ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
20 Jan, 2021 - 10:58

Cobertor elétrico: combater o frio em segurança

Sara Cristóvão

O cobertor elétrico é uma excelente opção para o manter quente nos dias frios. Saiba como o usar de forma segura e eficaz.

cobertor elétrico

Todo este frio torna as noites de sono mais desagradáveis, sendo mais difícil adormecer. Usar um cobertor elétrico pode, de facto, ajudar a ter uma noite mais bem dormida. E uma boa noite é meio caminho andado para um dia mais feliz e para manter a boa disposição, fator essencial nos dias que correm.

A descida de temperaturas no nosso país tem sido um facto. Além das serras estarem cobertas de neve, também o Alentejo já teve direito a um manto branco.

Já imaginou a maravilha de entrar numa cama aquecida e pronta para adormecer? Claro que poderá utilizar um aquecedor para aquecer o quarto, mas a cama manter-se-á fria. A utilização de um cobertor elétrico poderá trazer esse conforto. É prático e eficaz, embora implique ter alguns cuidados de segurança.

Quando decidir comprar este artigo tenha em conta os seguintes fatores: qualidade, durabilidade e segurança. Poderá encontrá-lo em qualquer loja que venda produtos eletrónicos e com vários preços, uns mais acessíveis e outros nem tanto. Tudo depende de quanto está disposto a gastar, do tamanho do cobertor e da capacidade do mesmo.

Cobertor elétrico: como funciona e o que deve considerar no momento da compra

Não deixe que o frio se apodere do seu bem-estar. Seja para aquecer a cama, ou para estar no sofá a ler ou ver um filme, o cobertor elétrico é uma excelente forma de o deixar confortável e quente. Deixamos alguns pormenores para que conheça melhor esta forma de nos aquecer.

controlar temperatura cobertor elétrico

O que é e como funciona

O cobertor elétrico pode ser feito de lã, malha, sintético ou algodão. O tecido recebe um tratamento para aguentar altas temperaturas em segurança. Dentro do tecido existe uma trama fina munida de resistências elétricas. Estas, quando ligadas à rede elétrica, dissipam calor aquecendo a superfície. Assim, o cobertor é aquecido de forma uniforme, tal como a superfície que cobre.

A sua temperatura é regulável, apresentando um termostato fácil de usar e ao alcance da mão. Atualmente existem modelos mais modernos, que acabam por ser inteligentes. Ou seja, adaptam a temperatura do cobertor à temperatura corporal do utilizador e do ambiente que o rodeia.

Como escolher o melhor cobertor

Nem todos os cobertores elétricos têm qualidade e é preciso dedicar algum tempo na sua escolha.

Há alguns fatores que terá de ter em conta quando procura um cobertor elétrico, entre eles: baixa voltagem; opção de desligar automaticamente, evitando o risco de incêndio; função de auto ajuste, sendo capazes de se ajustar ao ambiente e ao calor do utilizador.

Deve também ter em conta o peso do cobertor, visto que, quanto mais pesado mais eficaz será o cobertor elétrico, pois ajuda a manter o calor corporal do utilizador mais tempo. Isto significa também uma maior poupança de energia, porque não tem necessidade de o ligar tantas vezes.

Por sua vez, a malha elétrica fina, não só tornará o cobertor mais confortável de utilizar como também será mais seguro.

Tendo em conta estes fatores, peça apoio na loja onde o comprar.

Como usar um cobertor elétrico

Usar um cobertor elétrico é muito fácil. Para aquecer a sua cama basta colocar o cobertor por cima, bem estendido, e ligá-lo à tomada. Escolha a temperatura ideal para si e deixe-o trabalhar. No momento de se ir deitar, vai ter o leito preparado para uma noite tranquila.

É importante desligar o cobertor elétrico da tomada enquanto não estiver a utilizar. Caso queira utilizá-lo no sofá, poderá mantê-lo ligado, desde que se mantenha acordado, de modo a controlar a temperatura e não correr nenhum risco.

Cuidados a ter

Apesar dos cobertores elétricos serem uma excelente opção para os dias frios, também podem ser perigosos, e, como tudo o que é elétrico exigem os seus cuidados e segurança. De forma a evitar acidentes é essencial que siga algumas dicas.

É importante ter em mente que a malha elétrica se pode danificar ou partir e acabar por provocar um incêndio. Assim,  não deve molhar, dobrar ou perfurar o cobertor elétrico. Tenha este facto em atenção quando o guardar na primavera.

Outro cuidado que deve ter é o de não colocar mais roupa por cima do cobertor, de forma a evitar um sobreaquecimento.

De igual modo, não deverá dormir com o cobertor elétrico ligado. Deverá utilizar este meio para aquecer a cama e desligá-lo antes de adormecer. Jamais deixe que sejam crianças a ligar e utilizar um cobertor deste género.

Um cobertor elétrico é mais um sistema de aquecimento, pelo que é essencial a sua monitorização e cuidado. Se optar por este equipamento, é importante que estude bem o produto e, posteriormente, siga as instruções que o acompanham.

Veja também