Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
29 Jan, 2019 - 00:00

Já pensou em saltar de Bungee Jumping? Saiba tudo sobre essa experiência radical

Márcio Matos

O bungee jumping é uma atividade onde euforia e segurança andam de mãos dadas. O salto para o vazio que é um grito de liberdade e uma expressão de adrenalina.

Já pensou em saltar de Bungee Jumping? Saiba tudo sobre essa experiência radical

O bungee jumping é uma atividade radical que suscita, na maior parte das pessoas, um misto de curiosidade, mas também de algum receio. Se nunca experimentou, mas tem interesse em saber mais, vamos dar-lhe a conhecer um pouco sobre esta atividade e, ainda, dizer-lhe onde a pôr em prática caso, finalmente, tenha ganho coragem suficiente para dar o maior salto da sua vida! Fique a saber mais.

Bungee jumping: informações essenciais

Origem

O bungee jumping tem a sua origem numa tribo que faz com que os homens de hoje em dia, que passam horas no ginásio, corem de vergonha perante a bravura desses nativos. A virilidade não está nos músculos, mas sim na coragem desses homens que têm uma tradição ancestral; uma espécie de ritual de masculinidade que é uma demonstração cabal de imensa ousadia: um salto para o abismo que marca a passagem de menino para homem.

No arquipélago de Vanuatu, existe a ilha de Pentecostes, nesta ilha reside uma tribo cujos homens fazem saltos para o abismo, tendo apenas uma liana presa a um dos tornozelos! Foi nesta tradição que se inspirou o bungee jumping, adicionando-lhe, claro, uma dose substancial de segurança, mas mantendo o espírito aventureiro e radical.

Caraterísticas

O salto de bungee jumping é realizado com um elástico a prender os pés e é feito a uma altitude capaz de colocar o coração de qualquer um a bater desenfreadamente. A posição assumida no salto é semelhante à de quem mergulha. A cabeça para baixo ajuda a criar uma explosão de adrenalina, singular e indescritível, que fazem desta experiência algo de completamente inolvidável. O esticão do elástico é outro momento em que as sensações de vertigem e de alívio se confrontam, abraçam e repetem, até o processo estabilizar.

Altitude e locais

A altitude do salto pode variar, assim como o local de onde o salto é realizado (pode ser de uma ponte, prédio, plataforma, parques de aventura, penhasco, feiras e festivais). Independentemente da altitude, há a garantia de uma sensação de liberdade selvagem que nos ajuda a dar mais valor à vida e a olhar o mundo de outra perspetiva.

saltar bungee jumping

Segurança

Fazer um salto desta magnitude, implica sempre um risco eminente. Por isso, importa tentar certificar ao máximo condições de segurança básicas e imprescindíveis: ter acesso a um equipamento específico, sem prescindir do apoio de um profissional com grande experiência na área.

O salto, para ser realizado em segurança, deve incluir um equipamento específico para o efeito, composto por: capacete, arnês, presilhas, engates, cintos, corda elástica, entre outros adereços de segurança indispensáveis e a constante monitorização de um profissional competente.

Requisitos

Para experimentar o bungee jumping, deve ter mais de 14 anos, uma altura mínima de 1,10m e um peso entre os 40kg e os 90kg. Os menores de idade terão de entregar um termo de responsabilidade, devidamente assinado, que oficialize a autorização dos pais ou encarregados de educação. Este salto radical está interdito a mulheres grávidas ou pessoas com problemas de saúde como tensão alta, problemas cardíacos, epilepsia, problemas de músculos, articulações ou ossos.

Equipamento necessário

A roupa a usar, durante o salto, deve ter em conta as condições climatéricas do local. De resto, é normalmente recomendada roupa desportiva e sapatilhas.

Onde fazer bungee jumping?

fazer bungee jumping

Diver – PARQUE AVENTURA DIVERLANHOSO

Um parque de aventura (localizado próximo do Parque Nacional da Peneda-Gerês) que conta com mais de 50 atividades. Tem uma média de 40.000 clientes por ano e, sendo um dos um dos maiores parque do género na Europa, é ainda o maior parque aventura da Península Ibérica! Dispõe de alojamento em casas contruídas com troncos de madeira, restaurante com comida típica local, salas multiusos, piscinas e muito para explorar. Aventura e diversão estão asseguradas neste espaço com 170 hectares de espaço verde, onde pode também experimentar bungee jumping.

Morada: Lugar de Porto de Bois, 4830-602 Oliveira

Preço: 19,40€

Mais informações, aqui.

Extremos Portugal

A Extremos é uma empresa que abarca diversos conceitos, ligados a desportos radicais e de aventura. Conta com mais de 21 anos de experiência, pelo que é fácil concluir que os conhecimentos obtidos permitem a esta empresa tornar-se uma referência no que diz respeito ao desenvolvimento de equipamentos e à produção de eventos. Por essa razão, este é um bom local para experimentar fazer bungee jumping com toda a segurança e conforto.

Morada: Zona Industrial de Aveleda, Travessa do bairro, 105, Vila do Conde, Portugal

Preço: desde 50€

Mais informações, aqui.

Existe um vasto leque de empresas que vendem experiências de todo o tipo, incluindo as radicais onde se insere o bungee jumping. Muitas das ofertas presentes neste tipo de empresa de gifts são fruto de parcerias criadas, precisamente, com empresas como a Diver ou a Extremos Portugal.

Por vezes, é possível encontrar descontos que permitem uma experiência a um preço mais acessível do que o oferecido se contactar, diretamente, estas empresas.

Veja também: