ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Teresa Campos
Teresa Campos
23 Abr, 2021 - 16:03

Tem 65 ou mais anos? Já pode auto-agendar a vacina da COVID-19

Teresa Campos

Quem tem 65 ou mais anos e ainda não foi vacinado contra a COVID-19, já pode auto-agendar a sua toma. Saiba como tudo funciona, passo a passo.

Administração da vacina da covid-19

Há alguns dias, noticiámos que o número de portugueses vacinados por dia contra a COVID-19 iria aumentar, podendo chegar a cerca de 100 mil pessoas por dia. Para concretizar esta meta e agilizar o processo de vacinação, já é possível auto-agendar a vacina da COVID-19.

O pedido de agendamento é feito online e, neste momento, o serviço destina-se a utentes com 65 ou mais anos de idade, que não tenham recebido qualquer inoculação da vacina, não tenham a toma da vacina agendada, nem tenham tido COVID-19. Se cumpre os requisitos, saiba o que deve fazer.

Como auto-agendar a vacina da COVID-19: passo a passo

banco online smartphone

Passo 1

O primeiro passo a dar é ir ao portal da COVID-19. Se tiver dificuldade em aceder ou em avançar no preenchimento do formulário, experimente fazê-lo em diferentes browsers (microsoft edge, google chrome,…).

Passo 2

Agora, deve inserir a sua data de nascimento e validar.

O critério é ter, pelo menos, 65 anos. Portanto, se não tiver esta idade, mesmo que a complete nos próximos meses, ainda não vai conseguir fazer o seu agendamento. O que é considerado é a idade da pessoa à data que faz o seu pedido de marcação.

Passo 3

Depois, deve começar a preencher o formulário, para auto-agendar a vacina da COVID-19. Para isso, deve inserir o seu número de utente, nome completo, data de nascimento e validar.

Passo 4

Posteriormente, é ainda necessário inserir o seu número de identificação fiscal (número de contribuinte) e número de telemóvel. A seguir, pode selecionar o distrito, o concelho e o local onde deseja ser vacinado.

Mais abaixo, poderá escolher a data disponível mais próxima para ser vacinado ou selecionar a data que mais lhe convém. Caso não haja vagas disponíveis, pode optar por ficar em lista de espera ou selecionar outro ponto de vacinação.

Assim que tenha todos os campos devidamente preenchidos, pode validar e guardar o comprovativo de pedido de agendamento (que não funciona como comprovativo de marcação, mas apenas como comprovativo de pedido de agendamento).

Passo 5

Finalmente, resta esperar pela SMS que será enviada para o número de telemóvel que indicou no formulário. Essa mensagem é remetida pelo número 2424 e serve para confirmar o agendamento, assim como para indicar a hora a que será vacinado (uma vez que o dia já ficou definido no formulário previamente preenchido).

Após receber essa SMS, deve responder, seguindo as instruções de resposta indicadas na mensagem. A não resposta ou uma resposta negativa invalidam a marcação.

Se responder SIM, o seu agendamento fica confirmado, recebendo, na véspera do dia da toma da vacina, uma mensagem a relembrá-lo da sua marcação.

Vacinação de animais contra Covid-19
Veja também Vacinar animais contra a Covid-19. Será que vai ser preciso?

Ponto de situação

Neste momento, Portugal encontra-se na 2ª fase do seu plano de vacinação. O que significa que, agora, consideram-se prioritários para vacinação grupos de pessoas entre os 65 e os 79 anos de idade, inclusive, e entre os 50 e os 79 anos de idade, inclusive, com pelo menos uma destas patologias: diabetes; neoplasia maligna ativa; doença renal crónica (TFG > 60ml/min); insuficiência hepática; hipertensão arterial; obesidade; outras patologias com menor prevalência que poderão ser definidas posteriormente.

Atualmente, no nosso país, estão a ser administradas vacinas de 6 farmacêuticas, a saber: AstraZeneca; BioNTech/Pfizer; Moderna; Curevac; Janssen (Johnson & Johnson); e Sanofi/GSK.

Até dia 22 de abril, foram administradas em Portugal 2.778.982 vacinas contra a COVID-19.

Veja também