Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
04 Jun, 2018 - 16:31

7 cafés autênticos de Lisboa: histórias, café e pastel de nata não faltam

Márcio Matos

São antigos, têm história e iguarias de nos levar ao céu, são cafés autênticos de Lisboa e a sua originalidade está patente em cada pormenor.

7 cafés autênticos de Lisboa: histórias, café e pastel de nata não faltam

Os cafés autênticos de Lisboa guardam em si algo de verdadeiramente único, mítico e intemporal. São estabelecimentos de hoje, mas também de ontem. O passado é indissociável da sua história que se constrói com base nas memórias de tempos idos onde poetas e artistas, políticos e pensadores ali marcaram presença e se eternizaram. Pronto para viajar até aos cafés autênticos de Lisboa? Então, venha connosco!

7 cafés autênticos de Lisboa para desvendar

Confeitaria Nacional

Os acabamentos em madeira e vidro remetem, de imediato, para um estilo parisiense que exala por todos os poros deste estabelecimento com 200 anos de história. A fachada e a decoração mantém-se mais ou menos fiel ao original. Já o interior sofreu diversas remodelações. Passe por lá e delicie-se com um pastel de nata mas, se estiver perto da época natalícia, não hesite em ir para a fila e comprar os clássicos e saborosíssimos bolo rei e bolo rainha.

  • Morada: Praça da Figueira, 18 B – Rossio
  • Contactos: 21 342 4470 / [email protected]
  • Horário: Segunda a quinta, das 08h às 20h; sexta e sábado, das 08h às 21h; domingo, das 09h às 21h.

 

Pastelaria Versailles

Se o palácio de Versailles tivesse uma pastelaria, certamente ela seria assim: elegante e luxuosa. Fundada em 1922, é um exemplar da art nouveau  com os seus espelhos, vitrais, pequenas esculturas e colunas. Imagine admirar tudo isto, enquanto se delicia com os melhores pastéis da capital. Uma verdadeiro festa dos sentidos, não acha?

  • Morada: Avenida da República, 15ª
  • Contactos: 21 354 6340 / [email protected]
  • Horário: Todos os dias, das 07h30 às 23h45

 

A Brasileira

Conhecida pela estátua de Fernando Pessoa que se encontra sentado na esplanada e faz as delícias de todos quanto por ele passam, a Brasileira é um dos cafés mais conhecidos de Lisboa. Um dos mais belos exemplares da Art Déco, o seu interior é único e deslumbrante marcado pela madeira avermelhada, os quadros modernistas, os espelhos, o dourado e o mármore.

  • Morada: Rua Garrett, nº120-122
  • Contactos: 213 469 541
  • Horários: Todos os dias, das 08h às 02h

 

Pastéis de Belém

Não há local mais icónico do que este para saborear os maravilhosos pastéis de belém. A confeitaria abriu em 1837, mas a fábrica remonta a 1830, ainda sob a direção dos monges do Mosteiro. Sente-se, aprecie os azulejos e deguste um pastel, enquanto vê a confeção a acontecer, diretamente na fábrica. Ah, e claro, não se esqueça de levar alguns deste doces únicos para a família e amigos. Caso contrário, não será desculpado!

  • Morada: Rua de Belém nº 84 a 92
  • Contactos: 21 363 74 23 / [email protected]
  • Horário: Todos os dias, das 08h às 23h/24h

 

Café-Restaurante Martinho da Arcada

O Martinho da Arcada foi dos primeiros cafés a implementar em Lisboa o gosto, precisamente, pelo café. Por aqui passaram os intelectuais mais importantes de sempre, como escritores, jornalistas, pintores e políticos. Entre todos estes, há um que se destaca: Fernando Pessoa. Ainda hoje, o café tem uma mesa reservada para o poeta, onde ninguém se senta (por mais cheio que o estabelecimento esteja!). Conta-se que foi aqui que Almada Negreiros e Pessoa beberam o último café, dias antes do poeta falecer. Hoje em dia, assume também as funções de restaurante, por isso pode usufruir de ainda mais serviços.

  • Morada: Praça do Comércio, nº 3
  • Contactos: 218 879 259
  • Horário: Segunda a sábado, das 07h às 23h

 

Pastelaria São Roque

A Pastelaria São Roque mantém o espírito de uma padaria de bairro lisboeta. O espaço é pequeno, mas cheio de pormenores interessantes, como azulejos pintados, colunas e um teto trabalhado e um candelabro fin de siècle. O pão é ótimo, prove-o quentinho, acabado de sair do forno, enquanto recebe o melhor atendimento possível.

  • Morada: R. Dom Pedro V, nº 57
  • Contactos: 213 224 350 / [email protected]
  • Horário: Todos os dias, das 07h às 19h

 

Café Nicola

O Nicola marca pela antiguidade, assim como o Martinho da Arcada e foi, também como este último, um ponto de encontro de intelectuais, como Bocage. Foi remodelado em 1929 e, em 1935, ganhou uma estética Art Déco graças às pinturas de Fernando Santos e ao traço do arquiteto Raul Tojal. Visite o espaço, admire a sua fachada e a escultura de Bocage e prove o suculento bife à Nicola. Ah, e às quintas e sábados há noites de fado!

  • Morada: Praça Dom Pedro IV, nº 24-25
  • Contactos: 21 346 0579
  • Horário: Todos os dias, das 08h às 24h

 

O simbolismo destes cafés autênticos de Lisboa é realmente evidente e não, não se trata apenas de estabelecimentos comerciais. São espaços que exalam histórias, lembram outros tempos, constituindo-se como um património vivo de que todos podemos usufruir. Se ainda não os conhece, vá mesmo até estes cafés autênticos de Lisboa e fique a conhecê-los por dentro e por fora. Valem bem cada visita!

Veja também: