Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
07 Out, 2020 - 11:44

Certificado de habilitações: tudo o que precisa de saber

Catarina Milheiro

Precisa de saber como pedir um certificado de habilitações? Que custos poderão estar associados? Fique connosco.

jovem a ver o seu certificado de habilitações

O certificado de habilitações é um documento que comprova a conclusão de uma formação que lhe confere a competência para o desempenho de um tipo de trabalho ou tarefa.

Por isso, se se candidatou a um novo emprego ou a um curso e o questionaram sobre o certificado de habilitações, é perfeitamente normal. Afinal, só através deste tipo de documento é possível confirmar as suas habilitações até ao momento.

Tem dúvidas sobre o tema? Nós explicamos.

A IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO DE HABILITAÇÕES

Como já referimos, o certificado de habilitações é um documento que comprova que efetivamente concluiu uma formação, seja no ensino básico, secundário ou universitário.

Atualmente, dar informação falsa no que diz respeito às habilitações académicas é cada vez mais frequente do que aquilo que se possa pensar, apesar de ser uma das mentiras mais facilmente detetadas.

Desde candidatos que alteram a instituição onde concluíram a sua licenciatura por outra que tenha maior notoriedade no mercado de trabalho, até outros que deixam a licenciatura incompleta, mas assumem o título de licenciados, por exemplo. E é precisamente por este motivo que existe o certificado de habilitações.

Este documento permitirá comprovar à empresa ou instituição de ensino, as suas habilitações até ao momento em questão. Por exemplo: se se candidatar a uma entrevista de emprego, deve contar com o pedido digitalizado ou em mão do seu certificado.

pessoa a trabalhar no computador

ONDE PODE OBTER O CERTIFICADO DE HABILITAÇÕES

Se vai concluir agora um ciclo de estudos e pretende obter o certificado de habilitações, saiba que este deve ser requisitado junto da instituição de ensino onde as obteve.

Ou seja, se pretender obter o seu certificado de habilitações do 9º ano, deve requisitá-lo na secretaria da escola onde teve a oportunidade de concluir o ensino básico. No caso de se tratar do certificado de habilitações da sua licenciatura, então deverá pedi-lo na universidade onde o concluiu.

É importante ainda referir que, independentemente de ter estudado em instituições diferentes, por exemplo, durante a licenciatura, o certificado é sempre pedido na última universidade que frequentou e onde concluiu o curso.

Como fazer se a instituição de ensino que frequentou já encerrou?

Se este for o seu caso, existe uma solução. Para que consiga pedir o seu certificado de habilitações, deverá contactar a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares de forma a que consiga saber qual o agrupamento que ficou com o acervo documental da escola que frequentou. E é precisamente junto desse agrupamento que deve pedir o seu certificado.

Se se tratar de um certificado correspondente a um curso de ensino superior e a universidade que frequentou já não existe, deverá fazer uma requisição no Balcão Eletrónico da Direção Geral do Ensino Superior e selecionar a opção “Instituições encerradas”.

Como fazer para pedir equivalências de cursos antigos aos cursos do ensino básico e secundário atuais?

Completou um curso que já não existe numa escola básica ou secundária do ensino público e não sabe como pode fazer para pedir equivalências? Saiba que pode pedir a devida equivalência aos graus atuais na instituição onde concluiu o curso, ou agrupamento de escolas, através deste formulário.

EXISTEM CUSTOS ASSOCIADOS?

Normalmente sim. O custo da emissão do seu certificado de habilitações varia dependendo da instituição de ensino e o ano de frequência do curso.

No entanto, é normal que nas universidades peçam um valor por cada disciplina terminada ao longo do respetivo período em que decorreu o curso.

Para além disto, importa ainda referir que este custo é, normalmente, mais elevado quando se trata de instituições privadas.

Quando pode obter este certificado?

O certificado de habilitações pode ser pedido em qualquer momento, desde que dentro do horário das instalações da escola ou universidade.

Por isso, se terminou a sua licenciatura há uns anos e ainda não precisou de pedir o seu, saiba que o pode fazer em qualquer altura do ano.

Quais são os requisitos e documentos para pedir o certificado de habilitações?

Segundo o Portal ePortugal, os documentos são os seguintes:

  • Comprovativos originais (que serão devolvidos) ou cópias autenticadas das antigas habilitações adquiridas no sistema educativo português (diploma, certificado ou certidão);
  • Fotocópia legível de documento de identificação atualizado do qual conste filiação e naturalidade;
  • Formulário Habilitações nacionais do ensino básico e secundário – equivalência.
Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: e[email protected].