Viviane Soares
Viviane Soares
01 Jan, 2020 - 00:00

3 coisas que precisa fazer para conseguir viajar mais

Viviane Soares

Viajar é, sem dúvida alguma, uma das melhores formas de investir em si. Claro que é preciso tempo e dinheiro, mas nada como adotar estratégias simples e criativas para conseguir ambos. Curioso?

3 coisas que precisa fazer para conseguir viajar mais

Terminou a sua formação superior, entrou para o mercado de trabalho e tem estabelecidas metas de poupança mensais para, a pouco e pouco, ir concretizando os seus sonhos. Está quase na casa dos 30, cheio de energia, e sente que viajar é uma meta que não pode perder de vista, até porque precisa de continuar a abrir horizontes, continuar a investir em si. Porém, não raras as vezes, dá por si a pensar que, neste momento, talvez fosse melhor focar-se noutro tipo de prioridades, até porque viajar é dispendioso.

E se conseguisse arranjar forma de incluir esse objetivo na sua lista de prioridades? De que forma poderia ajustar o orçamento às suas necessidades reais?

3 coisas que precisa fazer para conseguir viajar mais

coisas precisa fazer para conseguir viajar mais

 1. Faça uma lista de hábitos lucrativos

Nesta lista poderá caber todas as dicas de poupança de que se lembrar: fazer economia doméstica, negociar contratos de luz, gás, telecomunicações, deixar mais vezes o carro em casa, preparar mais refeições em casa, não gastar demasiado nas saídas à noite, ser, no geral, um consumidor mais responsável.

Ainda assim, poderá juntar a esta lista outras ideias “fora da caixa” como, por exemplo:

  • Partilhar a casa: se estiver casado talvez esta ideia seja um pouco descabida mas, se não for esse o caso, esta é uma excelente forma de conseguir amealhar dinheiro para viajar mais – até porque as despesas são todas a dividir;
  • Vender coisas que já não usa: uma boa oportunidade para “destralhar” a casa e ganhar algum dinheiro com isso.
  • Manter um part-time: se tem tempo para estar à noite no sofá a ver televisão, porque não aproveitar esse tempo para fazer um trabalho de freelancer ou até começar a pensar no seu blog de viagens? Partilhe as suas experiências e faça dinheiro com isso.

2. Crie uma poupança exclusiva para viajar

app MySavings da Fidelidade é a ferramenta que lhe pode ajudar nesta missão. Através da app tem flexibilidade para definir o seu objetivo, o valor que quer atingir e escolher a melhor opção de poupança/investimento para o fazer. O processo é feito totalmente online e a app não tem custos de utilização.

A partir do montante que se propõe a poupar por mês, a app simula o tempo necessário para atingir a sua meta – dando-lhe motivação extra para continuar a poupar. De acordo com o seu perfil financeiro, a app oferece três opções de investimento, dando-lhe oportunidade de gerir e investir as poupanças como bem entender. Essas opções são:

  • Opção de Poupança Seguro: destinada a perfis que valorizam e privilegiam a garantia de terem 100% do capital investido e de rendimento;
  • Opção de Poupança Proteção Ações: que valorizam um investimento com um maior potencial de ganho do que um rendimento garantido;
  • Opção de Poupança Dinâmico Ações: destinada a perfis que valorizam um investimento com um maior potencial de valorização, mesmo que exista potencial de risco.

Ou seja, só tem de escolher um objetivo de poupança, definir o valor que precisa para o concretizar e selecionar uma das três opções de investimento disponíveis. Curioso para descobrir qual é o seu perfil financeiro? Faça o download gratuito da app >>

3. Escolha um cartão de crédito com milhas aéreas

Os cartões de crédito podem ser de vários tipos, mas se o seu objetivo é viajar porque não escolher um que lhe permite acumular milhas aéreas? É uma mais-valia para quem quer pagar menos pelos seus voos. Juntar milhas permite-lhe não só comprar passagens aéreas a um preço mais reduzido, mas também acesso às zonas lounge dos aeroportos ou fazer check-in e embarque mais rápidos.

Para isso só precisa de fazer as suas compras mensais com o cartão de crédito. Quantas mais compras fizer, mais milhas acumula. É importante, contudo, que consiga liquidar as despesas que efetuou com o cartão até ao término do período sem juros, para não perder dinheiro.

Não será demais sublinhar que deve fazer uma utilização consciente do seu cartão de crédito, para evitar situações de incumprimento.

Veja também: