Ana Graça
Ana Graça
26 Mai, 2018 - 10:00
5 coisas que devia saber sobre a felicidade

5 coisas que devia saber sobre a felicidade

Ana Graça

A felicidade é um caminho a percorrer todos os dias e é mais simples do que parece. Fique a conhecer as descobertas interessantes de recentes investigações.

O artigo continua após o anúncio

Muitas investigações têm sido feitas acerca da temática da felicidade e do bem-estar, mas ainda ninguém encontrou a receita universal para alcançar a felicidade plena. Contudo, algumas descobertas interessantes têm sido divulgadas e parecem indicar o caminho a seguir para encontrar satisfação e felicidade.

5 aspetos essenciais para alcançar a felicidade

relações pessoais saudáveis são importantes para ser feliz

1) Para sermos felizes precisamos desfrutar de relacionamentos

Nascemos com um forte impulso para estabelecer conexões com os outros. Esta necessidade de manter bons relacionamentos não está obrigatoriamente relacionada com relacionamentos amorosos. Ter bons amigos, que o incentivam e apoiam, é determinante para a sua felicidade e bem-estar.

2) Ser gentil com os outros é essencial para alcançar a felicidade pessoal

Somos mais alegres e felizes quanto mais altruístas formos. Não são necessários grandes atos de altruísmo, podemos fazer pequenas coisas pelos outros que nos farão sentir bem connosco: preparar uma festa para um amigo ou oferecer o nosso tempo para uma causa digna.

3) Reconhecer a abundância da vida e sentir gratidão contribui positivamente para a sensação de bem-estar

Pessoas que se sentem gratas apreciam mais as suas vidas, apresentam um maior otimismo face ao futuro, e mostram-se mais alegres, felizes, carinhosas e entusiasmadas. Pelo contrário, evitam sentimentos mais destrutivos, como a ganância, a inveja e o rancor.

A felicidade das pessoas que praticam a gratidão não está ligada aos bens materiais, ou seja, não avaliam o seu êxito com base nos bens materiais, o que faz com que não sintam tanta inveja daquilo que os outros possuem.

Quando estamos gratos, sentimo-nos bem e sentimos necessidade de partilhar o nosso bem-estar e a nossa felicidade com quem nos rodeia. Sentimo-nos mais próximos, mais úteis e desfrutamos mais da companhia uns dos outros.

4) Para alcançar a felicidade é essencial encontrar um sentido/propósito de vida e dar significado às nossas ações

Acreditar que estamos a contribuir para algo para além de nós mesmos torna a nossa existência maior, traz-nos paz e felicidade.

5) Manter um estilo de vida saudável também contribui para uma maior felicidade

A prática de exercício físico regular, mesmo que seja apenas uma caminhada diária, é eficaz na redução da depressão. Atividades como ioga, meditação e reflexão reduzem o stress e promovem o bem-estar. Por outro lado, bons hábitos de sono previnem o stress, o risco de doenças cardiovasculares e o aumento de peso.

O artigo continua após o anúncio

A felicidade não é um destino, é um caminho

Frequentemente, quando pensamos naquilo que nos faz felizes pensamos em bens materiais. Mas a emoção e novidade dos bens materiais perduram por um curto espaço de tempo. O contentamento autêntico e que perdura no tempo não parece estar relacionado com a posse de nenhum bem ou objeto, mas sim com determinadas experiências.

É através no enriquecimento pessoal que alcançamos a felicidade. É importante investir em relacionamentos saudáveis e autênticos, na família, na comunidade, naqueles que nos amam incondicionalmente.

Ser feliz é ter um sentido na vida, é aprender a sentirmo-nos bem, é saber dar valor àquilo que temos. A felicidade não se pode comprar nem possuir. É um caminho constante a percorrer. Sejam felizes!

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp