Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
10 Mar, 2020 - 10:29

Casa inteligente: as apps que permitem poupar e ser amigo do ambiente

Mónica Carvalho

Nunca foi tão fácil ter uma casa inteligente e, com isso, poder poupar energia, água, tempo e, claro, dinheiro. Conheça 5 aplicações que podem ajudar.

casa-inteligente

Uma casa inteligente, ou Smart Home, incorpora sistemas avançados de automação que visam facilitar a vida dos moradores e proporcionar maior controlo e monitorização sobre tudo o que acontece, quer no local, quer remotamente.

É um cenário que já não parece tão futurista, tendo em conta a evolução tecnológica que temos experienciado e que permite aceder a equipamentos e funcionalidades que, há uns anos, apenas víamos nos filmes de ficção científica.

Atualmente, são vários os gadgets que permitem tornar a casa mais inteligente, mas as novidades não ficam por aqui. Pode instalar aplicações no seu smartphone, que lhe vão permitir ter uma casa inteligente, mais eficiente, económica e amiga do ambiente.

5 apps para uma casa inteligente e eficiente

Após um simples download qualquer pessoa pode ter acesso a estas aplicações que permitem tornar a casa mais inteligente. Conheça alguns exemplos.

tecnologia tablet
1

Fibaro Home Center

A aplicação Fibaro Home Center permite alcançar um alto nível de conforto e eficiência no que à gestão da casa diz respeito. Possui um painel bastante intuitivo que permite ver tudo o que acontece dentro de casa e, assim, controlar de forma eficaz, quer as luzes, quer os aparelhos eletrónicos, quer as persianas, enfim, tudo.

Basta que os aparelhos que deseja controlar tenham ligação com a aplicação.

2

SPC

A SPC – The Smart Products Connection é uma empresa tecnológica que visa disponibilizar produtos inteligentes e acessíveis para os lares. Nesse sentido, criou a aplicação SPC IoT, que permite controlar toda a gama de produtos com o mesmo nome.

Assim, uma única aplicação permite gerir vários equipamentos em simultâneo, desde tiras de luzes led, termostatos, robôs aspiradores, lâmpadas, câmaras e humidificadores, entre outros.

3

My Little Plastic Footprint

Numa altura em que tanto se fala em reduzir o consumo de plástico, a aplicação My Little Plastic Footprint ajuda a reduzir sua pegada plástica.

O seu uso é muito fácil: escolha uma área e comece de imediato a “dieta plástica”, quer seja na casa de banho, cozinha, casa em geral, jardim, atividades de lazer ou em viagem. Em seguida, é calculado o Índice de Massa Plástica (PMI), que indica a quantidade de lixo em plástico que produz (e que nem imagina).

Posteriormente, a app My Little Plastic Footprint ajuda a reduzir a quantidade de plástico que usa, aconselhando alternativas a esse material.

4

Sai Desse Banho

Sabia que por cada minuto que demora a tomar um duche está a gastar cerca de 9 litros de água? Agora multiplique isso pelo número de minutos que demora a tomar um duche, multiplique pelo número de pessoas que existe aí em casa e verá a quantidade de água que se gasta só numa pequena parte do dia. Sim, são mesmo muitos litros.

A aplicação Sai Desse Banho serve mesmo para despertar para essa realidade e incentivar a tomar banhos mais rápidos. E a tarefa é feita de forma bem simples: irá registar na aplicação um tempo limite para o duche e, quando chegar a esse momento, a app toca uma música bem irritante, que só termina quando a desligar.

Além disso, o Sai Desse Banho também indica a quantidade de água que consegue poupar em cada duche.

5

Medidor de Pulso Eletricidade

Também pode reduzir o consumo de eletricidade com a ajuda do smartphone e o Medidor de Pulso Eletricidade é uma boa possibilidade para isso mesmo.

Permite medir o consumo de eletricidade instantâneo da sua casa em kilowatts, fazendo o cálculo da quantidade de energia gerada por cada eletrodoméstico em funcionamento.

Com estas informações, conseguirá facilmente perceber onde está a gastar mais energia e onde pode poupar.

Quais são as vantagens de uma casa inteligente?

Valerá mesmo a pena investir em gadgets e aplicações para ter uma casa inteligente? Atente às vantagens e decida por si próprio.

tecnologia-smartphone

Mais conforto

Mudar de canal, acender e apagar as luzes, ligar e desligar o ar condicionado, fechar e abrir as persianas, ligar o forno para começar a preparar o jantar… São tarefas que podem ser automatizadas e que lhe permitem, assim, viver mais e melhor a sua casa.

Maior eficiência energética

Saber quanto gasta cada equipamento ou eletrodoméstico é meio caminho andado para saber onde deve começar a poupar.

Além disso, uma casa inteligente permite, com maior facilidade, desligar aparelhos do stand by, que estão a gastar energia sem necessidade.

Mais segurança

Ir de férias descansado é algo cada vez mais fácil de conseguir sem ser recorrendo a um alarme de casa. São muitos os aparelhos e respetivas aplicações que permitem controlar a sua casa em tempo real.

Tal acontece graças a câmaras de vigilância sem fios, sensores de movimento, sensores de fumo, gás ou água, entre outros equipamentos.

Maior personalização

Com a grande variedade de soluções inteligentes que existem na atualidade, pode adequá-las às suas necessidades e, assim, personalizar determinado equipamento e a sua funcionalidade.

Independência

Muitos equipamentos funcionam à base de avisos sonoros ou são ativados por voz, o que é particularmente útil em casos de lesões, deficiência ou dificuldade motora, como acontece com os idosos.

Ter uma casa inteligente apresenta diversos benefícios em diferentes níveis. Veja as opções que existem no mercado e comece já hoje a poupar e a ter um lar mais eficiente.

Veja também