Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
10 Jul, 2018 - 16:04

Como cancelar compra de app e pedir reembolso

Nuno Margarido

Nem todas as apps valem a pena. Algumas delas só valem alguma coisa quando permitem reaver o dinheiro de volta. Saiba como cancelar compra de app.

Como cancelar compra de app e pedir reembolso

Nem sempre é uma questão de engano. Há alturas em que instalamos uma app a pensar que esta pode satisfazer uma necessidade e após a primeira utilização percebemos que, afinal, não era bem aquilo que procurávamos. Saiba como cancelar compra de app na App Store e na Play Store de modo a reaver o dinheiro que gastou.

Cancelar compra de app na App Store e na Play Store

App Store

cancelar compra de app

A Apple tem uma página própria para este tipo de questões que pode ajudar muitos utilizadores a cancelar uma compra e a pedir reembolso.

Há, contudo, algumas reticências em relação à forma como os utilizadores podem reaver o dinheiro. Regra geral, apenas as compras por engano podem ser reembolsadas.

1. Aceder à página para reportar um problema da Apple que permite consultar as compras e os recibos ou contactar o suporte da Apple;

2. Introduzir o ID Apple e a palavra-passe para aceder à conta que comprou a app;

3. Encontrar a compra que realizou e clicar em “Comunicar um problema”;

4. A partir daí, é possível selecionar qual o problema que surgiu na app para poder dar mais informações ao programador. Poderá ainda ser necessário enviar mais informações através da escrita de um texto.

Play Store

cancelar compra de app

A Google também tem uma opção que permite cancelar uma compra e pedir um reembolso por uma app que não satisfaz os desejos de um cliente.

Há, porém, uma grande diferença em relação à App Store: é que a maior parte das apps da Play Store são criadas por terceiros, o que pode implicar outro caminho para pedir o reembolso.

Pela Google

1. Aceder à área pessoal da conta Google Play através do computador;

2. No final desta página, é possível encontrar um “Histórico de encomendas”. Procure a encomenda que pretende devolver, selecione a opção “Mais” (três pontos verticais) e selecione para pedir um reembolso;

3. A partir daí basta preencher o formulário disponibilizado pela própria Google para pedir o reembolso;

4. A decisão poderá demorar até dois dias úteis a ser tomada.

Por terceiros

1. Aceder ao Google Play;

2. Procurar a app desejada e carregar na mesma para aceder à página de detalhes;

3. Deslocar esta página até encontrar a secção “Informações adicionais”. Aqui irá aparecer um forma de contactar o programador.

Veja também: