Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
21 Jun, 2018 - 16:42

Chegaram os portáteis com 128 GB de RAM

Ana Duarte

A Lenovo lançou o ThinkPad P52: o primeiro portátil com uma memória RAM de 128 GB. Este dispositivo foi criado para ser uma workstation de referência.

Chegaram os portáteis com 128 GB de RAM

Já há portáteis com 128 GB de RAM. A Lenovo, marca chinesa, apresentou, no dia 13 de junho de 2018, o Lenovo ThinkPad P52, o primeiro portátil do mundo com 128 GB de RAM.

O dispositivo foi apresentando no âmbito da conferência NXT BLD, evento organizado pela Lenovo e AEC Magazine, em Londres. O portátil é compatível com Realidade Virtual (RV) e, além dos 128 GB de RAM, tem até 6 TB de memória interna.

Lenovo ThinkPad P52: abram alas para os portáteis com 128 GB

O Lenovo ThinkPad P52 tem um ecrã 4K de 15.6 polegadas, com resolução 1920 x 1080 p e é potenciado por um processador hexa-core de 8ª geração Intel Xeon e GPU Nvidia Quadro P3200.

Estes componentes de hardware foram usados de modo a que o equipamento consiga atingir um melhor desempenho no que toca à produção de conteúdos de RV.

Lenovo

Fonte da imagem: Lenovo/Divulgação

A empresa chinesa explicou que vai dar a opção de cinco sistemas operativos para o computador: Windows 10 Pro (para workstation), Windows 10 Pro, Windows 10 Home, Ubuntu e Linux.

“O ThinkPad P52 é o ponto de partida para as workstations móveis ao combinar o legado da qualidade embutida do ThinkPad e tecnologia de ponta. A adição da GPU Nvidia Quadro P3200 oferece um significativo aumento da potência para a primeira workstation de RV da Lenovo. Com o novo processador hexa-core Intel Xeon, os utilizadores podem experimentar um nível de potência e desempenho nunca antes vistos num chassis tão compacto. Com a capacidade de memória RAM de 128 GB e elevada capacidade de armazenamento – o ThinkPad P52 é necessário para Building Information Modeling portátil, armazenamento de projetos de animação e efeitos visuais, modelos pesados, datasets e playback em tempo real”, referiu Lane Jesseph, Senior Product Manager da Lenovo, através de um comunicado oficial no blog da marca.

A empresa ainda não confirmou o preço do portátil, sendo este estará disponível até ao final de junho.

Veja também: