ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
25 Mai, 2021 - 15:46

Assistência em viagem: o que é e como funciona

Valdemar Jorge

Vai viajar? Descubra tudo sobre a assistência em viagem. Saiba como solicitar este serviço, quais as garantias e, ainda, quais as principais exclusões.

técnico da assistência em viagem a prestar serviço a uma família

Para além do seguro automóvel obrigatório, a Assistência em Viagem é uma das coberturas mais importantes que o seguro possibilita.

Esta cobertura pode ser acionada pelo tomador do seguro, mesmo que a viagem não inclua o carro segurado. Para além disso, pode ser acionada a partir de qualquer ponto, independentemente da distância a que se esteja do domicílio.

Para além disso, saiba que a Assistência em Viagem vigora em todos os países da União Europeia. Assim, se está a pensar viajar de carro, importa conhecer mais sobre este tema.

A cobertura Assistência em Viagem

Esta cobertura, uma das mais importantes que o seguro automóvel faculta aos cidadãos, funciona para pessoas e para a viatura segurada.

Trata-se, portanto, de uma cobertura obrigatória contígua ao seguro automóvel que garante assistência necessária ao longo da vida útil do automóvel.

Aquando da realização do seguro obrigatório para o seu automóvel, independentemente da seguradora que escolha, deve esclarecer todas as questões que tenha sobre este complemento do seguro.

Isto porque, de seguradora para seguradora, as situações abrangidas pela Assistência em Viagem têm algumas variantes, pelo que cada caso é um caso.

Principais situações cobertas

A cobertura de Assistência em Viagem dá resposta, por norma, a situações concernentes ao automóvel, tais como:

  • Reboque do veículo;
  • Desempanagem, mesmo que se deva a falta de bateria;
  • Falta ou troca de combustível em Portugal;
  • Substituição de roda em caso de furo de pneu;
  • Envio do veículo para o país de origem;
  • Repatriamento de pessoas;
  • Viatura de substituição (a maioria das coberturas de assistência em viagem garante um veículo de substituição, mas nem todas as companhias de seguro o facultam/consagram. Deve informar-se antes de contratar o seguro. No entanto, tenha em consideração que a viatura de substituição só está disponível em caso de avaria, com necessidade de reboque, e por tempo determinado, ou seja, não inclui os casos de acidente).

No que diz respeito a pessoas a cobertura Assistência em Viagem garante, normalmente, as seguintes situações:

  • Apoio médico ou hospitalar às pessoas;
  • Transporte e repatriamento de feridos, doentes ou falecidos;
  • Envio de medicação;
  • Transporte sanitário em caso de doença;
  • Despesas médias/hospitalização.

Exclusões mais frequentes

A cobertura Assistência em Viagem pode conter exclusões como:

  • Acidentes ou avarias resultantes da prática de desportos de competição;
  • Despesas de funeral;
  • Reparação do automóvel (peças e mão-de-obra);
  • Despesas com combustível.

Como solicitar a assistência em viagem

Para solicitar a Assistência em Viagem basta fazer um telefonema para a sua seguradora. Pode encontrar este contacto na Carta Verde.

Para evitar recusas por parte da seguradora, deve solicitar o serviço de Assistência em Viagem diretamente para esta e não solicitar diretamente a um prestador de serviços de assistência automóvel. Neste caso a seguradora poderá recusar pagar o custo do reboque da viatura.

Tirando o subscritor do seguro, só as autoridades estão autorizadas a solicitar este serviço, em casos extremos de acidentes com registo de feridos ou mortes, com objetivo de desimpedir o local do acidente.

Entretanto, saiba ainda que mesmo sem que o veículo segurado esteja envolvido, o tomador do seguro pode solicitar a Assistência em Viagem em caso de acidente e, igualmente, se ocorrer doença súbita.

Se estiver no estrangeiro e ocorrer uma destas situações a Assistência em Viagem poderá cobrir as despesas médicas, cirúrgicas, farmacêuticas e até de hospitalização. Salvo emergências médicas, o tomador do seguro deverá seguir as indicações da Assistência, que o encaminhará para o serviço médico da sua escolha.

Ainda nos casos ocorridos fora de Portugal, algumas seguradoras permitem que um familiar possa viajar para junto do tomador do seguro doente. Nestes casos assumem as despesas de ida e estada.

A Assistência em Viagem é, por assim dizer, um grande aliado do tomador do seguro. No entanto, adverte-se que leia com atenção e esclareça as suas dúvidas antes de assinar o documento. Estar informado é importante para evitar dissabores. Boa viagem.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].