Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luana Freire
Luana Freire
23 Jul, 2020 - 15:13

Conheça os 10 melhores cães para crianças e perfeitos para a família

Luana Freire

Vai adotar um novo membro para a família, mas não sabe qual escolher para os mais novos? Conheça 10 raças perfeitas de cães para crianças.

raças de cães para crianças

Os miúdos não se cansam de pedir um cãozinho aí para casa? Se está quase a ceder ao desejo dos mais novos, ou está mesmo decidido a trazer um novo membro peludo para a família, vai gostar de conhecer as 10 melhores raças de cães para crianças – animais que são à medida das famílias.

Cães para crianças: as 10 melhores raças para alegrar os miúdos

1. Golden Retriever

Esta é uma raça queridinha entre as famílias – e tem razão de ser. O cão pode chegar a pesar 30Kg e medir uns  bons 60cm de altura, mas apesar de grandes, são perfeitos para acompanhar o crescimento dos miúdos. Com uma pelagem de tom dourado, o Golden Retriever é doce, amável, paciente e carinhoso, sendo muito receptivo ao adestramento. Agora já consegue perceber porque esses cães são excelentes cães-guia. Sensíveis e companheiros, os Golden Retriever conseguem perceber as necessidades das crianças e das pessoas com alguma limitação.

2. Labrador Retriever

Da mesma família, nos surge o Labrador, sendo mesmo uma raça extremamente indicada para partilhar o dia a dia com os mais novos. Poderíamos mesmo afirmar que esses cães são o modelo ideal de cães para crianças.

Brincalhões, pacientes e cheios de energia, os Labradores adoram disparara a correr atrás de objetos, como bolas, e não temos dúvidas que os miúdos vão querer mesmo acompanhar esse festim.

 

3. São Bernado

O cão São Bernardo é cada vez mais comum nos lares onde moram as crianças. Chegam mesmo a ser chamados de amas dos mais novos, porque têm um comportamento amigável e, de facto, têm alguma predileção pelas crianças.

Sim, é verdade que têm uma postura de bonachões e uma aparência realmente robusta, mas são, na verdade, super tranquilos e extremamente pacientes. Para somar vantagens, são excelente como guardiões.

 

4. Boxer

Não há como negar: a fidelidade ao dono é a principal qualidades de um Boxer. Por trás daquele ar tristonho está um cão que adora brincar, é companheiro, carinhoso, e fanático por uma dose de mimos e festinhas. Esta é mesmo uma das raças mais nobres e inteligentes que pode escolher para ser a companhia das crianças.

O Boxer é, também, um ótimo guardião e está sempre em estado de alerta aos eventuais perigos.

 

5. Pastor Alemão

O Pastor Alemão é conhecido por ter uma enorme capacidade de se adaptar às mais diversas circunstâncias – por exemplo, se vai chegar um bebé à casa, este cão é ideal e não vai provocar qualquer problema. Sim, é mesmo um cão perfeito para as famílias!

Respeitoso, obediente e bastante protetor das crianças pequenas e da casa, o Pastor Alemão é apaixonado pelo seu dono. Se desconfiar de um desconhecido e o seu dono demonstrar que a pessoa é bem vinda, este cão vai mesmo repetir a atitude.

 

6. Lulu da Pomerânia

Este é o primeiro mini da lista e chega cheio de muitos pelos – e de muita fofura também. O Lulu da Pomerânia é perfeito para apartamentos pequenos, ainda que adore brincar e correr – algo que as crianças não se vão importar nadinha. Além disso, são atentos aos perigos, leais e protetores. Perfect match!

 

7. Beagle

Nem grande, nem pequeno. O Beagle tem porte médio, origem inglesa e espírito de caçador, mas as suas grandes características são, de facto, a paciência, a inteligência e a alegria. São cães extremamente dóceis e que adoram estar na companhia dos mais novos – aliás, são tão incansáveis quanto os miúdos, transformando-se em cães perfeitos para a brincadeira. O único problema é que, ainda filhotes, são capazes de uma teimosia quase inacreditável e isso vai exigir paciência na altura de educá-los.

 

8. Mastim Espanhol

Sim, são cães grandes, mas verdadeiros bonachões – ou seja, perfeitos para aturar as trapalhices da miudagem. Ativos e alegres, esses patudos adaptam-se às brincadeiras dos mais novos com extrema naturalidade e são muito protetores. Ainda assim, adoram ter pausas para o devido relax.

 

9. Collie

Dizem os especialistas que o Collie parece considerar os miúdos como parte da matilha – quer exemplo de maior lealdade e empatia?

O Collie é um cão muito amigável e carinhoso e amigável, que consegue conviver sem problemas com outros animais de estimação e são extremamente leais às crianças. Por captar más intenções à distância, é comum vê-lo desconfiar de estranhos – mas isso é uma vantagem, afinal, é um patudo super protetor de quem ama.

 

10. Cocker

E para fechar a lista dos 10 melhores cães para crianças, não poderíamos deixar de falar no Cocker. Se adora receber as boas vindas do seu cão quando chega à casa, esta raça é para si. Eles fazem uma verdadeira festa quando reencontram os donos!

Alegres e carinhosos, esses cães nunca desistem de correr e de brincar com as crianças, mas são também bastante sociáveis com os mais velhos. Mais um cão perfeito para integrar a família.

 

Se tem miúdos em casa e está a pensar adotar um membro peludo na família, não tenha mais medos e pondere um desses 10 bons exemplos de raças de cães para crianças. A boa notícia é que a relação com cães (e também gatos) reduz a ansiedade dos mais novos, promove um estilo de vida mais saudável, estimula a empatia e ajuda no desenvolvimento de capacidades cognitivas importantes. A medicina aponta ainda que ter esses animais em casa pode diminuir a quantidade de reações alérgicas ao longo da vida.

Sim, ter animais de estimação pode mesmo ser aquilo que a sua criança está a precisar, por isso, considere a hipótese de oferecer-lhe esta fonte de bem-estar.

Veja também