ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Nélson Costa
Nélson Costa
15 Abr, 2021 - 15:00

Carta de pesados: tudo o que precisa de saber

Nélson Costa

A carta de pesados pode referir-se a pesados de mercadorias ou de passageiros. Saiba tudo o que precisa sobre o assunto.

condutor com carta de pesados a conduzir camião

Pelas diferentes especificidades de conduzir um veículo pesado, comparativamente a um veículo ligeiro, a carta de pesados implica conhecimentos próprios às exigências de condução de uma viatura com reboque, por exemplo.

Neste âmbito, a carta de pesados está dividida em duas categorias: a categoria C e a categoria D. Estas correspondem, respetivamente, a pesados de mercadorias e pesados de passageiros.

Conheças os tipos de carta de pesados e requisitos para as obter.

Tipos de carta de pesados e requisitos

Carta de pesados de mercadorias

Como já referido, a categoria C abrange veículos pesados de mercadorias. Incluem-se, assim, veículos sem limite de peso ou cujo peso bruto não exceda os 7.500 Kg (subcategoria C1, apenas disponível a quem possui habilitação para conduzir viaturas da categoria C). A estes veículos pode ser atrelado um reboque de peso bruto até 750 Kg.

Para obtenção da categoria C é necessário que o candidato tenha habilitação para conduzir veículos da categoria B.

Dentro da categoria C, existe ainda a categoria C+E para conjuntos de veículos agrupados, compostos por veículo trator da categoria C e reboque ou com massa máxima autorizada superior a 750 kg (ou cuja massa máxima do conjunto formado não exceda 12.000 kg, no caso da subcategoria C1+E).

Requisitos para obter

  • Idade mínima: 21 anos (categorias C e C+E. Pode ter 18 anos desde que possua certificado de aptidão profissional – CAM) ou 18 anos (categorias C1 e C1+E);
  • Apresentar Atestado Médico eletrónico e Relatório de Avaliação Física e Mental, emitido por um médico habilitado e certificado de avaliação psicológica favorável;
  • Ser residente em Portugal;
  • Não possuir qualquer proibição ou inibição de conduzir ou de concessão de carta de condução;
  • Aprovação nos respetivos exames de código e condução.

No caso dos pesados de mercadorias com reboque é ainda necessário ser titular de carta de condução da categoria C ou C1.

Carta de pesados de passageiros

No caso de pesados de passageiros, a categoria da carta referente é a D. Assim, incluem-se veículos concebidos para o transporte de oito ou mais passageiros, excluindo o condutor (D), ou não superior a 16 passageiros, excluindo o condutor, com o comprimento máximo não superior a oito metros (subcategoria D1). A estes pode ser atrelado um reboque com massa máxima autorizada não superior a 750 kg.

No caso da subcategoria DE, incluem-se os veículos autorizados na categoria D e reboque com massa máxima autorizada superior a 750 kg. Existe ainda a subcategoria D1+E para veículos da categoria D1 e um reboque com massa máxima autorizada superior a 750 kg.

Para obtenção da categoria D é necessário que o candidato tenha habilitação para conduzir veículos da categoria B.

Requisitos para obter

  • Idade mínima: 24 anos (categorias D e D+E. Pode ter 21 anos desde que possua certificado de aptidão profissional – CAM) ou 21 anos (categorias D1 e D1+E);
  • Apresentar Atestado Médico eletrónico e Relatório de Avaliação Física e Mental, emitido por um médico habilitado e certificado de avaliação psicológica favorável;
  • Ser residente em Portugal;
  • Não possuir qualquer proibição ou inibição de conduzir ou de concessão de carta de condução;
  • Aprovação nos respetivos exames de código e condução.

No caso dos pesados de mercadorias com reboque é ainda necessário ser titular de carta de condução da categoria D ou D1.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].