Ana Graça
Ana Graça
22 Out, 2018 - 11:02
Chá para o fígado: conheça 7 boas opções

Chá para o fígado: conheça 7 boas opções

Ana Graça

O fígado é um órgão essencial à vida humana mas nem sempre cuidamos dele como deveríamos. Um chá para o fígado pode ser a solução. Conheça 7 boas opções!

O artigo continua após o anúncio

O fígado é um órgão vital e devemos zelar pela sua vitalidade. Existem várias regras de ouro para o fazer e vários produtos que podem ajudar, tal como o chá para o fígado.

Vamos conhecer este importante aliado no processo de desintoxicação e de promoção da saúde e descobrir qual o chá para o fígado mais indicado.

Fígado: um órgão importante do nosso organismo!

O fígado tem um papel importante num vasto conjunto de tarefas de controlo, sinalização e gestão, de várias funções vitais para o equilíbrio do organismo. Pesa cerca de 1,5kg e localiza-se à direita, na parte superior do abdómen. O fígado é um órgão vital, responsável por produzir determinada substâncias que fazem com que não se tenha hemorragias, bem como tem um importante papel no combate às infeções.

Fígado: um órgão importante do nosso organismo!

Doenças do fígado

As doenças do fígado geralmente só causam sintomas em fases muito avançadas e, apesar de atualmente haver já formas eficazes de intervenção, importa estar alerta e conhecer algumas destas doenças, que são apontadas como a sétima causa de morte em Portugal e na Europa.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser provocada por diferentes vírus (hepatite A, B, C, D, E), por tóxicos (álcool), por alguns medicamentos ou pela presença de gordura acumulada que, por si só, provoca uma reação inflamatória do fígado.

hepatite B é a mais perigosa das hepatites e as estimativas indicam que há no mundo 2 mil milhões de pessoas infetadas. Todos os anos se registam 500 mil a 750 mil mortes por cirrose ou cancro do fígado relacionadas com a hepatite B.

Por sua vez, a hepatite C transmite-se sobretudo por via sanguínea e é conhecida como uma epidemia silenciosa, devido ao facto das pessoas infetadas poderem não apresentar sintomas durante muitos anos. Em Portugal são identificados todos os anos 100 a 300 novos casos.

cirrose é uma das doenças mais graves que afeta o fígado. Diz respeito a um estado de destruição deste órgão. No nosso país, as principais causas de cirrose são: consumo excessivo de álcool continuado; infeção pelo vírus da hepatite C; excesso de peso (a obesidade, a diabetes e o excesso de colesterol levam à acumulação de gordura no fígado).

O artigo continua após o anúncio

Como já referimos, os sintomas surgem muitas vezes tardiamente e são diferentes de pessoas para pessoa, contudo, alguns dos sinais alerta são a presença de: icterícia (olhos e pele amarela); alterações mentais e do comportamento; infeções graves generalizadas a todo o corpo; vómitos de sangue; emagrecimento acentuado; entre outros.

4 regras de ouro para um fígado saudável

1. Não beba álcool de forma prejudicial: antes dos 18 anos, não atinga um estado elevado de alcoolémia. Se é homem não beba mais de duas a três bebidas por dia. Se é mulher não ultrapasse os dois copos;

2. Faça o teste da hepatite C (anti-VHC) e cure-a. Existem novos medicamentos, com quase 100% de eficácia;

3. Trate imediatamente do excesso de peso e da gordura no fígado (inicie uma dieta alimentar equilibrada e comece a praticar exercício físico);

4. Beba café, dois a três por dia.

Chá para o fígado: 7 ótimas escolhas

Chá para o fígado

Não existe um único chá para o fígado que possa ser considerado o melhor e o mais indicado a todas as situações e a todas as pessoas. Existem sim várias opções que podem ajudar a desintoxicar e a limpar este órgão tão importante:

1. Chá verde: as propriedades antioxidantes deste chá tornam-no num excelente chá para o fígado, potencializando as funções deste órgão tão importante;

2. Chá de hortelã-pimenta: outro ótimo chá para o fígado que ajuda a eliminar as toxinas e a regular os níveis de colesterol;

O artigo continua após o anúncio

3. Chá de carqueja: possui propriedades anti-inflamatórias digestivas e antimicrobianas, bem como estimula as funções do fígado;

4. Chá de cidreira: tem um forte poder digestivo e um efeito protetor do fígado;

5. Chá de erva-príncipe: um dos melhores digestivos naturais, que auxilia o bom funcionamento do fígado;

6. Chá de hipericão-do-Gerês: muito utilizado nas doenças do fígado;

7. Chá de alcachofra: este chá para o fígado talvez seja dos mais recomendados, dado que a alcachofra tem importantes propriedades depurativas, benéficas para limpeza e manutenção deste órgão vital.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp