa

Os números podem ser assustadores: o desperdício de água nos municípios portugueses pode chegar aos 80%. Esta é uma das conclusões do estudo do ministério do Ambiente, no âmbito do PENSAAR 2020, apresentado no final do ano passado. Assim sendo, é importante evitar o desperdício de água e poupar um dos recursos mais importantes do planeta.

Em Portugal, os números dizem que, todos os anos, 3100 milhões de metros cúbicos de água são desperdiçados, o que equivale a cerca de 41% da procura total de água. Dados preocupantes, já que o nosso país está inserido numa zona de risco de aquecimento global. O aumento gradual da temperatura poderá, por isso, significar uma diminuição dos recursos hídricos do nosso país que obrigará a reformular os modelos atuais de consumo.

Ainda assim, há mais números que devem ficar na sua memória: cerca de 800 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável e, só na Europa, 19% do território não tem água suficiente para abastecer a respetiva população.  Por tudo isto, está na hora de evitar o desperdício de água e mudar de hábitos.

Dicas para evitar o desperdício de água


1. Lavar a louça

desperdicio de agua

Quando lavar louça à mão, deixe os utensílios de molho por uns minutos numa bacia e só utilize “água nova” para enxaguar rapidamente o detergente. Enquanto esfrega a louça, feche a torneira.

2. Higiene pessoal

Mantenha também a torneira fechada enquanto lava os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Pode poupar dezenas de litros com esta simples ação.

3. Banhos

desperdicio de agua

Evite banhos de imersão. Um banho gasta, em média, 250 litros de água. Um duche gasta apenas cerca de 25 litros. Pode, ainda, instalar um chuveiro de baixo custo: vai reduzir o desperdício de água sem se aperceber disso mesmo. Além disso, sabe quantas vezes deve tomar banho por semana?

4. Torneiras

Verifique se fecha bem as torneiras, para evitar que continuem a pingar. Depois de umas horas, a quantidade de água desperdiçada desta maneira é significativa.

5. Cozinhar

desperdicio de agua

Reutilize a água de cozer vegetais para fazer sopa, por exemplo. Se não quiser voltar a usar a água para outros pratos, use-a para regar as plantas. Aproveite, ainda, a água que utiliza para lavar a fruta para a rega ou para substituir o autoclismo.

6. Descargas do autoclismo

Colocar uma garrafa cheia com areia, por exemplo, dentro da caixa do sanitário, vai fazer com que se gaste menos água nas descargas do autoclismo e evitar desperdício de água em excesso quando o puxa. Se preferir, passe na loja de ferragens mais próxima de sua casa e compre o dispositivo certo para esta tarefa.

7. Mangueiras

Evite lavar o automóvel, mota, pátios, varandas ou passeios com a mangueira aberta. Prefira um balde e esponja e use a mangueira o mínimo de tempo possível para enxaguar rapidamente.

8. Eletrodomésticos

desperdicio de agua

Certifique-se de que enche a máquina de lavar a louça antes de pôr um programa de lavagem em curso. Para a máquina da roupa, se tiver de fazer uma lavagem com uma carga média, selecione um programa económico para evitar um maior desperdício de água.

9. Fugas de água

Esteja atento a possíveis fugas de água em sua casa. Um autoclismo que perde água pode gerar um consumo anual de 200 mil litros. Já uma torneira com fugas pode desperdiçar 30 litros por dia, uma quantidade de água que permite descarregar o autoclismo cinco vezes.

10. Contadores

Compare frequentemente a leitura do seu contador com a fatura da água para controlar os seus gastos e evitar o desperdício de água.

11. Plantas

desperdicio de agua

Regue as plantas de manhã bem cedo ou ao anoitecer, para evitar uma maior evaporação da água e dê preferência ao tradicional regador (bastante mais económico). Pode, ainda, optar por plantas resistentes à seca e que necessitam de pouca rega, como é o caso da lavanda e da verbena.

Consumidores mais conscientes, mas ainda não fazem o necessário


De acordo com um estudo da Águas de Portugal, os portugueses estão conscientes do risco ecológico associado ao desperdício de água, mas pouco fazem para evitá-lo. Dos inquiridos, 83,3% considera que as pessoas não têm o direito de usar a água como quiserem, enquanto 61,8 % assume que consome mais água do que precisa.

Segundo o mesmo estudo são necessárias campanhas de sensibilização em vez de “mecanismos de penalização” e “mensagens alarmistas” para o desperdício. O espírito das campanhas deve passar pela inclusão de “dicas de poupança”.

Para três quartos dos inquiridos aumentar o preço da água não é a maneira mais eficaz de estimular a poupança, enquanto 57% não acredita que seja dado o devido valor à água, muito por causa da facilidade com que a maioria da população tem acesso à mesma.

Se 88,2% garante usar água reciclada para consumo não humano, apenas 48,4% concorda com o pagamento de uma taxa para financiar a reciclagem da água.

Ver também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].