Helena Peixoto
Helena Peixoto
12 Mai, 2019 - 00:00
Saiba como organizar armários de cozinha e aproveitar cada centímetro de espaço

Saiba como organizar armários de cozinha e aproveitar cada centímetro de espaço

Helena Peixoto

Com estas dicas e soluções de arrumação, aprenda a organizar armários de cozinha como ninguém e a libertar espaço para outras coisas.

O artigo continua após o anúncio

Saber como organizar armários de cozinha pode ser um verdadeiro quebra cabeças, sobretudo nos casos em que as cozinhas não são enormes. E há sempre tanto para arrumar, desde caixas de vidro, plástico, loiça do dia a dia, copos, talheres, utensílios variados, terrinas e tachos… E a lista continua por aí fora.

Manter uma cozinha organizada e arrumada é meio caminho para tornar o seu tempo mais eficiente e tudo mais rápido no dia a dia! Já para não falar que se torna bem mais prazeroso trabalhar numa cozinha organizada do que numa que esteja atolada de tralha e desarrumada.

Coloque em prática algumas das sugestões que lhe vamos dar de como organizar armários de cozinha e surpreenda-se com o espaço que vai conseguir libertar!

Como organizar armários de cozinha em 10 passos simples

1. Retire tudo dos armários

O primeiro passo no processo de saber como organizar armários de cozinha é mesmo o de retirar tudo (mesmo tudo!) o que tiver dentro dos armários e das gavetas. De seguida, limpe bem o interior dos armários e também por fora com a ajuda de um pano húmido com água e sabão neutro.

Deixe secar e, se quiser, pode forrá-lo com rede ou tecido próprio para o efeito, de limpeza fácil e anti derrapante.

2. Selecione bem

Já que retirou tudo para fora dos armários, aproveite a oportunidade para selecionar e descartar o que não usa! Não se agarre ao que é material. Se nunca usou ou quase nunca usa, dê a uma instituição. Vai ganhar espaço e arrumação.

Verifique também todas as validades dos produtos alimentares e separe para o lixo o que já não está em condições.

3. Organize a gaveta dos talheres

A gaveta dos talheres também é um espaço importante de organizar. Coloque um organizador de talheres dentro (existem opções de todos os tamanhos) e organize-os por tipologia. Deixe alguns compartimentos para utensílios e acessórios e tente manter essa lógica ao longo do tempo.

O artigo continua após o anúncio

 

4. Soluções para tachos, panelas e testos

As tampas das panelas e tachos são sempre itens mais difíceis de arrumar de forma organizada e acabam perdidos por armários e gavetas. Mas isso vai acabar! Utilize um escorredor de loiça pequeno dentro do armário e coloque as tampas organizadas aí mesmo! Ordene-as por tamanho decrescente e veja toda a organização completa.

5. Como organizar os têxteis nos armários

Mantenha a gaveta dos têxteis organizada para que não fique perdida e não saiba onde tem as coisas no dia a dia. Panos de cozinha de um lado, individuais do outro e toalhas do outro. Para o ajudar utilize divisórias de gaveta, compradas ou feitas por si (com cartão mais duro por exemplo). Para que fique ainda mais organizado, arrume os panos em rolinhos.

6. Mercearia impecavelmente organizada

Para guardar os produtos de mercearia – arroz, farinha, feijão, massas… – prefira sempre frascos de vidro transparentes (e herméticos). Isto vai tornar os armários de cozinha mais arrumados e organizados e vai também facilitar o seu manuseamento no dia a dia!

Pode até colocar dentro de cada um dos potes uma colher doseadora e assim ter sempre tudo no seu devido lugar. Não se esqueça também de etiquetar os frascos com o nome do ingrediente e com a data de validade.

 

7. Loiças no seu lugar

As loiças exigem ser tratadas com cuidado e isso inclui a sua limpeza e armazenamento, pelo bem da sua durabilidade. Se é daquelas pessoas que adora ter loiças de todas as formas e feitios, então é mesmo importante que saiba como organizar armários de cozinha.

Comece por separá-la por tipologia (travessas, pratos, terrinas…) e depois seccione por forma (oval, quadrada, redonda). Depois, é só começar a guardar, sendo que deve evitar empilhar muitas unidades. Tente colocá-las em diferentes níveis criados por prateleiras ou suportes de altura extra.

8. Aposte em suportes de arrumação

Hoje em dia são tantas as ofertas e opções que o difícil é mesmo escolher o que quer utilizar! Cestos amovíveis, prateleiras extra, suportes para pendurar copos e canecas, gavetas extraíveis… É uma questão de dar uma volta por qualquer loja de bricolage e inspirar-se. E por já ser uma coisa bastante usual, os seus preços são já bastante acessíveis.

 

9. Mantenha o que mais usa à mão

Esta dica é tão importante quanto qualquer “gadget” de arrumação e vai poupar-lhe muito tempo na hora de preparar as suas refeições: tudo o que usa de uma forma mais recorrente e quase diária não pode ficar no fundo dos armários ou com difícil acesso! Mantenha o que mais usa bem à mão de semear. Pode até manter em cima da bancada.

O artigo continua após o anúncio

10. Aproveite o espaço das costas das portas

Este é um espaço “morto” que quase nunca consideramos mas que pode fazer toda a diferença na hora de saber como organizar armários de cozinha. Aproveite as costas dos armários para criar mais um espaço de arrumação. Pode colocar uns ganchos para pendurar panos, um porta documentos ou revistas para colocar tampas de tupperwares ou até mesmo um cesto de pendurar para os produtos de limpeza.

Dicas adicionais para uma cozinha organizada

Após os truques para organizar os armários de cozinha, chegam as dicas simples para que toda a divisão fique mais ordenada e até limpa. Confira tudo:

  1. Faça uma arrumação profunda periódica – pelo menos duas vezes no ano;
  2. Nessa arrumação, retire tudo dos armários e limpe-os com água e sabão neutro;
  3. Use e abuse de cestos, prateleiras e cestos amovíveis para ganhar espaço;
  4. Limpe com alguma periodicidade o seu frigorífico e faça vistoria aos alimentos que se encontram lá dentro;
  5. Mantenha a gaveta ou porta dos tupperwares em dia e não permita que se torne o caos;
  6. Mantenha os temperos, azeite e óleo bem acessíveis;
  7. Prefira manter as mercearias finas em recipientes de vidro transparente devidamente etiquetados e com a validade.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp