Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
01 Jan, 2019 - 07:18

Aniversário em restaurantes: como celebrar, sem comprometer o bolso

Helena Peixoto

Quer celebrar o seu aniversário em restaurantes, mas tem um orçamento limitado? Saiba como juntar o útil ao agradável e poupar mais do que imagina. Tome nota!

Aniversário em restaurantes: como celebrar, sem comprometer o bolso

Chegado um dos dias mais especiais do ano para quase todos nós, é altura de reunir a família e amigos num convívio. E, por vezes, não há tempo, nem condições físicas de fazermos esse encontro na nossa própria casa. Além de ser muito mais trabalhoso, acaba por ser financeiramente mais exigente, pois o aniversariante arca com todas as despesas. Então, por que não celebrar o aniversário em restaurantes? Por vezes, os menus são um pouco caros, mas há truques para poupar – ou, até, não gastar nada! Fique a saber mais…

5 dicas para celebrar o aniversário em restaurantes, sem gastar muito

celebrar o aniversário

1. Explique o motivo da reserva

Quando efetuar a reserva para o jantar ou almoço de aniversário, refira sempre que é para uma festa de anos. Há vários restaurantes que oferecem a refeição ao aniversariante ou, então, têm a cortesia de incluir, gratuitamente, um bolo de anos e champanhe. Se não referirem nada, não tenha vergonha e pergunte diretamente se existe alguma delicadeza para quem vai comemorar um dia tão especial.

2. Peça para levar o bolo e o champanhe

Esta dica é um dos clássicos para celebrar o aniversário em restaurantes e não gastar muito dinheiro. Faça o bolo em casa, compre o champanhe no supermercado e pergunte no ato da reserva se pode levar ambos. Em praticamente nenhum local lhe dirão que não e apenas em estabelecimentos muito específicos lhe vão cobrar alguma taxa por isso.

3. Procure cupões e descontos online

Existem vários sites que emitem descontos para muitos restaurantes onde pode celebrar o aniversário e, ao mesmo tempo, poupar alguns euros. Atenção, porque às vezes estas promoções não se aplicam a jantares de grupo – leia as palavras em tamanho mais pequeno. Se já tem em mente um restaurante específico, não deixe de visitar o seu site e facebook, pois aí pode também encontrar oportunidades de última hora.

4. Informe-se sobre ofertas de jantares de grupo

Em alguns estabelecimentos, há promoções especiais para jantares de grupo, como por exemplo a baixa de preço de um determinado menu, caso a reserva seja superior a um número x de pessoas, ou a oferta de algumas entradas ou sobremesas. Na altura da reserva, pergunte sempre pelas ofertas disponíveis.

5. Não se faça de rogado e aceite os “mimos” dos convidados

Não poucas vezes, existe a tradição dos convidados dividirem a despesa da refeição do aniversariante, dando-lhe o “miminho” de não pagar nesse dia. Se procura dicas para celebrar o aniversário em restaurantes e conseguir poupar, esta é das melhores hipóteses, pois não paga mesmo nada. Aceite esta delicadeza. Afinal, é uma vez ao ano e, depois, pode sempre retribuir a gentileza no aniversário dos seus amigos.

Veja também: