Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Pedro Andrade
Pedro Andrade
28 Set, 2018 - 10:22

Atestado de residência: onde e como pedir

Pedro Andrade

Precisa de um atestado de residência? Saiba onde se deve dirigir para garantir a elaboração do documento em causa.

Atestado de residência: onde e como pedir

Pediram-lhe um atestado de residência? Já não é um procedimento muito comum, mas pode acontecer. Para garantir que consegue ter na sua posse o documento correto deverá dirigir-se à sede da Junta de Freguesia da cidade onde reside.

Atestado de residência: tudo o que deve saber

atestado de residência

Que documentos precisa de apresentar?

Para efetuar o respetivo pedido e garantir o seu atestado de residência deverá apresentar, na Junta de Freguesia, o seu Bilhete de Identidade e o NIF. Se ainda não está recenseado, deverá fazer “prova inequívoca” de que reside na freguesia ou então levar consigo duas testemunhas que comprovem o facto.

Contudo, os documentos e procedimentos a seguir podem variar consoante a Junta de Freguesia e, por isso, aconselhe-se previamente na respetiva sede para garantir que cumpre todos os procedimentos.

O preço do atestado de residência também pode variar consoante a região. Logo, deverá informar-se atempadamente sobre os valores praticados na sua Junta de Freguesia. O documento é entregue entre um a três dias úteis desde a efetivação do pedido. Se tiver urgência na entrega do documento, o preço também aumentará (em alguns casos, o preço aumenta em cerca de 50%).

Se a instituição que está a pedir o de atestado/comprovativo de residência tiver um documento próprio para o efeito, deverá levá-lo consigo, devidamente preenchido, até à sede da sua Junta de Freguesia.

Atestado de residência: Portal das Finanças e Loja do Cidadão

A Internet chegou para facilitar as nossas vidas e o Portal das Finanças está cada vez mais funcional. A partir de sua casa poderá imprimir um certificado de residência fiscal.

Para tal, basta seguir os passos seguintes:

  • Serviços > Documentos > Pedir Certidão > Indicar “Domicílio Fiscal” > Efetuar Pedido

O documento é gerado automaticamente e sem custos associados. Contudo, nem todos os prestadores de serviços aceitam este documento. Se preferir, pode dirigir-se a uma Loja do Cidadão perto de sua casa para obter o comprovativo de residência que necessita.

Dependendo do motivo pelo qual necessita do comprovativo, precisará de levar consigo alguns documentos em concreto. Assim sendo, ligue com antecedência e explique a situação para garantir que não tem de fazer viagens extra.

Veja também: