ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
15 Fev, 2021 - 11:46

Ativar.pt: arrancam hoje as candidaturas a estágios remunerados

Ekonomista

Nova fase do Ativar.pt dá estímulos às empresas para contratar desempregados e atribui bolsas de estágio até 1.053 euros.

Orientador a dar formação a estagiários

Arranca esta segunda-feira, dia 15 de fevereiro, um novo período de candidaturas ao Incentivo Ativar.pt e aos Estágios Ativar.pt. Esta será a primeira de duas fases previstas para este ano, sendo que, neste primeiro período de candidaturas, as submissões serão aceites até ao dia 30 de junho.

O Incentivo Ativar.pt consiste na atribuição de um apoio financeiro aos empregadores que celebrem contratos de trabalho sem termo ou a termo certo, por prazo igual ou superior a 12 meses, com desempregados inscritos no IEFP.

No âmbito dos Estágios Ativar.pt., que vieram substituir os antigos estágios profissionais, é dado um apoio à inserção de jovens no mercado de trabalho ou à reconversão profissional de desempregados, através de uma experiência prática em contexto de trabalho.

De acordo com o IEFP, as bolsas de estágio variam entre 438 e 1.053 euros e são comparticipadas a 75%, sendo que as empresas recebem mais de 5.000 euros por cada desempregado com o qual firmem um contrato sem termo.

Sobre os estágios, o Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional disse, numa entrevista à TSF, que o programa “destina-se preferencialmente aos jovens”. “Há um alargamento do potencial etário dos beneficiários até aos 35 anos”, sendo também “elegíveis outros desempregados com tempos de inscrição mais longos”.

Veja também