Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Júlia Rocha
Júlia Rocha
11 Mai, 2018 - 08:00

WitStar: o estranho caso do carro com aquário

Júlia Rocha

Interessado num carro com aquário? Contamos-lhe tudo sobre este conceito, desenvolvido por uma fabricante de carros chinesa.

WitStar: o estranho caso do carro com aquário

Um carro com aquário no banco traseiro… É algo que existe mesmo e foi já apresentado em salões automóveis. O nome deste automóvel é WitStar e foi criado pela GAC Group, uma fabricante chinesa de Guangzhou. Apesar de já ter sido apresentado há cerca de 3 anos, volta agora a dar que falar.

A construtora GAC voltou a dar nas vistas no início deste ano, com a apresentação de um novo SUV compacto elétrico, que promete ser capaz de percorrer 600 km com um carregamento de bateria. No passado mês de janeiro, a fabricante chinesa voltou ao Salão Automóvel de Detroit, onde já tinha apresentado o seu carro com aquário, numa tentativa de entrar no mercado americano. Desta vez já sem o aquário.

Carro com aquário: qual é a razão?

O conceito insólito de apresentar um automóvel com esta componente estética tem uma razão simbólica. Segundo um dos engenheiros da construtora GAC, no sul da China, água simboliza riqueza e fortuna. Algo que atrai as pessoas. O Witstar não foi exceção.

Apesar disso, o engenheiro também garantiu que esta invenção é apenas simbólica e não é incorporada em todos os automóveis fabricados. O aquário está localizado no meio dos bancos traseiros, onde normalmente está o apoio de braços. A presença do aquário também pretende transmitir tranquilidade e dar a sensação de estar numa sala de estar.

O carro com aquário embutido foi um verdadeiro sucesso e a construtora chinesa não está sozinha. A Frangivento, marca italiana, também lançou um carro elétrico bem equipado com um aquário, sem esquecer os seus ocupantes.

Este carro recebeu o nome de Charlotte Roadster e custa cerca de 1 milhão e meio de euros, tendo sido apresentado no Mónaco, no ano passado. Segundo o designer deste modelo, a inspiração veio do Mar Mediterrâneo e todos os materiais selecionados foram instalados com o propósito de ajudar a presença do aquário a fazer sentido e a refletirem o efeito da água. Os ocupantes do aquário instalado na parte traseira chamam-se mesmo Nemo e Dory.

Os ocupantes do carro devem sentir-se como se estivessem a mergulhar, num ambiente super luxuoso. Um sonho tornado realidade ou uma extravagância e excesso dispensável? Seria capaz de comprar um destes denominados carros-conceito com um aquário? Veremos se conduzir com peixes se torna algo indispensável para os amantes do mundo automóvel.

Veja também: