Ekonomista
Ekonomista
11 Jul, 2022 - 11:27

Saiba por que deve fazer um check-up dentário, antes de ir de férias

Ekonomista

Antes de ir de férias, aproveite a pausa na rotina e agende um check-up dentário para conferir qual o estado da sua saúde oral.

Visita ao dentista

Check-up dentário antes de ir de férias? Sim, claro. E vamos explicar o porquê.

De acordo com o Barómetro de Saúde Oral de 2019, quase 7% dos portugueses não vão ao dentista e cerca de 25% apenas visitam este médico em caso de dor nos dentes. Estes números mostram que mais de 30% da população nacional não tem o check-up dentário como um hábito que faz parte da sua rotina anual.

Isto significa que há ainda um grande trabalho de sensibilização necessário, no sentido de alertar os portugueses para a necessidade e para a importância de fazer um check-up dentário, pelo menos duas vezes por ano.

Só assim é possível que o Barómetro de Saúde Oral nacional alcance ou se aproxime dos números dos países europeus de referência. Perceba melhor para que serve o check-up dentário.

Check-up dentário: porquê e para quê?

As doenças orais atingem milhares de pessoas, provocando dor, desconforto, desfiguração e até mesmo a morte.

Uma má higiene oral e um acompanhamento médico insuficiente podem favorecer o surgimento de problemas como cáries dentárias, gengivites e outros, os quais podem elevar o risco de outras doenças, nomeadamente doenças cardíacas, cancro, diabetes, entre outras.

Daí, a importância de fazer um check-up dentário, de modo a prevenir estes problemas. A regularidade destas consultas de rotina varia em função da idade e das caraterísticas dos dentes de cada pessoa, podendo a sua periodicidade ir de 3 a 12 meses. Contudo, de um modo geral, o check-up dentário é recomendado de 6 em 6 meses.

Dentista a efectuar branqueamento dentário

Normalmente, o check-up dentário serve para:

  • avaliar o estado dos dentes, gengivas e boca;
  • realizar radiografia à boca para detetar eventuais problemas orais, como cáries dentárias, quistos, tumores e abcessos;
  • remover o tártaro, se necessário;
  • dar conselhos acerca de bons hábitos de higiene oral;
  • sugerir um estilo de vida saudável, assente numa dieta equilibrada e sem tabaco, álcool ou cafeína;
  • indicar tratamentos que possa ser necessário fazer (como restaurar dentes danificados ou cariados);
  • agendar a próxima consulta.

check-up dentário antes de ir de férias

Faça o seu check-up antes do check-in

Os portugueses têm por hábito irem de férias sem antes avaliarem a sua saúde dentária, não prevenindo complicações como cáries, gengivites, periodontites ou outros problemas, as quais podem arruinar esses dias de descanso.

Mas não é só por isso que a altura que antecede as férias é ideal para uma avaliação à boca e aos dentes. Sabemos que, com o dia a dia no trabalho e as rotinas cheias de pressa, a visita ao dentista fica, geralmente, esquecida ou adiada. Antes de iniciar um novo ano de trabalho, até às próximas férias grandes, é boa ideia tratar desta “tarefa”.

Para as crianças a dica é a mesma: visitar o dentista antes do regresso às aulas. Antes das férias é o ideal, já que os dias antes do regresso escolar são, normalmente, ocupados com as listas de material do novo ano letivo.

Aproveite as pausas na rotina para um check-up dentário: durante os meses de julho e de agosto, se tem férias, tire uma horinha para visitar o dentista e garanta o descanso pelos próximos meses.

O check-up deve incluir uma consulta de avaliação com Raio-X, destartarização e, se preciso, plano de tratamento.

Veja também