Luísa Santos
Luísa Santos
21 Mar, 2019 - 17:57
Como proteger o bloco de notas com senha no iOS e Android

Como proteger o bloco de notas com senha no iOS e Android

Luísa Santos

Sim, é possível: pode proteger o bloco de notas com senha se não quiser que outra pessoa tenha acesso às suas ideias e apontamentos.

O artigo continua após o anúncio

É fácil guardar as suas ideias e notas de forma segura. Da mesma forma que pode definir uma password para bloquear o telemóvel, que só desbloqueia com esse código secreto, pode também proteger algumas aplicações através do mesmo método. Por isso, saiba como proteger o bloco de notas com senha.

Como proteger o bloco de notas com senha

password

O processo difere de dispositivo para dispositivo, fruto do sistema operativo de cada dispositivo. Por isso, neste artigo revelamos a forma como pode proteger o bloco de notas com senha quer no iOS, quer no Android.

Podemos, no entanto, dizer-lhe de antemão que, no sistema Android, isto não é propriamente possível, mas há várias formas de contornar essa limitação.

No iOS

Por definição, os dispositivos Apple permitem que proteja toda a informação que insere na app Notas, que vem já pré-instalada em qualquer aparelho da marca americana. Por isso, é importante que saiba que o método que de seguida descrevemos só funciona na aplicação oficial.

Deste modo, ainda que existam outras aplicações de blocos de notas com senha, os passos que vamos descrever não funcionam com as mesmas. Assim, mesmo que tenha anteriormente desinstalado a app Notas, pode sempre voltar à App Store para voltar a instalar a aplicação.

O processo é simples e muito rápido de concretizar, por isso, e antes de tudo, pense numa password segura e evite outras mais comuns. Este é, sem dúvida, o primeiro passo a seguir, para que, desta forma, ninguém adivinhe a combinação secreta que definiu e, assim, não aceda às suas informações privadas. Para proteger as Notas no iOS, diretamente a partir da aplicação, só precisa de seguir estes passos:

1. Abra a aplicação Notas;

2. Abra uma das notas existentes ou crie uma nova;

O artigo continua após o anúncio

3. No canto superior direito, clique no ícone de partilha;

4. Para além das apps onde pode partilhar a nota, outras opções de seleção vão surgir, entre elas “Bloquear Nota” (que deverá estar ilustrada com um cadeado);

5. Segue-se um menu para definir a sua password. Preencha todos os campos em conformidade (palavra-passe, confirmação e dica de segurança) e guarde as alterações. Se tiver um Mac ou iPad, saiba que esta alteração será aplicada a todos esses dispositivos;

6. Ative a opção do TouchID se quiser poupar algum tempo e desbloquear as suas notas através de impressão digital.

Contudo, existe uma outra forma de proteger as suas notas com uma senha, e isso pode também ser feito a partir das Definições, que deve abrir para seguir estes passos:

1. Nas Definições, faça scroll até chegar à app das Notas, onde deve clicar;

2. Carregue em Password;

3. Já se deve ter deparado com um novo menu, onde lhe é pedido que defina uma password, que a verifique e, por fim, que defina uma dica/pista relacionada no caso de se esquecer da palavra-passe que definiu inicialmente;

O artigo continua após o anúncio

4. Ative o desbloqueio por TouchID se quiser acelerar o processo.

Ativar o desbloqueio por impressão digital pode ter as suas consequências e não é, atualmente, considerado o método mais seguro de acesso a informação privada. Ainda assim, cada utilizador terá as suas preferências, pelo que a responsabilidade acaba por ser de cada um.

No caso de ter dificuldade em definir uma combinação segura, pode sempre utilizar softwares gratuitos que, para além de guardarem todas as suas senhas num local seguro, podem ainda gerar palavras-passe por si.

bloco de notas com senha

No Android

O bloco de notas do Android não tem esta funcionalidade, pelo que não pode definir uma password para proteger as suas notas diretamente. Pode, no entanto, utilizar algumas apps especificamente desenvolvidas para o efeito e que, para além de permitirem que escreva nelas todas as suas notas, possibilitam, também, que as proteja com uma password.

Estas aplicações são consideradas as melhores ao nível da própria funcionalidade e ainda da segurança e privacidade que promovem. Como qualquer outra, podem ser encontradas na Google Play Store, à qual deve recorrer se quiser fazer o download de uma destas apps no seu Android:

Sec Notes: o nome diz tudo, por isso a segurança não será uma problema. Escreva notas, insira vídeos e fotografias, defina lembretes… No fundo, tudo aquilo que bem entender para que, no final, possa ser protegido por uma password;

Secure Notes: o nome é, de facto, muito parecido com o primeiro e, ainda que as funcionalidades sejam semelhantes, pode preferir esta app a outra. Tudo depende, efetivamente, do seu gosto pessoal, mas também aqui pode personalizar e proteger as suas notas;

ColorNote: com a particularidade de poder segmentar as suas notas por cores e até criar pequenos post-its, esta é uma app que lhe permite, também, ter um bloco de notas com senha;

O artigo continua após o anúncio

Safe Notes: escreva notas e envie-as por SMS ou e-mail. Crie e apague as notas que quiser e defina uma password que as proteja do acesso de terceiros.

Veja também: