ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
02 Dez, 2020 - 16:59

Ano novo, carreira nova: começar o novo ano em grande

Catarina Milheiro

Se o mote para 2021 é “ano novo, carreira nova”, deixamos-lhe algumas dicas para o ajudar a traçar um caminho rumo ao sucesso. São 7 para lhe dar sorte.

pessoa a começar o ano novo com carreira nova

É costume dizer, “ano novo, vida nova”. Desta vez, alteramos um pouco a ideia e optamos por: ano novo, carreira nova, porque não há melhor altura para um (re)começo, em especial no que ao trabalho diz respeito. E não pense que está sozinho.

São muitos os que se preparam para iniciar um novo caminho profissional e são muitas as razões que levam alguém a decidir mudar: por cansaço, por ter encontrado melhores condições numa outra empresa, pelo desejo de fazer algo diferente, por criar o seu próprio negócio, enfim, por decidirem abraçar, por desejo ou necessidade, um novo desafio.

Após um período necessário de reflexão e planeamento que culmina com a época de festividades, impõe-se a máxima “ano novo, carreira nova”. Quer melhor momento para (re)começar algo se não no princípio de um novo ano, de mais 365 dias de oportunidades?

Por mais certa que seja a mudança ou apenas se avizinhe o começo de uma busca que até se preveja longa, à partida, o primeiro passo é acreditar.

Começar uma nova carreira é sempre um grande desafio, principalmente a meio de uma pandemia. Expectativas, medo e ansiedade fazem parte do processo. Contudo, a par de todas as inseguranças, com o “ano novo, carreira nova” vem também muita determinação. Afinal, trata-se de um novo projeto, uma nova oportunidade de vida, novos objetivos e sonhos a concretizar.

Para garantir que faz tudo o que está ao seu alcance para caminhar rumo ao sucesso, deixamos-lhe algumas dicas a considerar.

Este é o momento. Ano novo, carreira nova. Prepare-se para começar com o pé direito.

7 dicas para começar uma nova carreira no ano novo

colegas a felicitar outra colega
1

Compreender as suas motivações

Se o seu pensamento for “ano novo, carreira nova”, deve começar por refletir e entender os motivos pelos quais gostaria de mudar de carreira.

A melhor forma para o fazer é colocar questões a si mesmo: a remuneração não é satisfatória? Não existe qualquer tipo de perspetiva de crescimento de carreira? Não se identifica com a cultura da empresa?

Este tipo de questões vai fazer com que se sinta mais confiante com a decisão que tomar. Opte por colocar todas as suas respostas num papel para que consiga visualizar os seus objetivos com maior facilidade.

Pense connosco: saber tudo aquilo que o deixa insatisfeito na sua carreira atual é crucial para começar a sua próxima pesquisa.

2

Estudar o cenário atual

Esta é uma dica muito importante, especialmente agora que o mercado de trabalho parece ter mudado em vários aspetos. Já pensou como será o pós-pandemia? Ou que tipo de competências serão valorizadas? Quais serão os setores mais valorizados?

A verdade é que é necessário entender o cenário atual, para saber de que forma poderá aproveitar as tendências da melhor forma.

Uma boa forma de o fazer é procurar estudos, ler notícias, pesquisar informações atualizadas sobre o mercado e a sua área de atuação no LinkedIn (por exemplo), e até acompanhar as vagas que vão sendo colocadas em diversas plataformas online.

Segundo os comentários de Laurie Ruettimann publicados num artigo da Forbes, a autora, empresária e apresentadora do podcast Punk Rock HR, afirmou numa transmissão recente da SuccessConnect, que a competência número um para 2021 será a autoliderança, o que significa responsabilidade individual. Este poderá ser o seu ponto de partida.

3

Conhecer(-se)

Descubra ou redescubra as suas maiores habilidades e talentos, assim como as novas competências que gostaria de desenvolver.

Desta forma será mais fácil saber qual o caminho a seguir e a que tipo de trabalhos se poderá adaptar melhor. Precisa de uma sugestão? Opte por procurar um curso online gratuito sobre o tema pelo qual tem mais interesse.

Muitas vezes, através da realização de um curso, (re)descobrem-se talentos e trabalham-se competências que de outra forma, não conseguiríamos.

4

Procurar novos conhecimentos

Este período em que passamos mais tempo em casa devido à situação do novo coronavírus é, na verdade, uma ótima oportunidade para investir em cursos e workshops online.

Se ainda não souber o rumo que quer seguir, poderá recorrer a algumas plataformas gratuitas e aproveitar para perceber quais as habilidades e competências que já possui e quais as que tem ainda de trabalhar mais.

Se vai assumir um lugar numa empresa, procure absorver ao máximo o que a empresa tem para lhe oferecer. Entenda como a empresa funciona e quais são as principais metas, regras e como pode contribuir para alcançar os objetivos pretendidos.

5

Planear

Assim que souber qual a carreira que quer mesmo construir, é extremamente importante que dê tudo:

  • Determine um horário para se dedicar à sua pesquisa diária, com as ações todas detalhadas para mudar de carreira em 2021;
  • Tenha tudo apontado no computador ou em papel: candidaturas realizadas, cartas de motivação enviadas e até mesmo os feedbacks que recebeu nos processos de seleção;
  • Acompanhe o seu progresso e avalie o que correu bem e o que correu mal. Desta forma, conseguirá criar expectativas realistas.

Outro aspeto importante durante o planeamento da sua nova carreira é o facto de utilizar palavras-chave da área na qual quer atuar. Corra atrás das oportunidades que mais tenham a ver consigo.

6

Trabalhar a sua marca pessoal

Esta é uma dica essencial para assumir uma nova carreira. Reformule o seu CV e os perfis online e garanta que eles comunicam de forma atrativa e clara as suas qualificações.

Reflita sobre a forma como é visto pelos seus colegas de trabalho e o que pode fazer para manter uma boa reputação. A produção de conteúdo com qualidade no LinkedIn é uma ótima opção, por exemplo.

E o melhor disto tudo, é que pode fazê-lo utilizando recursos diferentes: vídeo, imagem ou texto.

7

Atualizar-se

Fortaleça o seu networking e mantenha-se sempre informado relativamente à área em que atua. Leia, pesquise, faça formação, inscreva-se em grupos de discussão e assista a webinars onde possa fazer networking.

Mantenha-se igualmente informado sobre a atualidade em geral, de modo a conseguir inovar e adequar a sua ação às novas exigências de mercado.

Para além disto, é também importante que se prepare para entrevistas e processos de seleção virtuais. Estude as mais diversas plataformas para o efeito para que tudo corra bem.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].