ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Nuno Margarido
Nuno Margarido
03 Jul, 2018 - 12:34

9 caves de vinho do Porto para conhecer este verão

Nuno Margarido

ex libris da cidade invicta conquistou milhões de paladares e este é o mote perfeito para conhecer a sua casa: as caves de vinho do Porto.

9 caves de vinho do Porto para conhecer este verão

É conhecido em todo o mundo e utilizado em cerimónias de grande importância. Falamos, claro, do vinho do Porto, um verdadeiro néctar de quem aprecia bom vinho e de quem gosta de uma boa bebida. Mas, onde é que este é produzido e guardado por vários anos? Nas caves, claro. Neste artigo relevamos 9 caves de vinho do Porto que precisa de conhecer.

9 caves de vinho do Porto que vai adorar conhecer

caves de vinho do porto

Ferreira

D. Antónia Ferreira foi uma mulher verdadeiramente ímpar numa indústria e numa área dominada por homens. Mas quem é que disse que as mulheres não percebem nada de vinho? Muito pelo contrário, D. Antónia Ferreira deixou um legado imenso cujas caves podem ser visitadas com regularidade. Há explicações sobre os diferentes tipos de vinho do Porto e ainda uma sala de provas.

Cálem

As caves Cálem são uma referência a nível mundial, recebendo mais de 230 mil visitantes por ano. Na visita que é feita é possível conhecer a região demarcada do Douro, perceber como o vinho é feito e conhecer até todos os detalhes históricas da casa. Há ainda uma degustação, no final.

Sandeman

A Sandeman ergue-se majestosamente frente ao centro histórico do Porto, num edifício de granito datado de 1811. Uma visita que pode ser feita dentro de um ambiente sedutor, cosmopolita e pleno de mistério. Aqui, vive-se a história de um jovem George Sandeman, um jovem escocês que decidiu comercializar o vinho do Porto.

Taylor’s

A Taylor’s ocupa um lugar distinto nesta lista de caves de vinho do Porto por proporcionar uma experiência bastante diferente das restantes caves. O visitante é guiado através de um sistema de audio guide, podendo fazer a visita no tempo e à velocidade que quer. Aqui, há 11 paragens com informações diferentes e ainda a prova de dois vinho emblemáticos.

Churchill’s

A Churchill’s foi fundada em 1981 por três irmãos de nome Graham, sendo a primeira companhia produtora de vinho do Porto fundada e estabelecida na última metade do século XX. O mentor, porém, foi John Graham que quis manter a longa tradição da família na produção de vinho e, ao mesmo tempo, trazer um produto distinto e único.

Graham’s

Está à procura de algo elegante e seletivo, longe das caves visitadas pelos “comuns mortais”? Vai encontrar esse espaço na Graham’s, uma das melhores caves de vinho do Porto. Um visita guiada, nada apressada e bem detalhada fazem com que esta seja uma das preferidas dos visitantes.

Croft

É uma das caves de vinho do Porto mais exclusivas que existem, proporcionando uma experiência única e ímpar. O espaço é peculiar e pode ser visitado com um Crof Pink e um Crof Ruby, sendo finalizado com um Tawny 10 anos.

Offley

Nas caves da Offley é possível fazer uma visita bastante informativa e estruturada mas, ao mesmo tempo, muito descontraída. A simplicidade com que cada visitante é recebido é um ponto a favor para esta cave. Já para não falar da prova de vinhos acompanhada pelo som da água que cai no tanque existente no meio da sala..

Cockburn’s

Quem visita a Cockburn’s pode ver o vinho do Porto a ser fabricado, ao vivo. Para além de ser o maior armazém de vinho do Porto em Gaia, a marca distingue-se ainda por proporcionar uma visita bastante crua e fiel.

Visite também…

Centro Multimédia do Vinho do Porto

Para representar e proteger os maiores interesses do vinho do Porto, foi formada, em 1975, a Associação de Empresas de Vinho do Porto. Uma entidade que, anos mais tarde, acabou por criar um Centro Multimédia orientado para o público jovem e onde se fala sobre a história e a cultura do vinho do Porto e da região demarcada do Douro.

Veja também: