Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
06 Jul, 2019 - 09:00

Ávila: terra santa cheia de encantos em Espanha

Márcio Matos

A cidade espanhola de Ávila guarda encantos muito próprios, como um património religioso rico e valioso que vale a pena conhecer. Fique a saber mais!

Ávila: terra santa cheia de encantos em Espanha

Ávila, em Espanha, é uma das cidades mais visitadas, fruto da sua riqueza cultural. Muito marcada pela presença da Igreja Católica, não é de espantar que muitas das suas atrações sejam edifícios religiosos e Santa Teresa de Ávila a sua principal “embaixadora”.

Além de visitar alguns dos pontos de interesse que lhe vamos sugerir, o nosso conselho é para que se deixe levar pelos caminhos e ruelas de Ávila, em passeios que vão permitir que descubra a cidade, deixando que ela o surpreenda.

Património religioso: Ávila é um destino a não perder

Ávila

A cidade de Ávila fica a apenas 115km de Madrid e é uma localidade espanhola que vale bem a pena ficar a conhecer. Este é um excelente destino para passar um dia ou, mesmo, fazer uma escapadinha de fim-de-semana, por exemplo. Se estiver pela capital espanhola, saiba que há um comboio que faz o trajeto até Ávila em apenas 1h25, sendo que o trajeto é de uma beleza indescritível.

O que visitar?

Convento de Santa Teresa

Ávila é uma cidade muito marcada pela influência da Igreja Católica, sendo inclusive muito conhecida por uma das suas santas, Santa Teresa de Ávila.

Este convento em estilo barroco foi inaugurado em 1636 e foi construído, precisamente, sobre a casa onde nasceu Santa Teresa de Ávila, primeira doutora da Igreja Católica. O espaço é de grande beleza e, além do edifício do convento, há um museu e um pequeno jardim com uma fonte e algumas flores. É um local de visita obrigatória e onde se respira paz e se pode ficar a saber mais sobre a vida de uma das mulheres mais influentes na história da Igreja Católica.

Muralha de Ávila

Trata-se de uma das muralhas medievais europeias mais bem preservada e um importante testemunho da arquitetura em torres de xadrez medieval. Esta é outra importante atração da cidade, não só pelo seu interesse histórico e arquitetónico, como pelas vistas que oferece e que resultam em belíssimas fotografias.

Basílica San Vicente de Ávila

Esta Basílica é famosa pela sua arquitetura exterior e interior, tendo um pé alto e umas grandes pilastras bastante caraterísticas. É um espaço que oferece muita paz e convida à introspeção e ao recolhimento.

Catedral de Ávila

A Catedral de Ávila enquadra-se no estilo gótico e possui uma arquitetura interessante e cativante a vários níveis. Trata-se de uma construção sumptuosa e com grande impacto, tanto no exterior, como no interior.

Palácio de Polentinos

Fica na Calle Vaslespin, este palácio que ilustra muito bem as principais caraterísticas típicas da arquitetura, hábitos e costumes da nobreza espanhola renascentista. Neste momento, no interior do palácio, funciona uma espécie de museu militar, onde se expõem uniformes, armas, etc.

Ávila

O que fazer?

Restaurante Alcaravea

Na Plaza de Catedral, fica este restaurante bastante popular, onde se servem pratos e vinhos de grande qualidade. Para além disso, os preços são relativamente acessíveis e o ambiente agradável com um excelente atendimento.

  • Morada: Plaza de la Catedral, 15, Piso 1, 05001 Ávila

Plaza Mayor de Ávila

Para uma refeição mais leve ou, simplesmente, para tomar um café enquanto assiste a um magnífico pôr-do-sol, nada como ir até esta Plaza Mayor. Neste espaço, pode ainda admirar a beleza de alguns dos edifícios aí presentes e apreciar o movimento dos residentes e turistas locais.

Comércio local

Pelas ruas de Ávila, pode ficar a conhecer uma série de lojas, onde pode apreciar doces típicos da região, vinhos e, claro, comprar alguns souvenirs. Um bom sítio para usufruir do comércio local são as galerias do Mercado del Chico, o mais popular da cidade.

Alavirulé

Na Calle de San Segundo, fica este restaurante ao ar livre. É um dos mais populares da região e tem um estilo medieval que se enquadra perfeitamente com a paisagem envolvente. Aqui, pode encontrar pratos bem servidos e a bom preço como saladas, carnes, sobremesas e cerveja ou vinho de grande qualidade.

Onde dormir?

Hotel Palácio Valderrabanos

Na Plaza de la Catedral, fica um dos melhores hotéis da cidade. Em estilo medieval, este alojamento é acolhedor, confortável e dispõe de um ótimo restaurante.

Hotel Palácio de Velada

Na mesma praça que o hotel anterior, fica este alojamento com um ambiente bem aconchegante, bem decorado e, também, com um restaurante que fará as delícias dos seus hóspedes.

Veja também: