Já há portáteis com 128 GB de RAM. A Lenovo, marca chinesa, apresentou, no dia 13 de junho de 2018, o Lenovo ThinkPad P52, o primeiro portátil do mundo com 128 GB de RAM.
O dispositivo foi apresentando no âmbito da conferência NXT BLD, evento organizado pela Lenovo e AEC Magazine, em Londres. O portátil é compatível com Realidade Virtual (RV) e, além dos 128 GB de RAM, tem até 6 TB de memória interna.
Lenovo ThinkPad P52: abram alas para os portáteis com 128 GB
O Lenovo ThinkPad P52 tem um ecrã 4K de 15.6 polegadas, com resolução 1920 x 1080 p e é potenciado por um processador hexa-core de 8ª geração Intel Xeon e GPU Nvidia Quadro P3200.
Estes componentes de hardware foram usados de modo a que o equipamento consiga atingir um melhor desempenho no que toca à produção de conteúdos de RV.

Fonte da imagem: Lenovo/Divulgação
A empresa chinesa explicou que vai dar a opção de cinco sistemas operativos para o computador: Windows 10 Pro (para workstation), Windows 10 Pro, Windows 10 Home, Ubuntu e Linux.
“O ThinkPad P52 é o ponto de partida para as workstations móveis ao combinar o legado da qualidade embutida do ThinkPad e tecnologia de ponta. A adição da GPU Nvidia Quadro P3200 oferece um significativo aumento da potência para a primeira workstation de RV da Lenovo. Com o novo processador hexa-core Intel Xeon, os utilizadores podem experimentar um nível de potência e desempenho nunca antes vistos num chassis tão compacto. Com a capacidade de memória RAM de 128 GB e elevada capacidade de armazenamento – o ThinkPad P52 é necessário para Building Information Modeling portátil, armazenamento de projetos de animação e efeitos visuais, modelos pesados, datasets e playback em tempo real”, referiu Lane Jesseph, Senior Product Manager da Lenovo, através de um comunicado oficial no blog da marca.
A empresa ainda não confirmou o preço do portátil, sendo este estará disponível até ao final de junho.
Veja também: