Publicidade:

As 16 melhores praias do Alentejo

Ainda não sabe para onde ir estas férias? Então conheça algumas das melhores praias do Alentejo e encontre o seu destino.

As 16 melhores praias do Alentejo
A Costa Alentejana tem muito para oferecer e para ser aproveitado

Para que este ano tire o máximo partido das suas férias, fizemos uma seleção das melhores praias do Alentejo. Quer aprecie uma boa praia pela calma que proporciona, quer pelas infraestruturas que oferece ou por reunir condições para a prática de surf e outros desportos aquáticos, a boa notícia é que as 16 praias que escolhemos são para todos os gostos e prometem agradar a todos.

16 melhores praias do Alentejo que não pode perder este ano


1. Praia da Zambujeira do Mar

Muito concorrida durante o verão, nomeadamente no 1º fim de semana de agosto, devido ao Festival do Sudoeste, a praia da Zambujeira do Mar é das mais imperdíveis e melhores praias do Alentejo.

Rodeada por altas falésias, onde pode desfrutar de vistas cativantes e deslumbrantes sobre o oceano, esta praia tem um mar agitado, que proporciona excelentes condições para a prática do surf e do bodyboard.

2. Praia da Comporta

praia da comporta

Outra das melhores praias do Alentejo é a praia da Comporta. Esta praia localiza-se nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, a sul da Península de Tróia e reúne todas as condições para atrair até o visitante mais exigente.

Com uma vasta extensão de areal, esta praia tem boas infraestruturas, como restaurantes, casas de banho e chuveiros, tem bandeira azul, que constata a qualidade das suas águas e a limpeza geral da praia e tem também parque de estacionamento, pelo que poderá passar aqui um dia agradável, sem ter grandes preocupações.

3. Praia de Odeceixe

A praia de Odeceixe está situada a 3 km da Vila de Odeceixe, na foz da Ribeira de Seixe, e foi uma das praias eleitas como uma das “7 maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de praias de arribas. Aqui os banhistas podem escolher ir a banhos no mar ou no rio.

A combinação destes “dois mundos” (ou águas) atrai muitos turistas e amantes do desporto. É que na zona de rio há quase sempre boas condições para a prática de canoagem e passeios de barco. Na maré baixa formam-se pequenas lagoas, que fazem as delícias de miúdos e graúdos. No entanto, quando a maré está a vazar é preciso algum cuidado com as correntes que se formam.

4. Carvalhal

carvalhal Fonte: Commons/Licença cc0

Se é uma pessoa que preza a sua tranquilidade e gosta de se sentir isolado, mesmo no pico do verão, então esta praia é para si. A praia do Carvalhal, em Odemira, é um pequeno recanto idílico onde raramente encontrará multidões.

Uma vez que não existem grandes infraestruturas a nível de bares ou restaurantes, aconselhamos a que leve consigo todos os mantimentos de que pense vir a necessitar (incluindo a imprescindível água).

5. Praia da Samoqueira

Localizada na zona de Porto Côvo, em Sines, a praia da Samoqueira é um destino que vai querer conhecer. A praia é basicamente um areal recortado nos rochedos, criando ambientes quase íntimos. Tem um extenso areal, perfeito para caminhadas onde ainda pode aproveitar para explorar as grutas e desfrutar das piscinas naturais com água cristalina.

6. Troia

troia Fonte: Pixabay/demoalumnoformacion

Esta sugestão é para quem valoriza a calma e o contacto com a natureza. Com um belo e extenso areal, esta praia tem como um dos seus principais pontos de interesse a possibilidade de apreciar golfinhos no seu habitat natural. Além disso, quem lá se chega pode ainda usufruir de uma interessante vista para o Parque Natural da Serra da Arrábida e de um mar de águas tranquilas e perfeitas para nadar.

7. Pêgo

Dona de uma beleza selvagem e irresistível, o Pêgo é também uma das praias mais fashion e procuradas do litoral alentejano. No entanto, apesar do seu extenso e fofo areal, do oceano a perder de vista e da refrescante brisa do Atlântico, há uma razão bem concreta para esta praia fazer parte da nossa lista: o Sal, considerado o melhor bar de praia do mundo pelos leitores da Condé Nast Traveler. Não perca a oportunidade de o visitar e de se deliciar com uma das fabulosas especialidade de peixe e marisco.

8. Melides

melides Fonte: Commons/Licença cc0

Não só é uma das melhores praias do Alentejo, como é também considerada a maior  praia de Portugal. Aqui, quem aprecia a boa gastronomia alentejana, sem abdicar de um belíssimo pôr do sol, irá encontrar vários bares e restaurantes onde pode desfrutar de saborosos pratos de peixe.

Graças às suas condições naturais, esta praia goza também de grande popularidade entre os surfistas e praticantes de desportos radicais, como o parapente.

9. Farol

Vila Nova de Milfontes é famosa essencialmente pelas praias que, apesar de populares, se mantêm incólumes. Tal como a maior parte das praias do nosso país, também estas sofrem os ataques do agitado Oceano Atlântico; no entanto, a Praia do Farol está protegida das vagas pela costa, o que a torna perfeita para casais com filhos – que podem chapinhar nas águas pouco profundas do mar ou, pela altura da maré baixa, podem partir em busca de caranguejos nas rochas.

10. Praia da Lagoa de Santo André

As famílias apreciam a praia da Lagoa de Santo André, nomeadamente pela tranquilidade das suas águas, pois oferece alguma tranquilidade a quem faz praia com crianças. Mas, não são só as famílias que ficam satisfeitas com esta belíssima praia! Os amantes de windsurf também não lhe resistem.

Esta praia tem boas infraestruturas, como instalações sanitárias, chuveiros e um restaurante, sendo que estes e outros motivos fazem desta uma das melhores praias do Alentejo.

11. Almograve

Além de ser considerada uma das mais belas da região, é também conhecida como a “Praia Grande” e o seu extenso areal está dividido em duas áreas: de um lado, agrestes rochas e arribas de xisto, do outro, arenosas e sedutoras dunas.

Na maré baixa, esta praia é excelente para procurar caranguejos, camarões e pequenos peixes nas muitas piscinas naturais que se formam ao longo das rochas. A força das ondas vai exigir que se mantenha próximo dos seus filhos – no entanto, se os munir de um balde e uma rede, vai ver que eles vão ficar entretidos durante horas.

12. Amado

Situada na Carrapateira, esta é considerada uma das melhores praias portuguesas para o surf, à qual acorrem praticantes vindos de toda a Europa. A sua principal característica são precisamente as fabulosas ondas que oferece aos amantes da modalidade. Na concorrida praia de extenso areal, os profissionais acabam por ter de disputar o mar com os alunos das várias escolas de desportos náuticos aí existentes.

13. Malhão

Esta praia situada entre Porto Covo e Vila Nova de Milfontes tem um areal de tal forma extenso que se encontra dividido em três zonas: a norte destacam-se grandes dunas, onde é tolerada a prática do naturismo; a sul, uma encosta de rochas protege uma ampla área; no centro, impõem-se 3 pequenas praias cujas formações rochosas asseguram um ambiente pouco ventoso. O acesso ao areal é feito por uma longa estrada de terra, mas vale a pena o esforço.

14. Praia da Amália, Odemira

Praia da Amália - Odemira Fonte: Commons/Licença cc0

A praia da Amália encontra-se situada em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. É uma verdadeira maravilha da natureza, em quase estado puro. O seu nome, como seria de adivinhar, é uma homenagem a Amália Rodrigues, que a costumava frequentar, sendo que, para aceder à praia, terá que descer umas escadinhas junto da casa da fadista.

Por ser uma praia tranquila, pacata e de natureza quase em estado puro, esta é uma praia muito frequentada por naturistas, mas agrada também aos praticantes de surf e de pesca desportiva.

15. Praia de São Torpes

A praia de São Torpes situa-se perto da Central Termoeléctrica da CPPE e é uma das mais concorridas no verão. Além de atrair muitos banhistas, são os surfistas que a enchem no verão e foram eles a eleger esta como a melhor praia para praticar surf na região do Alentejo.

Por estar localizada perto da Central Termoeléctrica da CPPE, esta praia também tem a vantagem de ter uma temperatura mais alta do que o normal. Quanto às suas infraestruturas, esta praia tem parque de estacionamento, tem um restaurante e uma escola de surf, faz-se a limpeza do areal e recolha do lixo e, na época balnear, é vigiada por nadadores-salvadores.

Esta praia traz consigo duas lendas, pelo que, mitologicamente, pode ser bastante interessante.

16. Arrifana

Esta praia, frequentemente considerada como uma das mais belas do nosso país, situa-se numa espécie de baía e tem como principal característica uma imponente rocha vertical que se eleva do meio do mar.

Além de um areal com mais de 1/2 km de extensão, a Arrifana proporciona ainda vistas absolutamente arrebatadoras a partir do topo da arriba. É de tal forma procurada pelos surfistas e praticantes de bodyboard, que no verão chega a ser difícil ver a água.

Aproveite que, apesar do seu crescente e inevitável sucesso, muitos destes fabulosos areais continuam a ser menos conhecidos e frequentados que os do Algarve. Dê já um pulinho às 16 melhores praias do Alentejo e usufrua de tudo o que têm para lhe oferecer. Boa viagem e bons mergulhos!

Veja também: