Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Elsa Santos
Elsa Santos
09 Dez, 2019 - 18:46

Ano novo, carreira nova: dicas para começar o novo ano em grande

Elsa Santos

Se o mote para 2020 é “ano novo, carreira nova”, deixamos-lhe algumas dicas para o ajudar a traçar um caminho rumo ao sucesso. São 13 para lhe dar sorte.

jovem a trabalhar ao computador

É costume dizer, “ano novo, vida nova”. Desta vez, alteramos um pouco a ideia e optamos por: ano novo, carreira nova, porque não há melhor altura para um (re)começo, em especial no que ao trabalho diz respeito. E não pense que está sozinho.

São muitos os que se preparam para iniciar um novo caminho profissional e são muitas as razões que levam alguém a decidir mudar: por cansaço, por ter encontrado melhores condições numa outra empresa, pelo desejo de fazer algo diferente, por criar o seu próprio negócio, enfim, por decidirem abraçar, por desejo ou necessidade, um novo desafio.

Após um período necessário de reflexão e planeamento que culmina com a época de festividades, impõe-se a máxima “ano novo, carreira nova”. Que melhor momento para (re)começar algo se não no princípio de um novo ano, de mais 365 dias de oportunidades?

Por mais certa que seja a mudança ou apenas se avizinhe o começo de uma busca que até se preveja longa, à partida, o primeiro passo é acreditar.

Começar uma nova carreira é sempre um grande desafio. Expectativas, medo e ansiedade fazem parte do processo. Porém, a par de todas as inseguranças, com o “ano novo, carreira nova” vem também muita determinação. Afinal, trata-se de um novo projeto, uma nova oportunidade de vida, novos objetivos e sonhos a concretizar.

Para garantir que faz tudo o que está ao seu alcance para caminhar rumo ao sucesso, deixamos-lhe algumas dicas a considerar.

Este é o momento. Ano novo, carreira nova. Prepare-se para começar com o pé direito.

13 dicas para começar uma nova carreira no ano novo

colegas a felicitar outra colega

1. Acreditar

Acredite mais na crítica do que nos elogios.

Numa mudança, o fundamental é estar certo de que é isso que quer fazer e acreditar. Acredite que é capaz, que vai correr bem, que vai valer a pena, que vai ser melhor.

Simplesmente acredite, mesmo. Acreditar numa coisa é meio caminho andado para a conseguir.

2. Conhecer

Ou melhor, conhecer-se. Descubra ou redescubra as suas maiores habilidades e talentos, assim como as novas competências que gostaria de desenvolver.

Desta forma será mais fácil saber qual o caminho a seguir e a que tipo de trabalhos se poderá adaptar melhor.

3. Desconfiar

Desconfie de tudo o que se mostra, à partida, demasiado fácil ou perfeito.

No caso de passar algum tempo e se não houver qualquer reação, como elogios ou críticas relativamente ao seu trabalho, por parte do seu chefe, desconfie desse silêncio.

Pode não significar nada, mas poderá não lhe fazer bem. Portanto, peça para receber um feedback para saber como está o seu desempenho. É importante.

4. Procurar

Caso ainda não saiba qual o rumo a seguir, procure, antes de mais, perceber o que mais gosta de fazer, que outras habilidades possui e que outras profissões gostariam de tentar.

Se vai assumir um lugar numa empresa, procure absorver ao máximo o que a empresa tem para lhe oferecer. Entenda como a empresa funciona e quais são as principais metas, regras e como pode contribuir para alcançar os objetivos pretendidos.

5. Planear

Após decidir o rumo, é importante planear a caminhada até chegar a ele ou de modo a estar preparado com todas as ferramentas e objetivos organizados, para saber lidar da melhor maneira com um novo desafio.

6. Dedicar-se

Se esta é a carreira que quer mesmo construir, então dê tudo. Mostre entusiasmo perante a oportunidade.

As primeiras tarefas realizadas podem criar alguma tensão, especialmente entre si e os outros – superior e/ou colegas. Mesmo que sejam tarefas básicas, trate-as como se fossem essenciais para a empresa.

Assuma uma postura dedicada e positiva, de modo a mostrar o seu valor, mas também desenvolver relações de confiança e empatia.

7. Assumir responsabilidade

Se quer destacar-se, tem de assumir responsabilidades. Procure cumprir os prazos estabelecidos e anteceda sempre que possível. Demonstre que é um profissional responsável.

Essa é uma característica muito apreciada e que marca a diferença no mundo do trabalho.

8. Estar atento

Um bom profissional está, normalmente, atento a tudo o que o rodeia. Valorize a experiência alheia e escute com atenção tudo o que eles estão dispostos a dar-lhe.

Como está a entrar numa área nova, tudo é importante para perceber como as coisas funcionam, os melhores métodos de trabalho, as principais dificuldades, limitações ou desafios.

Se estiver atento vai conseguir adaptar-se mais rapidamente à nova realidade.

9. Atualizar-se

Mantenha-se sempre informado relativamente à área em que atua. Leia, pesquise, faça formação, inscreva-se em grupos de discussão, vá a eventos onde possa fazer networking.

Mantenha-se igualmente informado sobre a atualidade em geral, de modo a conseguir inovar e adequar a sua ação às novas exigências de mercado.

colegas a trabalhar numa mesa no exterior

10. Abertura

Mantenha-se disponível para aprender. A abertura e a humildade e o interesse em saber cada vez mais da nova área em que escolheu trabalhar é fundamental para poder crescer profissionalmente. Só dessa forma vai conseguir fazer jus à sua decisão e à máxima “ano novo, carreira nova”.

Demonstrar que está disposto a aprender é extremamente valioso também para a empresa.

11. Ter cuidado

Evite participar de grupos, sobretudo aqueles que se focam em criticar a empresa; manifestar opiniões sobre assuntos sensíveis, assumir uma postura arrogante ou colocar-se à margem.

Cumpra com as suas obrigações, seja educado e politicamente correto. Dê-se tempo para se integrar e mantenha sempre uma atitude correta.

12. Tentar

Ano novo, carreira nova pode significar uma tentativa de mudança frustrada. Tenha esta possibilidade presente, mas pense que toda a experiência é útil. Portanto mesmo que não esteja totalmente realizado neste primeiro emprego, tente absorver tudo que a oportunidade lhe pode oferecer.

Com certeza, vai ajudá-lo a adquirir novos conhecimentos, ajudando ainda a perceber quais as hipóteses de trabalho a descartar numa nova aposta de carreira.

13. Ser grato

Quando receber alguma ajuda, independente de quem for dentro da empresa, faça os seus agradecimentos sinceros. Pode parecer uma atitude irrelevante, mas é valorizada por toda a gente. É um princípio de educação e que contribui para causar boa impressão.

Em suma, se vai iniciar um novo rumo profissional, o fundamental é que acredite no seu potencial. Mesmo que não acerte à primeira, o importante é manter o foco e não desistir.

Ouse ir ainda mais além em 2020 e, com certeza, vai conseguir conquistar tudo o que verdadeiramente deseja. Ano novo, carreira nova, rumo ao sucesso.

Veja também