Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Silva
Inês Silva
15 Jan, 2019 - 10:37

6 coisas para fazer de forma diferente no trabalho

Inês Silva

Há mesmo coisas para fazer de forma diferente no trabalho em 2019 e, assim, melhorar a avaliação de desempenho. Continue a ler e saiba mais.

6 coisas para fazer de forma diferente no trabalho

A sua avaliação anual de desempenho no trabalho não correu como esperava? As razões para isso ter acontecido podem ser várias, tais como, por exemplo, o seu chefe ter recebido reclamações acerca do seu desempenho ou até pode nem ter acontecido nada de errado e simplesmente não conseguiu atingir os objetivos desejados. Sejam quais tenham sido as circunstâncias que levaram a uma avaliação menos boa, o que importa agora é que começou um novo ano. Há várias coisas para fazer de forma diferente no trabalho e transformar 2019 no ponto viragem da sua carreira.

Todos queremos ser o mais bem sucedidos possível no trabalho. Se 2018 não foi como tinha planeado, é hora de seguir em frente e concentrar-se no futuro. Com estratégia, organização e alguma sorte, 2019 será o ano em que vai conseguir ser promovido, obter um aumento de salário ou atingir quaisquer outras metas que tenha definido.

Antes de avançarmos até à lista das coisas para fazer de forma diferente no trabalho em 2019, é importante perceber o que é a avaliação de desempenho e para que serve.

O que é a avaliação de desempenho?

Exemplo de carta de motivação: ideias e dicas

A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de recursos humanos que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de trabalhadores de uma determinada empresa. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante um certo intervalo de tempo, analisando a sua postura profissional, o seu conhecimento técnico, a sua relação com os parceiros de trabalho, entre outros aspetos.

A avaliação pode trazer muitos benefícios e mudanças positivas na gestão dos recursos humanos, pois, através dela, o gestor pode avaliar melhor os seus colaboradores, melhorar o ambiente de trabalho, investir na formação, melhorar a produtividade, desenvolver os métodos de remuneração, etc.

Exemplos de métodos para avaliar o desempenho profissional

  • Escalas gráficas de classificação: indicadores definidos previamente com escalas de notas mínimas a máximas;
  • Relatório de performance: avaliação por escrito das características do avaliado;
  • Autoavaliação: avaliação realizada pelo próprio avaliado;
  • Avaliação por resultados: comparação entre os resultados previstos e obtidos;
  • Avaliação por objetivos: avaliação do alcance de objetivos específicos antecipadamente acordados.

Com o início do novo ano, é  natural que estejam em cima da mesa vários projetos para começar. Agarre num importante, termine-o, escolha outro para começar e continue assim sucessivamente. Prove que é um líder nato e, com certeza, será recompensado por isso.

2. Deixe a modéstia de lado

Embora a modéstia seja uma boa qualidade, não faz sentido minimizar os seus sucessos no trabalho. Por isso, este ano, faça questão de destacar as suas vitórias para que o seu chefe não tenha apenas conhecimento, mas também as leve em consideração ao decidir uma promoção na carreira. Claro que não pode usar esta carta em tudo o que faz, no entanto, é importante quando realmente é atingido um objetivo ou resultado, considerado por todos muito bom.

3. Aprenda a melhorar as suas apresentações

Falar para alguns ou para uma multidão não faz diferença. O sucesso de uma apresentação é, normalmente, uma questão de estratégia e prática. Se as suas apresentações têm sido medianas até agora, aproveite o novo ano para finalmente aprimorá-las. Trabalhe o contacto visual com o seu público e aumente suas competências gráficas para cativar quem o está a ouvir.

stress.

5.  Fale mais frequentemente com seu chefe

É difícil saber o que seu chefe está pensando e como seu desempenho se destaca. Tente conversar mais vezes com as chefias, seja pro-ativo e solicite feedback em relação aos seu desempenho.

Envie emails, conforme necessário, para avaliar a reação do seu chefe ao seu trabalho ou vá marcando reuniões individuais para que possa dar regularmente informação sobre como estão a correr as coisas. Saber o que o seu chefe pensa em relação a si e ao trabalho, irá ajudá-lo a superar problemas que, se não forem tratados, podem arruinar a sua carreira.

6. Seja pontual

Esta é mais uma das coisas para fazer de forma diferente no trabalho. Parece básico, mas não é tão incomum como se possa pensar. Se o ano passado os seus atrasos foram recorrentes, aproveite este novo ano para corrigir este hábito.

Já conhece a equação da felicidade no trabalho

  • Ano novo, carreira nova: 13 dicas para começar
  • 7 dicas para ser feliz no trabalho
  • Felicidade no trabalho: 6 dicas essenciais
  • Guia para ser feliz: entre em 2019 a sorrir