ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Inês Silva
Inês Silva
26 Abr, 2022 - 10:40

Coaching profissional: o que é e para que serve

Inês Silva

Saiba mais sobre coaching profissional e como este poderá ser uma ajuda importante para alavancar a sua carreira.

coaching profissional

O coaching profissional ou de carreira tem como principal objetivo analisar, gerir e percecionar as profissões e/ou carreiras de cada indivíduo. Se procura crescer profissionalmente ou mudar de carreira, esta pode ser uma boa ferramenta para o ajudar no seu desenvolvimento profissional.

O profissional responsável por esse auxílio, denominado por coach, trabalha, em conjunto com os indivíduos, de forma a que estes consigam não só identificar, com clareza, os objetivos, metas e sonhos relacionados com as suas carreiras, como também que os consigam atingir.

Ainda que esta profissão esteja direcionada para a vertente profissional, a verdade é que, uma das principais conquistas é a obtenção de um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Continue a ler e mais sobre este processo e quais as vantagens que o coaching pode trazer à sua carreira.

O que é e para que serve o coaching profissional?

Trata-se de um processo de aprendizagem e desenvolvimento, ou seja, um processo evolutivo de reflexão-ação que procura ajudar as pessoas a alcançar objetivos, levando-as de onde estão até ao ponto onde querem chegar.

O coaching de carreira é, assim, uma parceria entre o coach e o seu cliente, na qual o primeiro assume o compromisso de ajudar o segundo a descobrir soluções para atingir as suas metas.

Este processo tem como base as próprias competências do indivíduo que, durante esse mesmo processo, vai descobrindo e implementando as suas próprias soluções. Ou seja, há uma orientação por parte de um coach – através de técnicas e métodos, mas as pessoas têm em si mesmas a capacidade de encontrar as suas próprias respostas e soluções para fazer o seu próprio caminho, neste caso, o seu caminho profissional.

Salientamos que coaching não é o mesmo que Terapia, Mentoring, Counseling, Consultoria ou Formação.

coaching vida profissional

Para que serve?

O coaching profissional serve para promover o desenvolvimento do cliente – o coachee – de forma a que, ao terminar o processo, ele sinta que evoluiu e que se tornou num profissional melhor.

Resumidamente, se tem o desejo de evoluir profissionalmente e progredir na carreira, o coaching será uma boa opção para si, pois seguindo este processo vai ficar a conhecer-se melhor e, assim, saberá o que pode fazer para alcançar os seus objetivos. É para isto que serve.

Naturalmente, é importante que encontre um bom coach, pesquisando referências, pedindo indicações e, até, marcando uma sessão experimental.

Em que situações é benéfico o coaching profissional?

O coaching é benéfico não só para indivíduos isolados como também para empresas, pois é extremamente importante para motivar e auxiliar na obtenção de metas.

Para os indivíduos

Pretende conseguir um aumento ou uma promoção? Melhorar o relacionamento e a comunicação? Estas são algumas das necessidades que podem ser obtidas com o coaching profissional:

  • Permite melhorar o relacionamento e a comunicação entre colegas e chefias;
  • Ajuda a desenvolver a capacidade de adaptação a mudanças;
  • Desenvolve a capacidade de liderança;
  • Aumenta a autoconfiança;
  • Motivação;
  • Melhores resultados;
  • Ter uma visão precisa da sua carreira e aspetos relacionados;
  • Adquirir e aprimorar competências que o tornem um melhor profissional;
  • Conseguir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;
  • Desenvolvimento da sua inteligência emocional.

Para as empresas

A este nível, já estaremos a falar de coaching empresarial, usado para aumentar a produtividade dos profissionais e conseguir, através de uma boa liderança, melhorar a motivação e o comprometimento das equipas com a empresa. As sessões podem ser realizadas de forma individual ou em grupo.

No entanto, se tem uma empresa e define metas, não só para si, como também para os seus colaboradores, o coaching profissional ou de carreira, apoia e auxilia os seus colaboradores, de forma a que estes atinjam as metas estabelecidas e, dessa forma, atingindo as da empresa.

De que forma decorre o processo de coaching profissional?

Decorre através de encontros, onde o indivíduo irá expor os seus problemas ou encontrar os seus objetivos e aspirações e consequentemente delinear estratégias e metas a atingir.

Até aos encontros seguintes, o indivíduo deve trabalhar de forma a cumprir as metas e objetivos. Após análise de conclusão das metas do encontro anterior, serão criadas novas metas e etapas.

Para além disso, o coach irá ajudar o indivíduo a enfrentar os seus medos, através da realização de atividades fora do habitual ou que deixem o indivíduo receoso.

Tem receio de falar em público? O coaching pode ajudá-lo a enfrentar e acabar com esse medo!

Ainda que o coaching profissional não lide com traumas ou problemas do passado, como a psicologia, ajuda a enfrentar receios profissionais, bem como a apresentar novos mecanismos para lidar com situações problemáticas no futuro.

Devo procurar um coach?

Se tem grandes sonhos e objetivos para a sua carreira profissional, o coaching profissional e, consequentemente, o apoio de um coach, pode fazer toda a diferença na obtenção dos mesmos.

É algo que lhe irá dar novas luzes sobre o mundo empresarial, concedendo-lhe maior confiança e uma melhor postura face o mundo profissional, independentemente da sua área de trabalho.

Veja também