Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luana Freire
Luana Freire
20 Out, 2020 - 12:51

Casa mais acolhedora: transforme o lar para o tempo frio

Luana Freire

As temperaturas descem e o tempo convida ao aconchego do do lar. Saiba como tornar a casa mais acolhedora com 13 dicas simples e que são tendência.

sala decorada com almofadas e mantas e outros objetos de tons claros

Mesmo as casas mais modernas, novas ou renovadas, podem ser ambientes estéreis e frios, onde falta um convite ao conforto. Se quer tornar a sua casa mais acolhedora e cheia de calor para enfrentar o tempo frio, há dicas simples de design, decoração e sustentabilidade que não vai querer deixar passar ao lado.

Vamos espreitar a lista de truques infalíveis que transformam qualquer lar num ambiente de aconchego.

13 DICAS PARA TER UMA CASA MAIS ACOLHEDORA: HÁ SEMPRE UM TRUQUE PARA SI

1

Invista numa peça de design

Móveis e peças decorativas de design dão personalidade a qualquer casa e transformam um ambiente.

Escolha uma peça icónica, como um cadeirão ou candeeiros que encham a vista e provoquem impacto. Estes objetos chamam a atenção e enchem os espaços de muito estilo, oferecendo identidade ao lar.

2

Escolha detalhes em cor

Um toque de cor na decoração confere calor ao espaço e há inúmeras formas de o fazer com sucesso. O segredo é não exagerar e escolher colorir com apontamentos que não pesem na decoração do ambiente.

Uma parede revestida a papel ou pintada com uma cor aconchegante, um sofá com cor de destaque, cadeiras de diferentes cores para a mesa de jantar, ou simplesmente o verde das plantas de interiores.

3

Crie a sua “urban jungle” para uma casa mais acolhedora

Há poucos elementos que ofereçam tanto conforto ao lar como o verde das plantas de interiores e a boa notícia é que decorar com plantas é fácil, fácil.

Monsteras deliciosas, alocasias, calatheas e uma infinidade de verdinhas nunca tiveram tantos fãs como agora e tornam-se nas verdadeiras estrelas da decoração.

Crie a sua “urban jungle” e descubra um novo hobbie que, além de decorar, vai tornar a casa mais acolhedora. Muitas espécies são capazes de purificar o ar e, segundo o Feng Shui, equilibrar as energias e vibrações do lar.

4

Flores naturais sempre tornam a casa mais acolhedora

Não precisa de encher a casa de flores, mas ter um vaso com flores naturais como centro da mesa de jantar é uma excelente forma de tornar a casa mais acolhedora.

Mas atenção: esqueça as flores artificiais e aposte no natural. Se quer flores que durem bastante tempo, pode apostar nas composições de flores secas, que são uma tendência de decoração. Pode encontrar alguns exemplos aqui.

5

Madeira, madeira, madeira

Se há um material que oferece a sensação de casa mais acolhedora, este material é a madeira. Até as casas mais minimalistas e modernas ficam a ganhar no quesito conforto quando os mais diferentes tipos de madeira marcam presença.

Se quer criar uma atmosfera envolvente, escolha usar madeira. Pode usá-la de forma mais expressiva na decoração ou apenas para revestir uma superfície, como o chão, o teto ou uma parede.

6

Inspire-se numa decoração ecológica e rústica

Se já entendeu que os recursos do planeta são finitos, sabe que devem ser utilizados da melhor forma e esta é uma excelente forma de conferir estilo e identidade ao lar. Renda-se às inspirações de arquitetura e decoração sustentável.

Madeira, pedra e cimento queimado decoram ambientes cheios de comodidade e criam um impacto visual difícil de se comparar.

Na arquitetura pode apostar em grandes janelas envidraçadas, por onde se entre muita luz natural. Estes apontamentos arquitectónicos, além de permitirem o diálogo entre os ambientes internos e externos, ajudam a poupar nos gastos com eletricidade.

lareira acesa na sala para tornar a casa mais acolhedora
7

Renda-se ao estilo industrial

O estilo industrial remete aos icónicos lofts de Nova Iorque. Apesar de muito urbano e ao contrário do que muitos podem pensar, este tipo de decoração afasta a frieza dos espaços porque aposta em elementos naturais e numa luminosidade mais quente.

Paredes em tijolo, apontamentos em madeira tosca e cadeirões em pele são bons exemplos de como este estilo de decoração está preenchido de elementos que transmitem a sensação de calor.

8

Têxteis nunca são demais

Tapetes e mais tapetes, mantas sempre à mão, roupa de cama que convide ao descanso e uma infinidade de almofadas. Os têxteis são daqueles elementos decorativos que mais oferecem conforto ao lar.

Para tornar a casa mais acolhedora, dizemos mesmo que são obrigatórios.

9

Personalize e dê cara a sua casa

Uma casa acolhedora é um lar com gente dentro, com vida, com história, com personalidade. Uma das muitas formas de dar identidade a uma casa é apostar em elementos personalizados.

Se é apreciador de música, um gira-discos em exposição nunca falha. Se escreve ou gosta de livros, uma máquina de escrever antiga pode dar personalidade ao ambiente. Fotografias de viagens em molduras numa parede podem contar a história dos donos da casa. Um móvel antigo de família pode ser sinónimo de memórias de afeto e tornar-se na estrela da decoração.

Também um talento seu pode ser aquilo que vai dar personalidade ao lar. Cerâmicas pintadas à mão, pinturas ou ilustrações são ótimos exemplos.

10

Tenha um hall de entrada convidativo

Invista neste cartão de visita da sua casa e faça com que a primeira impressão de quem entra seja a melhor de todas. Pode ser um local de passagem, mas a verdade é que é o primeiro espaço que vê ao entrar em casa e deve ser um convite ao bem estar.

Não sabe como decorar a entrada de casa? Vasos com flores naturais ou flores secas, espelhos, um banco ou cadeirão, um cabide e um tapete. Et voilà! Composição feita sem enganos.

11

Use a lareira e espalhe velas

Numa casa, a lareira é das coisas que mais dão a sensação de aconchego, além de deixar o espaço quentinho. E para se sentir numa atmosfera acolhedora, use e abuse, também, das velas decorativas.

12

Pense na iluminação

A iluminação é fundamental para dar conforto a qualquer ambiente. Crie pontos de luz estratégicos e invista em lâmpadas de luz quente.

13

Aposte no pensamento positivo

Uma casa mais acolhedora é aquela que nos faz sentir bem, pensar positivo e sentir uma boa energia. É o lar onde queremos estar. Um dos muitos truques para conseguir que isso aconteça é apostar em elementos decorativos que passem mensagens.

Pósteres e caixas luminosas são acessórios perfeitos para encher a casa de mensagens positivas. As caixas luminosas vêm com várias letras e imagens, permitindo que possa mudar a mensagem que quer ver de acordo com a ocasião ou o seu estado de espírito.

Tornar a casa mais acolhedora nem sempre é sinónimo de gastar muito dinheiro. Afinal, há pequenos detalhes capazes de fazer toda a diferença na atmosfera do lar e que não são, necessariamente, dispendiosos.

Na nossa lista de ideias encontra truques que cabem em qualquer carteira. Em qual deles vai apostar?

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].