Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
29 Jul, 2020 - 10:54

Decoração com origamis simples e bonita. Veja como fazer

Mónica Carvalho

Como é que pequenos objetos de papel podem tornar a sua casa mais bonita? Veja como melhorar a sua decoração com origamis.

decoração com origamis

Se calhar nunca pensou que pode dar um twist na decoração com origamis e, com isso, ter peças completamente diferentes, que vão dar mesmo nas vistas.

Origami é uma técnica que permite a criação de diversas formas com papel, sejam flores, animais ou outros objetos. Normalmente, é algo usado no âmbito dos trabalhadores manuais e até com as crianças para estimular a criatividade e incentivar a realização de atividades lúdicas bem divertidas.

Esta arte de origem milenar surgiu na corte imperial do Japão precisamente como um passatempo, com um significado especial: o ato de criar dobrar o papel simboliza a transformação da vida e, como tal, cada figura representada tem diferentes significados. Por exemplo, o tsuru simboliza paz, felicidade, boa sorte e saúde; o sapo simboliza amor e felicidade; e a tartaruga significa longevidade.

Apenas poderá fazer as dobras no papel e não pode utilizar tesoura, cola ou fita-cola, visto que o truque para fazer origamis perfeitos é fazer vincos corretamente, de modo a que se criem as mais diversas representações.

Por que usar origamis na decoração?

Ter uma decoração com origamis traz benefícios? Conheça alguns motivos para transformar a sua casa de uma forma bem simples.

1

Aproveitar restos de papel

Se tem restos de papel lá por casa, então, esta é uma excelente forma de os aproveitar. Assim deixam de ficar acumulados, ocupando espaço e achando que um dia poderá vir a utilizá-los e há menos lugar a desperdício.

2

Sem necessidade de materiais adicionais

Para fazer origamis apenas precisa do papel e de muita imaginação. Porventura, não percebendo nada do assunto, existem vários tutoriais online ou vídeos no Youtube que poderão ensinar esta arte milenar e torná-lo num verdadeiro especialista.

3

Não precisa de gastar dinheiro

Há trabalho manuais que podem ser dispendiosos, porque exigem a comprar de materiais muito específicos. Mas decididamente a arte do origami não se encaixa nessa categoria. Como já referimos: apenas precisa de papel e paciência. E tudo isso pode ser totalmente gratuito.

4

Peças originais e únicas

Se gostaria de ter uma ou mais peças em sua casa que se diferenciasse de tudo o que existe à venda no mercado, então, esta bem pode ser uma forma simples de o conseguir.

Todos os objetos de decoração que encontramos à venda acabam por ter algo de semelhante entre si ou por nos parece familiares e, como tal, os objetos feitos à mão revelam-se de grande criatividade e originalidade.

Preparar um origami ou transformar algo comum em extraordinário poderá conferir à sua casa o aspeto que deseja.

5

Passatempo em família

Ainda que nem todos sejam grandes artistas, não é realmente isso que importa, mas sim o tempo passado em família, a criar algo juntos e que, independentemente de ser ou não uma obra prima, resultará em excelentes momentos.

Inspirações de origami na decoração

As peças de origami que irá criar poderão transformar-se em diferentes objetos, que ajudam a tornar a sua casa mais bonita e especial. Veja algumas ideias.

Quartos de criança

Os origamis podem ser associados a um mundo de fantasia e isso encaixa-se na perfeição com os quartos de criança. De facto, esta divisão da casa pode ganhar muito mais encanto com a presença destes objetos em papel: seja para criar uma cortina, um móbil para o berço ou um enfeite de parede.

Decorar candeeiros

Se tem algum candeeiro simples em casa, pode facilmente dar-lhe um twist: faça origamis pequeninos e prenda-os em fios que correspondam à altura do candeeiro.

Depois é só colocar fios com origamis em número suficiente para rodear todo o candeeiro. Ou aventure-se na elaboração de um origami mais estruturado.

Espanta-espíritos

Para muitos, um espanta-espírito é um objeto de grande significado e simbolismo, que ajuda a conferir um sentimento de proteção. Por isso, por que não fazer o seu próprio espanta-espíritos? Assim, poderá fazê-lo no tamanho que quiser, com as cores que mais gostar, com o formato que lhe convier.

Cortinados

Colocar vários origamis em fios e ordená-los de forma a criar um cortinado resulta bastante bem, principalmente, em divisões mais descontraídas e com um tipo de decoração mais irreverente.

Grinalda para a porta

Em alturas especiais, como acontece por exemplo com o Natal, é comum colocar uma grinalda na porta, como que a receber a festividade da melhor maneira. Ao invés de comprar, tenha uma postura mais sustentável e faça a sua própria grinalda com origamis e outros objetos que se adequem à época em causa.

Enfeite de bolos

Numa altura em que as festas ainda exigem algumas regras e distanciamento social por causa da pandemia da COVID-19, há que tirar o máximo proveito da situação. E isso pode passar pela decoração do espaço: caprichar um pouco mais permite tornar os espaços mais bonitos e os aniversariantes mais felizes.

Poderá fazer um topo de bolo a partir de origamis, mas também pequenos elementos decorativos para tornar o ambiente bem mais bonito.

Quer utilizar origamis na decoração? Veja algumas dicas

Se já ficou convertido a esta tendência de decoração, há algumas dicas a reter antes de se aventurar no mundo dos origamis, nomeadamente:

  • Escolha uma superfície adequada, reta e lisa, que providencie a firmeza necessária para realizar as dobras;
  • Respeite as medidas indicadas para a realização do origami que deseja, caso contrário, o resultado poderá não ser o desejado;
  • As suas mãos devem estar bem limpas, para não sujar nem danificar o papel;
  • Se utilizar os origamis na decoração, certifique-se de privilegiar papeis mais grossos, de modo a manter a estrutura da peça durante muito mais tempo, mas tenha em atenção que deverá ter mais cuidado durante a montagem, principalmente na força com que aplica os vincos.
Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].