ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Ekonomista
Ekonomista
14 Abr, 2022 - 17:49

Pensões até 1108 euros vão ter aumento extraordinário

Ekonomista

O aumento extraordinário das pensões vai avançar este ano. O valor vai ser pago com retroativos a janeiro.

Aumento extraordinário das pensões

O aumento extraordinário das pensões mais baixas vai acontecer ainda durante este ano. Reformas até 1108 euros vão ter um aumento até 10 euros, que será pago com retroativos a janeiro.

A atualização extraordinária de pensões era uma das medidas previstas no Orçamento do Estado (OE) para 2022, que foi chumbado na Assembleia da República (AR), levando a novas eleições legislativas. A nova versão do OE, cuja discussão final global tem lugar a 27 de maio, volta a incluir este aumento extra.

A medida abrange as pensões de valor inferior a 2,5 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), quem em 2022 é de 443,20 euros. Assim, vão ser aumentados os pensionistas com reformas até 1108 euros. Segundo as contas do Governo, este aumento extraordinário pensões deverá chegar a 2,3 milhões de reformados.

A atualização, que só acontecerá após a promulgação do Orçamento do Estado, vai ter efeitos retroativos a janeiro. Assim, e mesmo que o OE só entre em vigor no segundo semestre do ano, os pensionistas abrangidos vão receber os valores que teriam recebido se o documento tivesse vigorado a partir do início do ano.

O aumento extraordinário das pensões vai até 10 euros, somando-se à atualização automática que já tinha sido feita em janeiro de acordo com a inflação. Nessa altura, as reformas até 886 euros tiveram um aumento de 1%; as pensões entre 886 e 2.659 euros subiram 0,49% e as restantes de 0,24%. Assim, uma pensão que tivesse tido um aumento de 8,80 euros, terá uma atualização extraordinária de 1,20 euros, de forma a perfazer os 10 euros.

Com a aprovação do OE 2022 vão avançar outras medidas já previstas na versão anterior, como o aumento do número de escalões de IRS e o IRS Jovem, por exemplo.

Fontes

Governo de Portugal: Orçamento do Estado 2022.

Veja também