Ana Luísa Machado
Ana Luísa Machado
08 Mai, 2018 - 13:49
Boatos no trabalho: 7 dicas para evitar conflitos

Boatos no trabalho: 7 dicas para evitar conflitos

Ana Luísa Machado

Os boatos no trabalho causam inúmeras situações de conflito dentro de qualquer empresa e podem colocar em risco a carreira dos profissionais envolvidos. Como contorná-los?

O artigo continua após o anúncio

Pequenos comentários podem transformar-se rapidamente em boatos no trabalho e dar origem a conflitos organizacionais. Para garantir um bom futuro profissional, é importante que saiba identificar este tipo de situações e que cultive atitudes positivas dentro do seu ambiente de trabalho. Saiba como nas 7 dicas que selecionamos.

Boatos no trabalho: saiba como evitar conflitos em 7 passos

boatos no trabalho

1. Identifique expressões que indiciam boatos no trabalho

Quando algum colega de trabalho o abordar com expressões como “já sabe o que aconteceu?” ou “sabe o que ouvi dizer?”, deve conseguir identificar uma possível situação de boato. Não valorize a conversa, ou dê especial atenção ao conteúdo que irá ouvir a seguir, filtrando apenas o que é de extrema relevância para si. Esqueça o resto.

Tudo o que se relacionar diretamente consigo deve ser explorado de uma forma mais aprofundada. Todas as restantes situações, como por exemplo, relacionadas com a intimidade de outros colegas de trabalho, devem ser ignoradas para evitar estar envolvido em futuras situações de conflito.

Deve reforçar junto dessas pessoas que o abordam, que valoriza os seus colegas por aquilo que eles representam para si no seu dia a dia e pelos grandes resultados que conseguem obter juntos.

2. Comunique de forma clara e objetiva

Umas das principais formas de evitar os boatos no trabalho é garantir uma comunicação assertiva, eficaz, objetiva e construtiva. Investir numa boa comunicação é fundamental para evitar más interpretações ou situações de conflito.

É importante que se consiga garantir a total compreensão do que é transmitido para eliminar qualquer eventual falha de comunicação.

Uma boa comunicação fortalece os relacionamentos e a harmonia dentro de uma organização e diminui conflitos, desentendimentos ou possíveis situações de boatos no trabalho.

3. Incentive o feedback

O feedback é uma ferramenta fundamental na diminuição de situações de boatos no trabalho. Os profissionais ao serem reconhecidos irão sentir-se valorizados pelos seus colegas, o que irá reduzir os sentimentos de inveja, inferioridade ou frustração profissional que muitas vezes originam um grande número de boatos no trabalho.

O artigo continua após o anúncio

Um canal aberto de comunicação e partilha dentro da empresa irá potenciar a confiança, a motivação, a satisfação no trabalho e o reconhecimento da importância da união das forças de todos os profissionais para conquistar os melhores resultados.

4. Construa bons relacionamentos

Uma excelente forma de evitar os boatos no trabalho é cultivar bons relacionamentos com os seus colegas. Seja humilde, prestável e demonstre disponibilidade para ajudar os seus colegas de trabalho sempre que for necessário. Cultive relacionamentos sólidos e potencie sentimentos positivos dentro da sua organização.

5. Seja um exemplo positivo

Outra excelente forma de lidar com os boatos no trabalho é ser um exemplo positivo no seu ambiente organizacional.

Evite críticas que não sejam construtivas ou que não acrescentem nenhum valor ao outro. Inspire os outros com a sua atitude exemplar e incentive um canal aberto de comunicação entre todos. Se a comunicação for forte dentro de uma equipa, a confiança e a franqueza começará a ser cada mais espontânea e natural.

Os falsos rumores serão reduzidos à medida que se fortalecem relações e as situações adversas associadas deixarão de existir.

6. Não se exponha demasiado

Para evitar possíveis situações de boatos no trabalho é importante que não exponha demasiado a sua vida pessoal e os seus projetos profissionais dentro da empresa. A regra é simples: quanto mais as pessoas souberem sobre si e sobre a sua vida, mais facilmente conseguirão descobrir os seus pontos fracos e usá-los contra si.

7. Controle as suas emoções

Ao estar envolvido numa situação de boato é natural que sinta necessidade de confrontar as pessoas que deram origem ao mesmo. Antes de mais respire fundo, mantenha a calma e nunca responda por impulso para não comprometer o seu futuro profissional.

Tente entender a origem, a relevância e o que será necessário fazer para solucionar os falsos rumores.

O artigo continua após o anúncio

É importante que consiga acionar boas estratégias de gestão emocional para conseguir garantir uma resposta assertiva neste tipo de situações.

Veja também: