ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
13 Abr, 2021 - 17:09

Bentley: 102 anos de história e tradição

Valdemar Jorge

A Bentley é um construtor de automóveis de luxo cuja reputação dispensa apresentações. O ano 2021 marca o 102.º aniversário da marca britânica.

vários modelos Bentley estacionado

Falar da Bentley, uma das marcas com maior reputação no Reino Unido, e no Mundo, no seio dos construtores de automóveis de luxo, é percorrer 102 anos de história, de concretização de sonhos.

Dos sonhos de quem economicamente pode desfrutar da condução dos modelos da Bentley, verdadeiros Grand Tourer projetados para cumprir grandes viagens a elevadas velocidades.

Ter um na garagem será o sonho de muitos, mas poucos o poderão concretizar.

Conheça, então, a história e tradição desta marca, cujo lema é:

“Construir um bom carro, um carro veloz, o melhor da sua classe”

Bentley Continental GT Speed, o mais recente modelo da marca britânica

continental GT Speed da Bentley
Bentley Newsroom

A Bentley apresentou, há poucas semanas, o seu novo modelo, Continental GT Speed. Este modelo mantém a tradição e o carácter luxuoso da marca, a que se juntam performance e dinâmica, numa conjugação de “bela e o monstro”, em que o “monstro” aqui é representado pelo potente motor W12.

Parte do que se poderá dizer deste belo automóvel resume-se a números. Motor W12, TSI com 6.0 litros, debita 659 cv e 900 Nm de binário. Isto faz deste modelo o Bentley mais potente e veloz alguma vez construído. O sprint 0-100 km/h faz-se em 3,6 segundos e a velocidade máxima anunciada é de 335 km/h.

Um colosso em qualquer estrada. Um deslumbre para a vista. Um mundo de sensações para quem o conduzir ou nele viajar.

A mais moderna tecnologia combinada com luxo e caráter desportivo

A história da Bentley passa decididamente por este modelo que representa todo o “know-how” da marca.

Das suas caraterísticas destaca-se, a par de todas as novas tecnologias de ajuda à condução e segurança, o facto de ter direção às quatro rodas, diferencial traseiro eletrónico, travões cerâmicos em carbono, jantes de 22 polegadas (fator diferenciador para os restantes modelos Continental) e soleiras desportivas com a inscrição Bentley iluminada a vermelho, cor que chama imediatamente para o lado desportivo da marca.

Por seu lado, o habitáculo do novo Bentley Continental GT Speed exprime todo o “savoir faire” dos mestres artesãos. Todo o espaço é revestido com materiais nobres e da mais alta qualidade, trabalhados à mão. Couro e alcântara são apontamentos marcantes que podem ser combinados em 15 cores (11 cores de pele), com oito diferentes tipos de madeira.

A história de uma marca com mais de 100 anos

trabalhadores da Bentley nos primeiros anos
Bentley Newsroom

A Bentley Motors Limited é um construtor britânico de automóveis de luxo Grand Tourers fundado a 18 de janeiro de 1919 por Walter Owen Bentley (1888-1971), engenheiro britânico.

A marca tem sede em Crewe, no condado inglês de Cheshire e atualmente faz parte do grupo Volkswagen AG. O modelo mais famoso é o Continental GT. Um dos fatores que tornou a marca mais conhecida no Mundo e solidificou a sua reputação é ser um dos fornecedores de carros de luxo da família real britânica.

Se se visitar o site da marca, deparamo-nos de imediato com a vontade e o querer que fizeram com que hoje seja uma das mais reputadas construtoras de automóveis de luxo:

Na Bentley Motors, dedicamo-nos a desenvolver e a fabricar os automóveis de alto desempenho mais desejados do mundo. Fundada em 1919 por W.O Bentley, a sua missão era “Construir um bom carro, um carro veloz, o melhor da sua classe”.

Mais ainda, pode ler-se,

Estes ideais permanecem uma realidade hoje em dia e continuamos a criar Grand Tourers com elevada capacidade de resposta, confortáveis e potentes. Embora atualmente a nossa gama inclua inúmeros modelos, um Bentley de fabrico manual é sempre inconfundível.

Manifesto da marca aponta à sustentabilidade

Um dos principais objetivos da Bentley durante os 102 anos de história foi garantir que os seus clientes desfrutassem de “viagens extraordinárias”. Atualmente a marca dá mais um passo em direção a um destino que considera ambicioso: o de se tornar a marca automóvel de luxo “mais sustentável do mundo”.

Para isso, nos próximos 12 anos, segundo indica no seu manifesto, apresentará dois modelos híbridos plug-in a que se seguirá o

lançamento de uma opção de plug-in para cada modelo até 2023.

