Publicidade:

Melhor depósito a prazo em 2018: saiba qual escolher

Se quer colocar o seu dinheiro a render com sucesso, deve escolher o melhor depósito a prazo disponível no mercado para haver um retorno significativo.

Melhor depósito a prazo em 2018: saiba qual escolher
Ponha o seu dinheiro a render

Conheça o melhor depósito a prazo existente no mercado em 2018, sendo que terá várias opções à escolha. Não perca esta oportunidade para colocar o seu dinheiro a render com aquele que é considerado o melhor produto de poupança.

Melhor depósito a prazo: conheça as opções para 2018


melhor depósito a prazo

O que é um depósito a prazo?

Um depósito a prazo, também conhecido como conta a prazo, é um dos produtos bancários preferidos dos portugueses. Este encontra-se relacionado com a entrega de fundos a uma instituição bancária durante um prazo pré-estipulado.

Após ter escolhido o melhor depósito a prazo para si e de ter confiado o seu dinheiro ao banco, só voltará a poder usar a quantia entregue antes do final desse prazo pré-definido, de acordo com as condições estabelecidas pelo banco onde fez o depósito.

Obrigações do banco no depósito a prazo

Cabe à instituição financeira restituir os fundos entregues pelo cliente no final do período de tempo estabelecido, tendo a mesma de fazê-lo consoante o pagamento de uma remuneração (juro).

Ou seja, depois de ter escolhido aquele que achar ser o melhor depósito a prazo, estará a ser credor do banco ao aderir a este produto bancário, uma vez que emprestará dinheiro a essa instituição.

Características dos depósitos a prazo

Antes de escolher o melhor depósito a prazo, conheça as características do mesmo:

  • Prazo: o prazo do depósito pode ser pré-definido ou o cliente pode optar por realizar depósitos a prazo à medida;
  • Taxa de juro: esta costuma ser superior para depósitos com prazos mais abrangentes e de quantias superiores, o que faz com que o cliente lucre mais;
  • Montante: geralmente, o cliente pode fazer depósitos a prazo com montantes a partir de 500€, mas existem instituições financeiras onde é possível efetuar depósitos de montantes inferiores.

Melhor depósito a prazo em 2018


melhor depósito a prazo

Muitos bancos oferecem estes produtos financeiros aos seus clientes ou a novos clientes, sendo até mesmo habitual haver depósitos a prazo destinados à angariação de novos clientes e que possuem condições exclusivas.

Uma vez que pode escolher um dos melhores depósitos a prazo sem ter de ser cliente de um determinado banco, aproveite as oportunidades existentes no mercado que possuem as taxas mais atrativas. Quem dispõe destas taxas são os depósitos com prazos mais reduzidos (entre três a seis meses).

Estas são as opções que devem ser tidas mais em conta em 2018 para quem quer escolher o melhor depósito a prazo.

Banco Depósito
BNI Europa BNI Europa sem mob. Antecipada
BEST Depósito Novos Clientes
BIG Super Depósito 3 meses
Bankinter Conta mais Ordenado
Banco Carregosa Bem-vindo
Deutsche Bank db Super Kids
Banco Invest Invest Choice “Novos Depósitos”
Banco Privado Atlântico Europa Boas Vindas
BIC BIC Net
NovoBanco Rendimento Mensal
ActivoBank Poupança Objetivo
Finantia DP Finantia Rendimento 36 Meses

 

Para escolher o melhor depósito a prazo, deve saber interpretar as taxas de juro associadas ao mesmo, sendo elas a Taxa Anual Nominal Líquida (TANL) e a Taxa Anual Nominal Bruta (TANB).

A grande diferença entre estas taxas é que a TANL inclui o valor dos juros após a dedução de impostos, ao contrário da TANB. Por isso, tenha sempre em atenção a TANL para conseguir assim entender o retorno que irá obter com o depósito a prazo.

Vantagens do depósito a prazo

  • Previsível;
  • Flexível;
  • Risco reduzido.

Riscos associados aos depósitos a prazo

Se estiver a pensar em escolher o melhor depósito a prazo existente no mercado mas tiver receio dos riscos associados à adesão deste produto, saiba que os mesmos são muito reduzidos. Pelo menos se investir uma quantia até 100.000€, pois todos os montantes até este valor são protegidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos.

Em teoria, o risco associado a depósitos a prazo encontra-se relacionado com o risco de crédito do banco a quem empresta o seu dinheiro. Só veria esse montante comprometido se o banco fosse à falência, o que ainda não é muito comum acontecer.

Veja também:

Cátia Tocha Cátia Tocha

Formada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, onde concluiu Licenciatura e Mestrado, começou o seu percurso como jornalista na Rádio. Hoje, escreve sobre diferentes áreas e tem já alguns anos de experiência na escrita para meios online.