Maria Graça
Maria Graça
21 Mar, 2023 - 14:39

Brejão: o refúgio alentejano que Amália Rodrigues celebrizou

Maria Graça

Em plena Costa Vicentina, a fadista portuguesa apaixonou-se pelo Brejão, uma pequena aldeia à beira-mar, que guarda hoje as suas memórias.

Praia da Amália no Brejão

Por entre quilómetros de planície, areais extensos e algumas construções pitorescas, a pequena aldeia de Brejão, no concelho de Odemira, guarda memórias e esconde paisagens sem igual.

Foi nesta localidade que Amália Rodrigues encontrou o terreno para erguer a sua casa de férias. A artista procurava um refúgio para plantar as suas flores e para receber os amigos. Este terreno foi o início do cordão umbilical que a uniu, eternamente, a Brejão, e ao litoral alentejano.

Hoje, quatro murais de arte pública, com pinturas do rosto da fadista, preenchem as paredes de um bairro de habitação social, situado à entrada da aldeia.

Esta iniciativa do Município de Odemira, foi pensada para celebrar o centenário do seu nascimento. Porque afinal, Brejão continua a ser Amália.

Brejão: o refúgio de Amália

Em busca de inspiração e de descanso, era junto ao mar que a fadista passava grande parte do seu tempo. Durante mais de 30 anos, partilhou com o seu marido a sua casa de férias em Brejão, com uma vista única sobre a costa alentejana e com acesso privativo à praia.

Propriedade da Fundação Amália Rodrigues, a herdade é hoje uma unidade de turismo, após as reabilitações em 2010 e 2019. Já como unidade turística foi galardoada em 2017 com o prémio de melhor alojamento local, concedido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

O espaço preserva a memória da fadista, e todo o mobiliário e decoração que deixou estão hoje à disposição dos hóspedes. Os jardins da Herdade Amália Rodrigues, trabalhados pela artista, foram preservados, assim como a piscina e o caminho de acesso à praia.

O atual gestor da propriedade conta que no dia da festa da aldeia, Amália recebia carinhosamente a população de Brejão num arraial popular com sardinhas assadas e petiscos e que pretende continuar a tradição, em sua memória.

Conhecida pela sua alma generosa, inclusiva e solidária, Amália cedeu através da sua propriedade acesso público à praia, que tem agora o nome de Praia Amália.

Praia da Amália

Inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia do Brejão é hoje conhecida como Praia da Amália.

O acesso à praia pode ser uma verdadeira aventura, o que faz com que alguns banhistas, sobretudo famílias, optem por outras praias da região. O percurso é composto por um estreito carreiro, no meio de mato e raízes, junto a um ribeiro que desemboca no mar.

Quem durante este trilho questiona se valerá a pena, a resposta surge de imediato. Situada entre montes, esta idílica praia combina a paisagem marítima e fluvial, com uma cascata de água doce que embate na água salgada do mar.

Praia da Amália
A imagem da maior fadista portuguesa é omnipresente no Brejão

Brejão: a não perder nas redondezas

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é um dos parques naturais mais sublimes de Portugal. Um destino de viagem perfeito, para uma escapadinha de fim de semana, ou para as férias grandes de verão.

Com incríveis paisagens costeiras, as praias da Costa Vicentina preservam a beleza beleza natural graças ao facto de se encontrarem na zona protegida do Parque Natural.

A Costa é constituída por uma rede de aproximadamente 400 quilómetros de trilhos pedestres e praias idílicas, que percorrem o litoral do Alentejo até ao Algarve.

Por entre extensos quilómetros de areal, enseadas protegidas e arribas rochosas, não deixe de visitar alguns dos cartões de visita da Costa Vicentina.

A praia de Odeceixe, eleita uma das «7 Maravilhas – Praias de Portugal», combina as tranquilas águas da Ribeira de Seixe com as ondas agitadas do mar. É procurada por famílias e aventureiros.

A Praia de Monte Clérigo, mais a sul, apresenta um vasto areal e uma plataforma rochosa que, com maré baixa, permite observar uma grande diversidade de fauna marinha. Aqui, abundam também aves marinhas que se alimentam de pequenos peixes.

Finalmente, a Praia da Arrifana, que constitui paragem obrigatória para os amantes do surf ou do bodyboard. De uma beleza única, o seu extenso areal encontra-se protegido por altas arribas xistosas.

Porque aqui tão perto escondem-se paisagens de cortar a respiração e muitas histórias, não deixe de conhecer as terras e as pessoas que fazem parte do nosso país.

Relaxe e recarregue energias em Brejão e na Costa Vicentina, ao som da melodia das ondas do mar.

Veja também