Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
10 Jan, 2024 - 12:00

Guia para aumentar a sua qualificação profissional

Catarina Milheiro

Aumentar a qualificação profissional é o seu objetivo? Conheça as vantagens que pode trazer para a sua carreira. Saiba tudo.

O mundo de trabalho está cada vez mais competitivo e, por esse mesmo motivo, é extremamente importante aumentar a sua qualificação profissional.

Trata-se de um aspeto fundamental para aumentar os índices de empregabilidade e, paralelamente, conseguir ascender na carreira que tanto ambiciona.

No entanto, muitas pessoas não sabem de que forma se podem qualificar profissionalmente e a verdade é que acabam por perder tempo e dinheiro ao longo do percurso.

Para que nada disto aconteça, é essencial estar a par daquilo que deve fazer e em que momentos da vida deve arriscar para alcançar os seus objetivos profissionais da forma mais eficaz. Fique connosco e descubra tudo sobre o assunto.

É importante aumentar a qualificação profissional? Nós explicamos

De facto, é essencial aumentar a qualificação profissional no mercado de trabalho nas mais diversas áreas.

Afinal, para além de beneficiar o próprio profissional que irá conseguir um emprego melhor, as empresas e a economia em geral também ficam a ganhar quando contratam profissionais devidamente qualificados.

Num momento incerto como o que vivemos atualmente e onde as mudanças no mercado de trabalho são constantes, apostar na qualificação das pessoas é uma estratégia fundamental para se conseguirem enfrentar os desafios do desemprego e para a manutenção do emprego.

E se refletirmos bem sobre o assunto, facilmente percebemos que são precisamente os profissionais menos qualificados a serem dispensados em primeiro lugar – bem como os que têm mais dificuldade em ingressar ou reingressar no mercado de trabalho.

Por isso mesmo, estar preparado para enfrentar novos desafios num mundo cada vez mais acelerado significa estar devidamente capacitado para lidar com a concorrência. E a melhor forma de o fazer é aumentando as suas qualificações.

Mas de que forma o posso fazer?

Se o seu objetivo é aumentar a sua qualificação profissional, então saiba que atualmente existem diversas formas de o fazer.

A verdade é que não faltam cursos para aumentar a qualificação profissional em qualquer área de atuação, existindo cursos profissionais nas áreas de gestão, contabilidade, recursos humanos, informática, relações-públicas, marketing, entre outras.

O grau de dificuldade dos mesmos varia de curso para curso, fazendo com que alguns sejam mais exigentes e requeiram mais tempo e dedicação do que outros.

Para além disto e com o objetivo de criar condições para aumentar a formação e as qualificações em Portugal e alcançar a meta europeia de ter, até 2030, 60% dos adultos entre os 25 e os 64 anos em ações de aprendizagem ao longo da vida, surgiu o Acordo sobre “Formação Profissional e Qualificação: Um desígnio estratégico para as pessoas, para as empresas e para o país.

Este acordo foi subscrito pelo Governo e pelos parceiros sociais em 2021 e prevê um investimento de cerca de 5 mil milhões provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência e do Portugal 2030.

Trata-se por isso, de uma aposta sólida na formação profissional e na qualificação da população. O que se traduz em mais formação, melhores níveis de competências pessoais e de cidadania, melhores percursos profissionais e melhores níveis salariais.

Qual o momento da vida mais correto para aumentar as minhas qualificações?

Na verdade, todos os momentos ao longo da sua carreira profissional são excelentes para aumentar as qualificações. Ou seja, o que queremos dizer é que desde que exista a oportunidade para o fazer, deve arriscar e mergulhar em novas aprendizagens.

O que se tem vindo a verificar nos últimos anos no mercado de trabalho é o facto de as faixas etárias mais jovens lidarem com cada vez mais concorrência quando o assunto é uma nova vaga de trabalho.

Ora, como os candidatos são inúmeros, acabam por ser sempre escolhidos aqueles que têm mais formação, competências e qualificações em geral. No fundo isto acontece um pouco em todas as idades, mas é mais comum entre os 18 aos 30 anos.

Apesar disto, há também ainda uma procura imensa por profissionais com um perfil sénior com um alto nível de qualificações cada vez maior.

Por isso mesmo, apostar num curso, workshop ou formação em qualquer momento da sua carreira profissional só vai torná-lo mais forte e devidamente capacitado para lidar com as incertezas do mercado e transformar-se no candidato ideal para qualquer empresa.

Como escolher o curso de qualificação profissional mais adequado para si?

Se está numa determinada profissão ou área de atuação, a opção de curso para aumento da sua qualificação profissional é algo óbvia, pois deve visar a área em que se enquadra.

Caso pretenda integrar outra área de trabalho, deve ponderar e estudar as suas opções, bem como as suas apetências para a área em questão.

De qualquer forma, em ambas as circunstâncias, deve procurar novos níveis de certificação em áreas que complementem a sua ou que possam trazer-lhe benefícios no longo termo.

O mais importante é optar por um curso de qualificação profissional que o motive e que o leve a deslocar-se às aulas, independentemente de estar a fazer sol ou a chover torrencialmente.

Prepare-se para perder os fins de semana de descanso e, por isso, é mais fácil quando existe interesse e motivação!

Que vantagens pode um curso destes trazer para a carreira profissional?

Para além das hipóteses de arranjar um novo emprego com maior facilidade ou de ingressar num cargo mais alto serem mais elevadas, aumentar as suas qualificações pode significar o próximo nível na sua carreira.

Não só poderá receber um salário mais alto no fim do mês, como ainda ganhar outros benefícios relacionados com a carreira. Por isso, deve procurar sempre a melhor forma de dar uso às suas recentes qualificações.

Depois do curso, mantenha-se a par das matérias apreendidas, procurando estar presente em workshops ou até mesmo conferências acerca do tema.

Veja também

Artigos Relacionados