Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
David Afonso
David Afonso
01 Jun, 2020 - 17:43

Made in Portugal: os carros que são fabricados no nosso país

David Afonso

A indústria automóvel representa 4% das receitas do PIB nacional. Saiba quais são os vários modelos produzidos em Portugal atualmente.

Volkswagen T-Roc

O setor automobilístico – incluindo a produção de automóveis e componentes – é um dos setores centrais da economia portuguesa. Os vários carros produzidos em Portugal, em conjunto com a produção de componentes automóveis, representam cerca 4% do PIB do país.

Toda a indústria automóvel em Portugal, representada por 29.000 empresas, dá origem a 124.000 postos de empregos diretos, um volume de negócios de 23,7 mil milhões de euros e 21,6% da receita fiscal total em Portugal.

Esta indústria é ainda responsável por 11% do total de faturação das exportações.

Sendo uma indústria com uma importância tão grande no nosso país, e sendo também uma indústria que tem sido constantemente afetada pelas sucessivas crises, são constantes as flutuações dos modelos fabricados nas diferentes fábricas, mas estes são atualmente todos os carros produzidos em Portugal.

Portugal: uma das potências da Europa na produção automóvel

Segundo os dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, o nosso país subiu o nível e bateu o recorde de produção de automóveis em 2019.

Em 2019 foram produzidos cerca de cerca de 346 mil automóveis, mais 17,4% do que em 2018. Estes números fizeram com que Portugal entrasse com “estrondo” no panorama dos principais fabricantes de carros.

O que demonstra claramente as habilidades técnicas dos portugueses neste setor. Apesar dos custos altamente competitivos a nível de produção e operação, conseguem resultados fantásticos e extremamente importantes para validar as qualidades das fábricas, no país instaladas.

Quem são então os principais impulsionadores desta produção de “primeira classe”?

Atualmente existem 4 grandes fabricantes de automóveis em Portugal: Toyota Caetano, PSA Mangualde, Mitsubishi FUSO e AutoEuropa.

Estes 4 grupos são de extrema importância para a economia portuguesa – fundamentalmente para o futuro da economia portuguesa, devido à sua diversidade, capacidade de criar empregos qualificados, dinamizar diversos setores, contribuir para o crescimento das exportações e também por incentivarem à inovação, desenvolvimento e reconhecimento de Portugal.

Já relativamente à matéria-prima, isto é, falando dos carros produzidos em Portugal, são 8 os modelos atualmente fabricados. Conheça-os.

1. Volkswagen T-Roc

Volkswagen T-Roc

O Volkswagen T-Roc é um SUV que se destaca no meio da multidão e asfalto. Com o seu design expressivo de SUV crossover e as inúmeras opções de personalização este modelo foi produzido e idealizado para ser único no seu segmento. Aliás, é mesmo o único SUV descapotável que pode comprar, neste momento.

Ver modelo

2. Volkswagen Sharan

Volkswagen Sharan

No Sharan, a flexibilidade e comodidade são tudo. Este monovolume com 7 lugares conta com bancos traseiros rebatíveis que o tornam flexível para o transporte de muita bagagem. A terceira fila de bancos permite-lhe fazer planos para a família e ainda pensar numas boas férias “com a casa às costas”. É, sem dúvida, um modelo que prima pelo seu lado mais familiar.

Ver modelo

3. Seat Alhambra

Seat Alhambra

O SEAT Alhambra é mais uma escolha para quem procura um carro familiar e confortável para longas viagens. Espaçoso, tecnológico e seguro, é um monovolume que se destaca pela sua fiabilidade de condução e qualidade de interiores.

Estes 3 modelos são produzidos pelo grupo AutoEuropa.

Ver modelo

4. Citroën Berlingo

Citroen Berlingo

Mais um veículo familiar a fazer parte desta lista de carros produzidos em Portugal. Este Berlingo é a prova da evolução da marca francesa. Um veiculo e cheio de carácter e personalidade, que entrega ao condutor segurança, conforto e eficiência no que toca a custos combustíveis e mecânicos.

Ver modelo

5. Peugeout Partner

Peugeot Partner

O Peugeot Partner tem um statement que transmite logo uma aura quando procurado: o furgão comercial que facilita a sua atividade profissional. E na verdade, é um excelente modelo para quem procura apetrechar a sua frota de veículos e ter um modelo capaz e espaçoso para o transporte de mercadorias.

Ver modelo

6. Opel Combo

Opel Combo

Tal como o modelo anterior, o Combo é uma excelente opção para acrescentar a uma frota de veículos profissionais. É uma carrinha inovadora, versátil e com um impressionante espaço de carga. No fundo, partilha em muito o design e funcionalidades de bagagem dos modelos do seu segmento.

Estes 3 modelos, Opel Combo, Peugeot Partnet e Citroen Berlingo são produzidos pelo grupo PSA Mangualde.

Ver modelo

7. Mitsubishi Fuso

Mitsubishi Fuso

Cada modelo Fuso é concebido para os desafios diários na cidade. Novamente é um modelo ideal para o transporte de mercadorias. Contudo, é ideal para cargas mais pesadas, uma vez que está capacitado para uma maior acomodação.

Para além disso, a nível de eficiência de combustível, é uma excelente escolha para quem procura um modelo deste segmento com uma boa relação entre consumo e gastos.

Este modelo é produzido pelo grupo Mitsubishi Fuso.

Ver modelo

8. Toyota Land Cruiser

Toyota Land Cruiser

Talvez dos carros produzidos em Portugal com mais apelo ao sentido da aventura. O Land Cruiser é uma excelente escolha para quem gosta de se aventurar pela montanha e explorar o lado acidentado dos percursos.

Se juntarmos a este facto, a questão de espaço, conforto, design e condução, estamos perante uma opção válida para os aventureiros e amantes de jipes.

Este modelo é produzido pelo grupo Toyota Caetano.

Ver modelo

De todos estes carros produzidos em Portugal, 97,2% destes automóveis tiveram como destino a Alemanha (23,5%), França (15,4%), Itália (13,2%) e Espanha (11%).

Veja também