Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
18 Out, 2018 - 11:59

10 coisas que ainda pode mudar na sua vida antes de acabar o ano

Márcio Matos

O ano está a chegar ao fim, mas há coisas que ainda pode mudar na sua vida antes de acabar 2018. Saiba quais e ponha-as em prática.

10 coisas que ainda pode mudar na sua vida antes de acabar o ano

Trazemos-lhe uma lista com 10 coisas que ainda pode mudar na sua vida antes de acabar o ano e que vão fazê-lo sentir-se melhor e mais feliz. Tratam-se de ações muito simples, mas que podem contribuir muito para o seu bem-estar interior e exterior. Não espere por 2019 para pôr em prática todas as alterações. Comece agora mesmo a fazer coisas que ainda pode mudar na sua vida antes de acabar o ano e que vão ajudá-lo a encarar 2019 com ainda mais alegria e confiança.

10 coisas que ainda pode mudar na sua vida antes de acabar o ano

1. Peça todas as devidas desculpas

Todos os dias, temos ações impulsivas e quantas vezes dizemos coisas que não queremos, nem devemos, a quem está ao nosso redor. Reconhecer os nossos erros e falhas e pedir desculpa por isso pode ser um passo bem libertador e capaz de permitir que encerremos o ano em paz connosco e com os outros e encaremos o 2019 com outro otimismo e ânimo.

friends

2. Evite discussões

Claro que diariamente há coisas que nos aborrecem: o autocarro que chegou atrasado, o fecho das calças que se estragou, o despertador que não tocou,… Porém, não reclamar acerca destes pequenos contratempos, nem permitir que nasçam discussões a partir deles, é uma boa forma de manter o ambiente mais leve e positivo, além de que o queixume não resolve nada, certo?

3. Visite um amigo com quem já não está há muito tempo

Sabe aquele amigo com quem anda a combinar uma saída há meses ou mesmo anos? Aproveite os feriados e eventuais mini-férias do final do ano para marcarem esse tão esperado café, ponham a conversa em dia e aproveitem ao máximo a amizade e o convívio. Recordem histórias engraçadas, confidenciem acontecimentos importantes e verá como isso o vai deixar com um sorriso na cara durante vários dias…

4. Dê boleia a um colega

Sabe aquele colega de trabalho com que não tem muito à vontade, mas sabe que todos os dias vai a pé para o emprego? Por que não oferecer-se para lhe dar uma boleia e, em troca, dividirem a despesa do combustível? Com as chuvas do inverno, verá que o seu colega lhe ficará bem agradecido e, quem sabe, este pode ser o nascimento de uma bela amizade.

boleia

5. Use as escadas

Dedicar algum tempo ao seu corpo e ao exercício físico é essencial todo o ano e não ache que tem de esperar pelo início de 2019 para começar a praticar desporto. Atue de imediato, começando a adotar medidas que vão fazer com que se mexa um pouco mais como, por exemplo, preterir o elevador em lugar das escadas. Assim, estará a exercitar o seu corpo sem gastar um único cêntimo!

6. Faça doações

O final do ano também é conhecido por ser uma época de algumas limpezas e arrumações mais a fundo. Portanto, esta é também uma excelente altura para doar vestuário, objetos, brinquedos,… e tudo o que tiver em casa e estiver em boas condições, mas você já não utilizar. Faça com que toda a família participe nesta tarefa e, no momento de doar, leve os seus filhos consigo de modo a que eles percebam a importância destas oferendas para quem recebe.

7. Passeie com os seus pais

Se costuma passar pouco tempo com os seus pais ou porque trabalha muitas horas, ou porque mora longe, o importante é que retire algum tempo nesta época para fazer um passeio com eles a um sítio especial, por exemplo algum lugar simbólico para eles e para si. Reserve um fim-de-semana ou uma tarde. O importante é que não se olhe para o relógio e se tenha tempo para conversar, recordar e ouvir, claro.

8. Reserve tempo para ler

Sabe aquele livro que está há semanas ou meses na mesinha de cabeceira? Pois bem, está na hora de reservar tempo para o ler e nada melhor do que aproveitar os dias frios que aí vêm e se embrulhar numa manta, encher uma caneca de chá bem quente e ler durante horas! Se não sabe o que ler, não há problema. Pesquise quais as publicações mais vendidas ou faladas e atualize-se.

ler

9. Explore a sua cidade

O local onde mora está cheio de turistas que conhecem melhor a sua cidade do que você próprio? Então, significa que está na hora de calçar as sapatilhas e partir à descoberta daquilo que a sua cidade tem para lhe oferecer. Visite os pontos turísticas mais falados e visite aqueles museus a que já não vai há muito muito tempo.Vai ficar surpreendido como tudo mudou e como a sua cidade guarda tesouros que você nem imaginava.

10. Medite

Se nunca experimentou, saiba que o final do ano é não só bom para tomar algumas resoluções, como para as pôr em prática. Por isso, meditar pode e deve estar na sua lista do que tem que começar já a fazer, pois vai melhorar e muito o seu estado de espírito. Procure ajuda para fazê-lo e faça deste exercício um hábito diário que em muito pode contribuir para a sua saúde, bem-estar e higiene mental.

Algumas destas coisas parecem tão banais que até pode admirar estarem incluídas nessa lista. Porém, a realidade é que o dia-a-dia acelerado em que vivemos faz com que, frequentemente, não tenhamos tempo ou, mesmo, disposição para o mais básico e elementar: os afectos e as relações interpessoais. Além disso, muitas vezes, esquecemo-nos de fazer aquilo que gostamos e entregamo-nos a uma monotonia da qual nem sempre é fácil sair. Por essa razão, queremos muito que ponha em prática estas e outras coisas que tenha planeado e que ainda pode mudar na sua vida antes de acabar o ano.

Veja também: