Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
29 Nov, 2018 - 14:38

15 coisas que deve mesmo limpar todos os dias pela sua saúde

Teresa Campos

Descubra coisas que deve mesmo limpar todos os dias, para prevenir a propagação de micro-organismos como micróbios ou bactérias. Tome nota de 15 itens.

produtos e instrumentos de limpeza dentro de um balde

coisas que deve mesmo limpar todos os dias, a bem da sua saúde e da higiene geral de sua casa. Tratam-se de objetos de uso quotidiano, em que tocamos constantemente, ora com as mãos mais limpas, ora com as mãos mais sujas.

Identifique as 15 coisas que deve mesmo limpar todos os dias e aprenda como higienizá-las de forma prática e eficaz. Diga adeus à sujidade e proteja-se a si e à sua família de germes indesejados.

15 coisas que deve mesmo limpar todos os dias para evitar bactérias

produtos de limpeza para limpar coisas todos os dias

1. Panos de cozinha e toalhas

Os panos de cozinha devem ser mudados diariamente ou ser bem lavados, já que são um repositório de bactérias. E é fácil perceber porquê, certo? Com eles limpamos quase tudo e estão normalmente húmidos o que contribui ainda mais para a propagação de bactérias.

Da mesma forma, sobretudo em casa com famílias numerosas, também as toalhas de banho devem ser mudadas com regularidade ou postas a secar, depois de ficarem molhadas ou húmidas, após o banho.

Como limpar: despeje um pouco de vinagre branco numa bacia com água quente e mergulhe os panos por 20 minutos. Lave-os em seguida, como habitualmente, e deixe-os secar ao ar livre.

2. Chaves

Sim, leu bem. As chaves de casa estão em contacto constante com as nossas mãos (por vezes bastante sujas); ficam guardadas nos nossos bolsos e carteiras também sujos; e caem frequentemente ao chão (mesmo na rua) acumulando imensas bactérias. Por tudo isto, nada como passar uma toalhita desinfetante por elas, sempre que chegar a casa.

3. Azulejos do WC

Se diariamente lavar os azulejos do WC, evitará que eles ganhem sujidade mais incrustada e, assim, mais difícil de retirar. Além disso, é frequente estas superfícies, sobretudo no WC, ganharem humidade e, consequentemente, bactérias, pelo que deve mesmo apostar numa limpeza regular destes azulejos para os manter bonitos e desinfetados.

Como limpar: prepare uma solução de partes iguais de água e vinagre branco e aplique essa mistura nos azulejos. Deixe atuar por 5 minutos e retire o excesso com um pano de microfibra.

4. Esfregão da louça e esponjas de banho

Naturalmente, o esfregão da louça acumula uma série de bactérias e a sujidade de tudo o que você limpa com ele como, por exemplo, restos de comida. Mesmo que vá procurando manter o esfregão limpo, é normal que precise de proceder a uma lavagem mais a fundo. Por isso, é uma das coisas que deve mesmo limpar todos os dias.

Como limpar esfregão: coloque o esfregão húmido no microondas durante 1 ou 2 minutos. Assim, a sujidade e as bactérias serão eliminadas.

Da mesma forma, também as esponjas de banho acumulam células mortas e restos de sabão. Pelo que devem ser lavadas com frequência e substituídas mensalmente.

Como limpar esponjamergulhe as esponjas numa tigela com água quente e bicarbonato de sódio. Deixe de molho por 20 minutos, enxagúe e deixe secar.

5. Lavatório e pia da louça

O lavatório é o local onde você lava as mãos, escova os dentes e lava a cara. Ou seja, na pia ficam depositadas uma série de bactérias. Portanto, faz todo o sentido passar pelo lavatório uma vez por dia uma toalhita desinfetante. Simples, rápido e muito higiénico.

Como limpar lavatório: esprema vários limões e verta esse sumo para dentro da pia. Deixe atuar por 10 minutos e enxagúe.

A pia da cozinha também merece um tratamento especial.

Como limpar a pia: remova as marcas da pia com uma esponja, feche o ralo, encha a pia com água morna e junte uma colher de sopa de água de lixívia. Deixe atuar por 5 minutos enxagúe, deixando secar naturalmente.

6. Louça suja

Mesmo quando dá preguiça, não deixe louça por lavar, nem que fique de molho na pia. Pratos e copos com restos de comida vão atrair animais e propiciar o desenvolvimento de bactérias, pelo que não há nada como lavar a loiça suja, logo após ela ter sido utilizada.

7. Máquina de café

Sabe aqueles compartimentos amovíveis da máquina de café? Sempre que a utilizar, trate de limpar e lavar esses reservatórios, pois caso contrário, rapidamente surgirá humidade e mofo, o que não só é pouco higiénico, como pode pôr em causa a sua saúde.

8. Tábuas para alimentos e utensílios de madeira

Os objetos em madeira acumulam e absorvem muita sujidade, pelo que merecem uma limpeza mais frequente e atenta. Por isso, depois de cozinhar, mergulhe sempre as tábuas de corte de madeira ou utensílios (também em madeira) numa mistura de vinagre com água, durante alguns minutos.

Como limpar: para uma desinfeção mais profunda, aplique a solução de uma colher de chá de bicarbonato de sódio dissolvida em ½ litro de água quente. Deixe atuar entre 5 a 10 minutos e depois enxagúe-o com água corrente. Outra possibilidade é a de despejar sal na superfície da tábua e esfregar com metade de um limão. Deixe atuar por 10 minutos e enxagúe com água quente.

9. Pincéis e esponjas de maquilhagem

Sabia que os seus pincéis e esponjas de maquilhagem podem esconder muitas bactérias? É verdade, por isso, trate já de limpar estes objetos com água morna e sabão, após cada uso.

Como limpar: despeje um pouco de álcool num spray e borrife os pincéis. Deixe-os secar ao ar livre.

10. Bancada da cozinha

Na bancada da cozinha pousa-se um pouco de tudo, correto? Chaves do carro, correspondência, carteira e, claro, migalhas! Portanto, garante que limpa e desinfeta corretamente esta superfície, reservando um pano em específico para esta área.

11. Chão

O chão é, obviamente, uma das coisas que deve mesmo limpar todos os dias, por ser uma das superfícies mais sujas lá de casa. Por isso, não deixe de varrer ou aspirar diariamente as áreas que mais utiliza e que estão mais sujeitas a sujidade, como o chão da cozinha, por exemplo, depois de cozinhar.

12. Interruptores

Tocamos nos interruptores com as mãos limpas, sujas ou assim-assim, certo? Portanto, nada como passar um paninho por essas superfícies, sobretudo pelos interruptores do WC e da cozinha, sempre mais sujeitos a conter sujidade e micro-organismos.

Como limpar: limpe os interruptores com um pano humedecido em vinagre branco.

13. Telemóveis e tablets

Atualmente, ninguém larga as tecnologias e, como tal, estes suportes vão acumulando muitas dedadas e bactérias. Como estes “bichinhos” não são visíveis a olho nu, é fundamental limpar estes ecrãs frequentemente, pois só assim protegeremos a nossa saúde dos micróbios que por ali existem.

Como limpar: combine partes iguais de água destilada com vinagre branco e esfregue nos ecrãs com um pano suave de microfibra. Se preferir, faça uma solução desinfetante com a mistura de 60% de água e 40% de álcool isopropílico e aplique nas superfícies.

14. Caixa de areia do gato

Se tem felinos aí por casa, não pense que por eles serem asseados e higiénicos, não é preciso limpar a sua areia com frequência. Sempre que se aperceba que a caixa do seu gato está suja, trate de a limpar e, assim, manterá a sua casa limpa e o seu gato feliz.

15. Balde do lixo

Esta é outra das coisas que deve mesmo limpar todos os dias e não é preciso explicar por que é essencial deitar o lixo fora diariamente, certo? Mas além de despejar o lixo, é fundamental lavar o balde, antes de colocar um saca nova e limpa. Caso contrário, muitos germes e bactérias permanecerão no balde.

Surpreendido com algumas destas coisas que deve limpar todos os dias?! Pois é, uma limpeza diária superficial pode mesmo evitar muitos males e contribuirá para um ambiente mais limpo e saudável.

Trate de tomar nota destas 15 coisas que deve mesmo limpar todos os dias e nunca se esqueça de passar um paninho nestes itens muito úteis mas, habitualmente, muito sujos!

Veja também