Entretanto, em 2025 tem previsto o lançamento do primeiro carro de luxo do mundo “a ser neutro em carbono durante toda a sua vida útil”. No ano seguinte (2026), pretende adotar a eletrificação “produzindo apenas veículos híbridos plug-in e veículos elétricos a bateria”.

Neste sentido, a marca compromete-se a

reduzir ainda mais o impacto ambiental (…) em 75% até 2025 – o que inclui também a neutralidade do plástico.

Para além disso, pretende

ser neutros em carbono de ponta a ponta até 2030, tornando-nos positivos para o clima com todas as nossas operações em Crewe.

Por isso, cada automóvel que criar a partir de 2030 será elétrico a bateria.

Estratégia “Beyond100”

Na sua caminhada, estes compromissos estão inscritos na estratégia “Beyond100” e significam que a Bentley deixará de ser o maior produtor de motores de 12 cilindros na próxima década. Uma transformação que diz ser real “mas que permanece fiel à WO Visão icónica da Bentley: ‘construir um carro rápido, um bom carro, o melhor em sua classe’”.

E a história constrói-se também com a visão no futuro. A fábrica de Crewe é a primeira unidade fabril do mundo de automóveis de luxo a ser certificada como neutra em carbono pela Carbon Trust. O plano passa por ir ainda mais longe.

Tornar-se “uma organização totalmente neutra em carbono até 2030”. O que constituirá uma inovação mundial.

Para a história da Bentley contribuem, decisivamente, os seus clientes, que exigem automóveis que combinam “design impressionante, habilidade excecional e desempenho emocionante”.

O futuro redefinirá este propósito com automóveis de luxo sustentável.

Desporto automóvel intimamente ligado à história da Bentley

Um dos pilares da marca britânica é a paixão pelo desporto. O seu fundador, Walter Owen Bentley, era apaixonado pela competição e incentivava os designados ‘Bentley Boys anda Girls’, a pilotarem os seus carros na década de 1920.

O incentivo levou a que a marca fosse campeã das 24 Horas de Le Mans em 1924, 1927, 1928, 1929 e 1930. Conta a história que em 1931 houve um interregno, com a compra da empresa pela Rolls Royce que a manteve até 1980 do século passado. Em 1998, desfez-se da Bentley que passou a integrar a esfera do Grupo Volkswagen.

A atual gama da Bentley

Bentley 8 Litros, Bentley Mark IV, Bentley 3 Litros, S1 Continental Flying Spur, Continental Tipo R, “Soprador” Bentley e “Trem Azul” Bentley foram máquinas que ajudaram a projetar a marca britânica nos 102 anos de existência e estão intimamente ligadas à sua história.

Atualmente os modelos que compõem o seu portfólio são:

  • New Flying Spur e New Flying Spur V8;
  • Continental GT Mulliner, Continental GT Mulliner Convertible, Continental GT Speed,  Continental GT Speed Convertible, Continental GT V8 e Continental GT V8 Convertible;
  • New Bentayga Speed, New Bentayga V8 e New Bentayga Hybrid.

Recorde-se que a marca apresentou em 2020 o Bacalar, um dois lugares, sem tejadilho, com design inspirado no protótipo EXP 100 GT. O Bacalar será feito à mão na fábrica de Crewe, sendo a produção limitada a 12 unidades.

O motor será um dos doze cilindros colocado em W, com dois turbocompressores, 6.0 litros e uma potência máxima de 659 cv (24 cv  mais que o Continental GT).

Quanto a preços, fique a saber que o Flying Spur está disponível desde 293.303,00 euros; o Continental GT a parir dos 243,298,00 euros e o Bentayga desde 176,115,00 euros.

Bentley Mulliner, a resposta para as exigências dos clientes

A Bentley Mulliner é conhecida no mundo pelo fabrico de alguns dos Bentley mais singulares alguma vez criados. É a mais antiga construtora de carroçarias para automóveis do mundo, o que lhe confere o estatuto de pioneira.

Esta divisão da Bentley é a responsável por responder aos inúmeros requisitos dos clientes mais exigentes que projetam funcionalidades e características personalizadas para os seus Bentley.

É através deste departamento que a marca torna reais os sonhos dos clientes, ao personalizar os seus automóveis, o que faz com que seja muito difícil existirem dois Bentley iguais.

“Big B” representa liberdade e sofisticação

O símbolo da Bentley é tradicionalmente conhecido por “Big B”. É a inicial do nome da marca que se apresenta envolta por 2 asas e visa transmitir a ideia de habilidade, desempenho e perfeição.

Para embelezar o “Big B” três cores, branco, preto e prata, que representam na sua essência a pureza, elegância e sofisticação que a marca britânica persegue.

As “asas” do Bentley, mascote que embeleza o capot dos carros de luxo, foram criadas em 1920 por F. Gordon Crosby. Com o tempo, o símbolo foi conhecendo alterações.

A primeira surgiu na década de 1930 devido a alterações nos carros desportivos da Bentley. Por isso, em 1933, Charles Sykes (designer da Rolls Royce que desenhou o Spirit of Ecstasy), criou um novo símbolo.

O modelo apresentado não foi consensual. Apresentava um estilo Art Déco que não agradou e nos anos após a guerra surgiu uma nova versão do “Flying B” com asa dupla. Este manteve-se até aos anos 70, altura em que foi retirado devido à legislação de segurança para peões que proibia ornamentos sólidos proeminentes na secção frontal dos automóveis.

asas Bentley
Bentley Newsroom

“Asas” atuais surgiram em 2002

Em 1990, uma nova alteração restaura a assimetria das asas original, numa homenagem a F. Gordon Crosby. Em 2002, é implementada nova identidade corporativa da marca, que ainda hoje está em uso e reflete as origens da Bentley.

Em 2006, o símbolo da Bentley regressa, animado por um mecanismo que o torna totalmente retrátil. Surgiu nos modelos Azure, Arnage e Brooklands e está disponível para o Mulsanne (2020).

Em 2019, ano do centenário, foi criada uma versão especial das “asas”, utilizada exclusivamente nos carros construídos naquele ano. Foi denominada Centenary Gold e recebeu as datas 1919 e 2019 a ladearem o “B”.

Bentley Motorsport o lado desportivo da marca

Com o Continental GT3 Race Car, a Bentley tem somado sucessos nas pistas. Com ADN afinado para vencer, o carro tem provado ser um campeão nas corridas de resistência somando mais de 120 pódios e 45 vitórias em todo o mundo.

O carro de corrida foi desenvolvido pelos engenheiros da Bentley Motorsport, com sede também em Crewe. Estes contaram com o apoio de designers e técnicos do parceiro técnico da Bentley, M-Sport.

Bentley State Limousine: o carro oficial da Rainha Isabel II

A Bentley tem como tradição ser uma das fornecedoras da família real britânica. O Bentley State Limousine, ou só State Limousine, oferecido à Rainha Isabel II, pela marca em 2002, para marcar o 50.º aniversário da sua ascensão ao trono é disso exemplo.

Este Bentley, baseado no Arnage, é o automóvel oficial da Rainha Isabel II e foi projetado no ano do Jubileu de Ouro de Sua Majestade. A State Limousine é mais rara do que o Rolls-Royce Phantom IV, já que só foram feitos dois modelos.

Ambos os modelos recebem o Estandarte Real e quando a Rainha Isabel II está no veículo, este é adornado com uma estatueta de São Jorge.

Mas, este não é o único Bentley na garagem real. A acompanhá-lo está o Bentley Bentayga, primeiro SUV da marca britânica, que teve como primeira compradora, precisamente, a Rainha Isabel II. O modelo recebe motor 6.0 TSI e debita 608 cv de potência.

O futuro: dos carros de luxo ao luxo do Bentley Residences

A par da construção de carros de luxo (híbridos e/ou elétricos) com a mais alta qualidade, a Bentley prepara-se para diversificar o seu negócio. O objetivo continua a ser chegar aos milionários deste mundo e deslumbrá-los. E como o fará? Entrando no mundo do imobiliário de luxo.

A Bentley, além dos automóveis que sabe fazer tão bem, vai enveredar pelo imobiliário, com a construção da primeira torre residencial de luxo. Trata-se da Bentley Residences que será edificada em Sunny Isles Beach, em Miami, Estados Unidos da América.

No desenvolvimento deste negócio a marca britânica conta com a experiência da Deezer Development, que participou no projeto Porsche Design Tower, que se situa na mesma área de implantação da futura Bentley Residences.

O edifício terá 230 metros de altura, 60 andares e integrará 200 apartamentos de luxo.

Projeto levará 3 anos a concluir

Com desenho da Sieger Suarez Architects, o projeto, que começará a ser edificado em 2023, utilizará materiais ambientalmente sustentáveis, garantindo, deste modo, proteção do meio ambiente e da vida selvagem daquela região de Miami.

O edifício Bentley Residences, que deverá estar pronto em 2026, tem uma particularidade. Um elevador patenteado pela marca está pensado para que o automóvel de cada proprietário seja levado até à porta do seu apartamento, onde ficará estacionado na respetiva garagem. Engenhoso.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].