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14 conselhos para se tornar indispensável no trabalho

Um dos segredos para se tornar indispensável no trabalho, passa por ter competências de que a empresa não possa prescindir. Saiba o que mais ter em conta.

14 conselhos para se tornar indispensável no trabalho
Seja único, mantenha-se atualizado e partilhe conhecimentos

Procurar um emprego não é fácil, mas mantê-lo e ter a capacidade de progredir na carreira pode ser uma tarefa bastante mais complicada. Ainda assim, se aprender alguns truques para se tornar indispensável no trabalho, então o cenário pode ser bem diferente.

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a tendência é para sentirmos uma certa pressão e ansiedade para sermos cada vez melhores e mais eficazes nas empresas.

E, de facto, tornar-se indispensável no trabalho é uma boa forma de conseguir mais estabilidade e segurança no seu emprego, assim como de se fazer destacar.

Como se tornar indispensável no trabalho? Veja 14 dicas


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Para que consiga assegurar o seu emprego e tornar-se indispensável no trabalho, existem algumas dicas para as quais deve estar atento. Tome nota.

1. Seja especialista em alguma coisa

Se quer realmente ser alguém indispensável no trabalho deve ter alguma competência que a empresa não possa de todo vir a perder. Por outras palavras, deve tentar trazer algo de novo para a equipa onde está inserido ou evoluir e melhorar as tarefas que já desenvolve. Há sempre lugar para aprender.

2. Partilhe o seu conhecimento

Além de ser especialista em alguma área ou tarefa, também é importante que saiba partilhar o seu conhecimento com toda a equipa. Ser capaz de formar é um aspeto muito valorizado pelas empresas.

3. Mantenha-se focado naquilo em que pode melhorar

Não se centre demasiado nas promoções e lembre-se que o importante é estar totalmente empenhado nos aspetos que pode melhorar no trabalho que desenvolve para a empresa.

Seja realista e não pense constantemente no que poderia ser ou alcançar. Faça uma avaliação do seu trabalho e procure os aspetos que necessita de melhorar para dar o passo seguinte na carreira.

4. Respeite os outros

Todos nós gostamos de ser respeitados, principalmente no que diz respeito a opiniões ou ideias no local de trabalho.

Não se esqueça que deve respeitar todas as pessoas da empresa da mesma maneira que respeita os seus superiores. Mesmo em situações mais complicadas e em momentos em que tenha de trabalhar sob pressão, deve manter-se educado com todos aqueles que o rodeiam.

5. Crie boas relações com colegas e chefias

Lembre-se que criar boas relações com todos os profissionais da empresa pode ajudá-lo a chegar mais longe na sua carreira e vai certamente ajudar a manter um bom ambiente de trabalho.

Além disso, se algum dia precisar, os seus colegas e superiores poderão mostrar-se disponíveis para referenciá-lo, por exemplo.

6. Siga as instruções que lhe dão

Ter capacidade de liderança é fundamental. Mas igualmente importante é mostrar que sabe ouvir, interpretar e agir em função das instruções que lhe são dadas.

Saiba distinguir entre os momentos em que deve tomar a dianteira e outros em que deve seguir as indicações de quem está acima de si.

7. Seja sempre honesto (mesmo quando falha)

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Para que se torne indispensável no trabalho, também é necessária uma boa dose de honestidade.

Saber reconhecer que errou é crucial no mundo do trabalho. Quando falhar, converse com a sua equipa ou com os seus superiores, assuma o seu erro e apresente soluções. Demonstre que é capaz de seguir em frente face às adversidades.

8. Demonstre capacidade de trabalho

Aumentar a produtividade é algo a que todos as empresas almejam. Para demonstrar capacidade de trabalho, deve manter-se focado nos objetivos que quer atingir, definir timings e estabelecer pequenos intervalos durante o dia para restabelecer energias. Se for capaz de produzir resultados e pôr projetos em marcha, nenhuma empresa estará disposta a prescindir dos seus serviços.

9. Aceite a mudança e adapte-se

No caso de ter passado recentemente por uma mudança no seu trabalho, como, por exemplo, o local ou o método de trabalho, opte por aceitar de forma pacífica e tente adaptar-se da melhor forma possível.

10. Encontre soluções

A empresa onde trabalha está a enfrentar alguns problemas? A sua equipa está com dificuldades em manter os bons resultados? Identifique as falhas e apresente aos seus superiores e à equipas possíveis soluções para as resolver. Desta forma, está automaticamente a aumentar o seu valor.

11. Evite falar mal do trabalho dos seus colegas

Afinal, ninguém quer trabalhar com alguém que passa o dia a comentar o trabalho dos colegas ou até mesmo a falar mal deles. No caso de ter algum colega que goste de intrigas, opte por se afastar e não coopere com esse tipo de comportamento. Não é saudável para a empresa, nem para si.

12. Defina metas

Sabe aquele caderno onde faz alguns apontamentos diários? Utilize-o para escrever todos os seus objetivos e metas a atingir, assim como os prazos máximos para se concretizarem.

Todos nós temos objetivos pessoais e profissionais, e é algo que nos ajuda a manter o foco e a sermos bons no que fazemos.

13. Seja pro-ativo e pense no lucro que pode trazer à empresa

No mundo do trabalho é indispensável sermos capazes de realizar as nossas tarefas sem que alguém tenha que as supervisionar. Quando tem uma missão em mãos, é importante que a cumpra. Mostre que é de confiança e não deixe nada por fazer.

Lembre-se que o essencial, para qualquer empresa, é obter lucro. Portanto, se conseguir ser alguém que ajuda neste aspeto, dificilmente o vão querer dispensar.

14. Tenha ideias novas e mostre entusiasmo

Um profissional que tenha ideias novas, e ao mesmo tempo realistas, pode mesmo fazer toda a diferença para o sucesso da empresa. Procure pensar fora da caixa e colocar-se na pele dos clientes. Vai ver que assim consegue ter ideias inovadoras.

E não se esqueça de manter o entusiasmo, que com a rotina e o passar do tempo pode esmorecer. Procure sempre formas de colocar a motivação em alta.

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Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.

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