Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
19 Set, 2018 - 10:00

E a bebida de 2018 é… Descubra-a!

Márcio Matos

O ano já se aproxima do fim e a bebida de 2018 já foi eleita. Pois é, a eleita parece estar a ganhar terreno, sobretudo entre os mais jovens.

E a bebida de 2018 é... Descubra-a!

Quase a entrar no último trimestre do ano, é normal começarem a fazer-se balanços, votações e a escolher, entre outras coisas, qual foi a bebida de 2018. Parece que a opinião é consensual entre os especialistas: o rum é, realmente, a bebida de 2018 preferida de grande parte dos consumidores, especialmente dos jovens adultos. Fique a saber um pouco mais sobre esta bebida, quais as suas caraterísticas e como apreciá-la.

Porque é que o rum é considerada a bebida de 2018

Este foi um ano especialmente feliz para os apreciadores e produtores de rum, já que as vendas desta bebida atingiram 1 bilião de libras, só no Reino Unido. A sua crescente popularidade é evidente e o rum jamaicano destaca-se em comparação com outras bebidas espirituosas que ultrapassa claramente, à exceção do gin que se mantém um clássico.

Estas e outras informações são nos dadas por um estudo realizado pelo grupo Campari, que nos diz também que esta bebida é particularmente apreciada pelos designados millennials, ou seja, 80% dos consumidores regulares deste produto têm entre 25 e 34 anos.

Sly Augustin, bartender, defende que muito deste sucesso se deve à inovação com que esta bebida tem sido usada pelos bartenders que têm utilizado o rum de forma a desafiar a perceção do consumidor, proporcionando uma fusão de sabores interessante e desafiante. Além disso, de acordo com Augustin, o rum apresenta uma boa relação qualidade/preço, tem uma grande história e permite uma série de variações que fazem dela uma bebida bastante versátil.

rum

Como apreciar o rum, segundo Sly Augustin

  • Tenha mais atenção ao tipo de rum, do que a cor.
  • Comece por se informar sobre o estilo de rum – espanhol, francês ou jamaicano.
  • Aprofunde o seu conhecimento sobre os métodos de destilação.
  • Outro dado importante: não há diferença entre rum escuro e claro.
  • A água tónica é uma ótima combinação do rum.
  • Há marcas de rum mais consensuais como Foursquare, Appleton Estate e Plantation. Porém, há outras marcas como Wray & Nephew Overproof que carregam um significado cultural, assente na história e forma de vida do seu país de origem.
  • Variantes das bebidas de rum clássica como Piña Colada e Daiquiris continuam a ser encontradas nos menus de coktails de todo o mundo e vendem muito bem.

Se é um apreciador de bebidas espirituosas, certamente terá a dizer uma palavra a dizer no que toca a selecionar a bebida de 2018. Mesmo que não concorde com esta eleição e não seja um grande fã de rum, é inegável a popularidade que o rum angariou no presente ano, fazendo dele a bebida de 2018, com toda a justiça. Siga as sugestões dos profissionais e aprenda a preparar esta bebida da melhor forma.

Veja também: