Helena Peixoto
Helena Peixoto
22 Jul, 2019 - 12:14
cozinha veranil em tons claros

Vamos celebrar o verão na cozinha em grande estilo?

Helena Peixoto

Vamos celebrar o verão na cozinha com toda a criatividade e bom gosto? Siga as nossas dicas e descubra como fazer a diferença com pouco esforço.

O artigo continua após o anúncio

Não há nada como os dias quentes e compridos para melhorar a nossa disposição, não acha? A pergunta que agora se impõe é: como celebrar o verão na cozinha?

Será que a nossa casa acompanha esta boa energia que se sente nos dias de verão? Seja no campo, na praia ou na cidade, sobretudo depois de tantos meses de chuva e frio, quase todos ansiamos por esta mudança. As casas podem ser exatamente o ponto de partida de que necessita e há que celebrar. Quer saber como? Fique connosco para saber.

10 dicas práticas e simples para celebrar o verão na cozinha em grande

cozinha-em-tons-de-verao

1. Limpeza profunda

O primeiro passo para dar as boas vindas ao verão é mesmo o de eliminar os vários vestígios de chuva, terra e outras sujidades impregnadas. Aposte numa limpeza bem profunda da cozinha!

As janelas da cozinha, por exemplo, são exímias em acumular estes resíduos. Agora que vão estar mais tempo abertas do que fechadas não descure este passo essencial. Depois não se esqueça das paredes, tetos, rodapés e todos os cantinhos. Vai respirar outro ar!

2. Organização

Agora que tudo está limpinho, está na hora de organizar. Siga a máxima “de dentro para fora” e antes de avançar para a fase da decoração propriamente dita, organize todos os armários de cozinha. À semelhança dos roupeiros, também estes devem ser alvo de uma revisão nesta época do ano.

3. Invista na sua cozinha

Para celebrar o verão na cozinha, permita-se um ou outro luxo! Afinal de contas, trabalhou um ano inteiro e agora com o subsídio de férias até fica um pouquinho mais à larga. Avance para a compra daquela peça de decoração da cozinha que há tanto tempo anda a namorar ou aquele conjunto de bancos altos que tem guardados nos favoritos há tanto tempo!

Depois, escolha um local de destaque para exibir essas peças. O ambiente vai tornar-se mais alegre, festivo e veranil!

4. Aproveite qualquer área exterior que possua na cozinha

Se está incluído no grupo dos sortudos que possui uma varanda, terraço ou mesmo jardim junto à cozinha, não deixe passar isso em vão. Acredite que é um grande privilégio e deve tirar partido disso! Celebrar o verão na cozinha, mais especificamente num espaço exterior, não tem preço!

O artigo continua após o anúncio

Aposte num belo conjunto de mesa e cadeiras, umas plantinhas, quiçá um pouco de deck e está a criar um belo cenário!

5. Faça um um upgrade nos têxteis de cozinha

Não acha que está na hora de substituir os panos já com buracos que a sua avó ofereceu há mais de 10 anos? “Ah, mas são só panos de cozinha” – pensa. Verdade! Mas são estes pormenores que fazem a diferença na hora de celebrar o verão na cozinha e de fazer as coisas com mais gosto.

Aposte nuns panos bem coloridos, com padrões de verão e, se possível, com uma toalha ou outra a condizer!

6. Pequenos detalhes fazem toda a diferença

Não menospreze os detalhes. À semelhança daquilo que vemos em muitos espaços ao ar livre, também aqui os cestos de verga devem ser potenciados. Coloque-os bem à vista, utilize-os para guardar fruta e legumes.

Uma outra forma de declaradamente celebrar o verão será através de talheres e utensílios bem coloridos e vibrantes.

7. Crie uma área social mais convidativa

convivio-na-cozinha

Área social na cozinha,  por que não? Afinal de contas, este é um dos locais da casa onde passamos mais tempo e por isso mesmo devemos torná-lo o mais confortável possível!

Analise o espaço que tem disponível na sua divisão e escolha um cantinho mais “social”, onde possa receber convidados e família para conversarem e conviverem enquanto prepara os alimentos.

8. Faça revisão geral do que tem

“Elimine” ou guarde objetos desnecessários, metendo-os em caixas ou dando a outra pessoa. Quase como se estivesse num apartamento de praia, onde apenas o essencial está garantido. Há tanta coisa que temos e nunca usamos. E isso só nos causa caos mental e caos na cozinha.

O artigo continua após o anúncio

Organize, categorize e elimine o que não usa ou não vê utilidade para usar.

9. Invista em pratos e bebidas de verão

Garanta que está sempre pronta e fresca (a limonada, pois claro)! Como alternativa pode sempre fazer uns sumos naturais de abacaxi ou até melancia. Importante mesmo é mantê-los fresquinhos e na hora de servir apostar numa jarra bem bonita. Vai ficar um cheirinho inconfundível em toda a cozinha. Bebidas com cheiro a verão!

10. Decoração mais floral, sempre!

Finalmente, uma dica de decoração para celebrar o verão na cozinha que não podia mesmo faltar: flores, pois claro. E, nesta estação, há tanto por onde escolher! Use e abuse das flores. Em jarras, em copos improvisados, suspensas em latinhas, a escolha é sua. O mais importante é receber esta nova estação de braços totalmente abertos!

Veja também