Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
14 Jun, 2017 - 09:14
Cerimónia no verão: o que vestir?

Cerimónia no verão: o que vestir?

Júlia de Sousa

Tem uma cerimónia no verão e não sabe o que vestir? Aqui ficam as dicas essenciais para fazer as escolhas mais acertadas.

O artigo continua após o anúncio

Está oficialmente aberta a wedding season ou a época dos casamentos, como se diz em bom português. E mesmo que a primavera seja escolhida por muitos para dar o nó, o verão ainda é a estação de eleição para noivos e noivas trocarem alianças.

Claro, com os convites para as festas, chega a questão crucial para os convidados: o que vou vestir? Sendo uma cerimónia no verão a oferta é vasta, mas ainda assim há que ter alguns cuidados na escolha para optar por peças frescas, sem, no entanto, comprometer a elegância. Temos algumas ideias para si.

Cerimónia no verão: algumas regras básicas para elas e para eles

cerimónia no verão

Ao escolher a indumentária para uma cerimónia no verão há alguns critérios que deve ter em consideração e manter a elegância que a ocasião exige. A saber:

  • Opte por tecidos leves e respiráveis, para evitar estar a sofrer com o calor durante a cerimónia (isto é válido para homens e mulheres)
  • No caso das senhoras, uma boa ideia pode ser apostar em vestidos longos, de tecidos leves (como seda, algodão ou linho), que permitam que se sinta fresca e confortável durante toda a festa. E se apostar em cores vibrantes e texturas ainda lhe confere um toque de verão adicional
  • Para os homens, o ideal é que vistam por camadas, para evitar a transpiração excessiva
  • Também para os homens (principalmente aqueles que não são os maiores apreciadores de gravatas ou laços), nas cerimónias no verão podem deixar de lado estes acessórios a apostar num look mais casual chic, apenas com um blazer ou casaco. Isto – claro! – desde que o dress code não exija gravata ou laço
  • Às senhoras não podem faltar os saltos, mas sendo uma cerimónia no verão tanto pode optar por um stilletos ou (uns bem mais confortáveis) sapatos de cunha.

Cerimónia no verão: ideias para elas

A regra número um de qualquer casamento, em qualquer estação do ano, passa por saber se existe um dress code específico para a cerimónia. Há noivos que já descrevem no convite o traje pretendido (black tie, casual, etc.). Há ainda quem peça aos convidados para se vestirem de uma determinada cor. E, tal como no dress code, deve seguir a indicação.

Se alguma destas condições estiver definida, só tem que seguir as regras. Se não existirem o que vai vestir fica ao seu critério.

O dress code dos casamentos faz parte das regras de etiqueta a seguir pelos convidados e pressupõe algumas restrições. Cabe a uma boa convidada ter cuidado com o comprimento da roupa e não usar branco – jamais! A mesma regra também se aplica ao marfim, creme, champanhe e/ou padrões com mais branco do que outra cor.

Tratando-se de uma cerimónia no verão, além destas regras básicas, há outra que deve sempre ter em conta: escolher algo leve para suportar o calor. E opções para respeitar os do’s and dont’s do dress code de um casamento não faltam. Veja algumas das possibilidades que pode ter em conta que vão garantir um look elegante e ideal para os dias quentes de verão.

Nordstrom
Fonte: Nordstrom
Asos
Fonte: Asos
Net-a-Porter

Fonte: Net-a-Porter
The knot

Fonte: The Knot

Além destas lojas online, pode ainda espreitar as coleções de lojas como Pronovias, Rosa Clará ou Aire Barcelona, por exemplo.

O artigo continua após o anúncio

As lojas de vestidos de noiva ou vestidos de damas de honor também podem ser boas opções para encontrar o outfit ideal para uma cerimónia no verão. E, claro, as lojas mais conhecidas, como a Massimo Dutti, a Zara ou outras grandes superfícies, como o El Corte Inglés, também podem ter exactamente o que procura.

Cerimónia no verão: ideias para eles

Se falamos de casamentos ou cerimónias no verão, é impossível não pensar que o look perfeito para qualquer homem é o fato e gravata. Mas, sendo verão, não tem que ser o tradicional fato preto ou escuro, camisa branca e gravata. Há ideias mais frescas e com ar de verão. Veja algumas ideias.

GQ
Fonte: GQ
Reiss
Fonte: Reiss
Hello His
Fonte: Hello His
He Spoke Style
Fonte: He Spoke Style

Conseguir estes looks é muito simples. Lojas como Massimo Dutti, Dielmar ou Suits Inc., são algumas das possibilidades de lojas onde também pode encontrar fatos de noivo.

Veja também: