Erika Quintão
Erika Quintão
25 Nov, 2021 - 11:01

Por uma carreira com mais propósito

Erika Quintão

Propósito: entenda a importância deste aspeto para a sua vida profissional para ser mais feliz, plena e realizada.

mulher a fazer pesquisa no computador e tirar notas em caderno

A cada dia, mais pessoas se lançam na procura de um propósito real para a sua vida e visam construir uma trajetória conectada com um significado e sentido maior perante suas escolhas de carreira. Tudo para ser possível ter uma carreira com mais propósito e poder, como tal, viver em harmonia, plenitude e felicidade. Algo que se reflete instantaneamente na sua atuação no mercado de trabalho.

Pela primeira vez na história da humanidade, o trabalho ganhou uma importância maior do que ser simplesmente uma fonte de sobrevivência. Essa mudança de mindset tem sido amplamente impulsionada pelo tipo de ambiente corporativo que passamos a valorizar, assim como pela procura pelo equilíbrio entre o SER e o TER, que permitiu expandir os olhares para níveis de consciências mais elevados como o legado e o propósito.

Pensar na carreira profissional apenas com o foco na ascensão de cargo e salário tornou-se obsoleto para quem realmente deseja em todos os cenários da vida uma satisfação plena e bem-estar. Todo o ser humano precisa de encontrar o seu “porquê” – uma motivação interior, algo que o faça acordar todos os dias com entusiasmo e seguir em frente na sua jornada evolutiva e fazer a diferença.

Os dois dias mais importantes da sua vida são o dia que nasceu e o dia em que descobre o porquê. – Mark Twain

O seu propósito é o que vai fazê-lo seguir em frente – podemos imaginá-lo como uma bússola: aquilo que nos orienta e nos mostra a razão da nossa existência. E quanto mais se move, mais motivação terá para alcançar propósitos cada vez maiores. De certo compreenderá que o seu talento está ao serviço de algo em que acredita. As suas ações se tornarão conscientes e os seus atos de fraqueza se transformarão em atos de força e de inspiração.

E, para descobrir o que o inspira e faz os seus olhos brilharem, é importante perceber quais são as suas aspirações mais profundas e as suas tendências inconscientes. Afinal, quanto mais se autoconhece e tem a consciência das suas atitudes, mais claro ficará o seu propósito diante da vida e qual é o seu papel no mundo. Desta forma, será mais capaz de escolher com assertividade os trabalhos e as carreiras que se alinham aos valores, as crenças e aos talentos que nos habitam desde sempre.

O sentido da vida é encontrar o seu dom, e o propósito da vida é compartilhá-lo. – Pablo Picasso

Mas, nem todos estão alinhados com o seu próprio propósito ou saber sequer qual é. Por exemplo, se acorda todos os dias com a sensação de ter milhares de oportunidades e que as suas escolhas estão conectadas com os seus objetivos, então, provavelmente está a viver o seu propósito.

Porém, se já acorda a sentir-se desmotivado, desconectado com as suas atividades e não vê sentido em nada do que faz, então, ainda não encontrou o seu propósito de vida ou ele não está alinhado com as suas escolhas. Mas como, de facto, encontrar um propósito?

Autoconhecimento leva ao Propósito

mulher feliz no local de trabalho

Na vida profissional, o autoconhecimento permite alinharmos propósitos com os nossos dons e talentos inatos, quanto com aquilo que dá significado à nossa vida, nossos valores centrais, ampliando a nossa autenticidade, confiança e assertividade nas tomadas de decisões. Além disso, adquirimos a habilidade de gerir as nossas emoções e comportamentos de forma eficaz, o que nos provoca um melhor entendimento do outro, beneficiando os relacionamentos interpessoais.

Daí a importância de explorar o caminho do autoconhecimento para a descoberta do seu propósito, algo que somente será possível quando manter a concentração no seu EU interior e envolver o amor nas suas experiências, confiança no processo e coragem para percorrer novos caminhos na sua jornada.

Para isso, reflita sobre as seguintes questões:

  • “Qual a minha essência?” – Questione-se sobre o que melhor o define;
  • “Quais são os meus talentos?” – Talentos são uma forma de perceber motivações: se é bom em alguma atividade, provavelmente é porque gosta de realizá-la e a realiza com prazer;
  • “O que me inspira?” – Pense no que faz o seu coração vibrar: pode ser estar rodeado de pessoas, ouvir música, escrever, ensinar alguém a fazer alguma coisa, etc;
  • “Qual o legado que quero deixar?” – Se pudesse escolher como as pessoas se vão referir a si no futuro, o que gostaria que elas dissessem?;
  • “Estou satisfeito(a) com a minha vida e carreira? Porquê?” – Se a sua resposta for sim, ótimo! Se não, é hora de pensar nas respostas anteriores e analisar: como pode mudar para envolver as suas inspirações e talentos no dia a dia?

Durante essa autoreflexão, começa a construir a sua identidade, uma trajetória de significados e uma carreira mais completa e confiante, alinhando o que faz de melhor com o seu trabalho e a sua verdadeira essência.

Nessa situação, o profissional passa a ter um olhar positivo e atento às oportunidades que surgem e a fazer, de forma mais assertiva e estruturada, a gestão da sua carreira para alcançar os objetivos e resultados desejados e planeados.

Acredite no seu Potencial

Acreditar no seu próprio potencial é o que o faz ter foco, coragem e determinação para conquistar os objetivos pessoais e profissionais e ser um excelente profissional. Olhe para si de maneira positiva, reconheça os seus esforços, qualidades, habilidades e competências e, então, procure fielmente viver o seu propósito todos os dias.

Tal significa também trabalhar em tudo que esteja relacionado com aquilo que quer contribuir para o mundo, impactando a vida das pessoas de forma positiva, mesmo que indiretamente, para que a sua carreira faça sentido na sua vida.

Ouse fazer diferente!

Se quiser chegar a um destino diferente, trace um novo mapa, utilizando todo o potencial, experiências e aprendizagens que possui. Se realmente quer viver o seu propósito e transformá-lo em parte de quem é, planeie e parta para a ação. Ter a ousadia de fazer diferente irá te levá-lo a conhecer-se melhor e a descobrir que tem o poder grandioso de realizar coisas extraordinárias.

Seja protagonista da sua história

Seja protagonista da sua própria história, escreva cada página com o sentimento mais puro e verdadeiro, sempre considerando a sua missão e os seus valores. Assim, terá orgulho de cada capítulo que escrever!

Para isso, descubra quem é verdadeiramente, aquilo em que é muito bom e onde ainda pode melhorar, bem como quais são seus sonhos, o que o liga ao universo e, enfim, chegará ao seu propósito de vida, à sua missão.

Faça isso de forma positiva, olhando para o seu passado, presente e futuro de forma otimista e, assim, escreva uma história inspiradora de conquistas, aprendizagens, colaboração e muita felicidade.

É nos momentos de decisão que o seu destino é traçado – Anthony Robbins

Veja também