João Abreu
João Abreu
29 Ago, 2019 - 00:00
12 coisas que deve ter sempre no carro

12 coisas que deve ter sempre no carro

João Abreu

Quer para casos de emergência, quer para o dia a dia, há 12 coisas que deve ter sempre no carro. Conheça algumas delas e a diferença que podem fazer.

O artigo continua após o anúncio

Quer para viagens mais curtas, quer para viagens longas, há determinadas coisas que deve ter sempre no carro. Imprevistos acontecem a qualquer altura e é importante que esteja prevenido e que saiba como agir em casos mais particulares, sem estar totalmente dependente de terceiros.

Desde ferramentas de apoio à condução e ao automóvel em particular, assim como produtos que, em caso de emergência, auxiliam problemas de saúde, passando por muitos outros de utilização doméstica que podem, igualmente, ser considerados relevantes, muitas das coisas que deve ter no carro não são de grande escala, nem ocupam muito espaço nos compartimentos de arrumação. E, como os imprevistos não costumam ter hora marcada, todos os apoios à rotina da condução acabam por ser preciosos. Conheça uma lista de coisas que tornarão a condução mais segura e oferecerão tranquilidade ao condutor e aos passageiros.

12 coisas que deve ter sempre no carro: descubra quais são

1. Equipamento completo para a troca de um pneu

mudar pneu

Na possibilidade de o inesperado acontecer e ter que trocar um ou mais pneus do carro, há uma longa lista de materiais que deve incorporar no seu veículo. Para que não fique parado no meio da estrada, sem recurso de ferramentas para este feito, o indicado é que saiba como fazer a troca do pneu e, para tal, existe uma lista curta de ferramentas auxiliares que deve ter sempre por perto.

É muito importante que, além de levar sempre um calibrador de pneus e um pneu sobressalente no carro, equipe, ainda, o seu veículo com todas as ferramentas necessárias à troca do mesmo. Assim sendo, verifique se já tem no seu veículo:

  • Pneu sobressalente;
  • Luvas para a mudança do pneu;
  • Macaco para elevar o carro;
  • Chaves corretas no estojo de substituição do pneu e o parafuso de segurança.

2. Kit primeiros socorros

Outra das coisas que deve ter sempre no carro é um kit de primeiros socorros. Este é um acessório essencial em todas as viagens. Quer viaje acompanhado ou sozinho, é necessário garantir-se a segurança na condução.

No caso de acidentes ligeiros em que necessite de usar este kit, é importante que o mesmo contenha pomadas antibacterianas, analgésicos para as dores, cremes para queimaduras, ligaduras, compressas, tesoura, pensos rápidos, entre outros itens.

3. Informações úteis (livrete, manual automóvel, seguro automóvel)

Deve manter sempre no carro os contactos do seguro. Em caso de acidente, ter estas informações por perto ser-lhe-á útil. Como os acidentes nos causam transtornos, ter à mão estes contactos irá garantir que consegue proceder de forma mais autónoma.

Por outro lado, mesmo que receie deixar os documentos do carro no porta-luvas do mesmo, recorde que é crucial que conduza sempre com eles. Nunca se sabe quando poderá ser mandado parar e, caso não tenha os documentos do carro, tal pode tornar-se um problema.

O artigo continua após o anúncio

É igualmente importante ter sempre o manual do modelo do carro. No caso de o painel de instrumentos lhe indicar alguma anomalia, através das siglas luminosas, é preciso que tenha o manual à mão, para o acalmar e ajudar a interpretar o que possa estar errado com o seu automóvel.

4. Mapa e/ou GPS

GPS

Para nunca se perder nem comprometer a segurança e tranquilidade da sua viagem, leve sempre um GPS consigo ou, em último caso, um mapa das estradas. Independentemente dos dois suportes, o ideal é que ambos estejam atualizados.

5. Proteções solares para os vidros

Por motivos de conforto na condução, estas proteções evitam que o interior do carro alcance temperaturas demasiado elevadas e desconfortáveis. Estas proteções são ainda essenciais para preservar e evitar o desgaste dos plásticos do interior dos automóveis.

Há alturas do ano em que o sol e os raios UV são extremamente quentes e agressivos dentro no habitáculo, acabando por tornar as viagens desconfortáveis para o condutor e os demais que viajam no carro. Assim sendo, uma das coisas que deve ter sempre no carro são as proteções solares, nas suas mais variadas formas: cortinas, películas ou, simplesmente, proteções.

6. Colete refletor e triângulo de sinalização

Como é sabido, sempre que acontece uma avaria ou acidente, a lei dita que se deve sinalizar com um triângulo de sinalização quando um veículo estiver imóvel. Por outro lado, para que possa sair do carro devidamente sinalizado, deve estar equipado com um colete refletor, para garantir a sua segurança. Assim sendo, é recomendado que viaje sempre com este conjunto de sinalização.

7. Lanterna, canivete e martelo de emergência

Para libertar um passageiro a bordo ou o próprio condutor – no caso de despiste ou carro capotado – é importante ter consigo um martelo de emergência para, em caso de emergência, partir algum vidro e, assim, sair do carro. Caso não consiga libertar-se, é essencial utilizar um canivete para cortar o/os cinto(s) de segurança.

Por sua vez, a lanterna irá servir para que sinalize a sua posição nesta situação (caso não tenha acesso a outros meios de iluminação). Estas são 3 coisas que deve ter sempre no carro.

8. Carregador do telemóvel

carregador telemóvel

São vários os cenários que justificam que ande sempre com um. Numa situação que fique com o veículo imóvel, quer por descuido com a quantidade de combustível, quer por alguma avaria que não detetou a tempo sem, por isso, conseguir regressar a casa e, consequentemente, ter de contatar alguém, o telemóvel é o seu melhor aliado. Contudo, se o seu telemóvel estiver descarregado, ficará dependente de outros condutores que possam (ou não) considerar parar para prestar auxílio.

O artigo continua após o anúncio

Muitos são os cenários que podem acontecer numa viagem e nos quais precisará de utilizar o telemóvel. Assim sendo, lembre-se sempre que deve ter como garantia, uma forma de o manter carregado. Outra alternativa passa por também levar consigo um carregador portátil, como um power bank.

9. Caixa de ferramentas multi-usos

Além das ferramentas já mencionadas e necessárias para a troca de um pneu, há ainda outras que deve considerar guardar no carro. Com isto dito, garanta sempre uma caixa de ferramentas generalista na lista de coisas que deve ter sempre no carro, para situações pontuais.

10. Cabos de bateria

Uma das coisas que deve ter sempre no carro são os cabos que fazem fornecimento de energia às baterias. São um excelente auxílio quando, por algum motivo, o alternador sofre algum defeito e, por algum motivo, deixa de distribuir energia à bateria do seu automóvel. Com o recurso à ligação dos cabos – juntamente com outro veículo em funcionamento – é possível dar ignição ao seu motor, quando a bateria se encontra descarregada.

11. Água

A água é um bem essencial à vida e não há nenhum carro que não precise de água. Assim, recorde que pode, por exemplo, acontecer que o líquido dos limpa-brisas acabe e, desta forma, deve ter sempre água no carro para, em último caso, conseguir proceder a uma rápida substituição.

12. Guarda-chuva

guarda chuva

Não tão essencial como os demais referidos, um guarda-chuva tem também a sua importância. Pode sempre optar por um modelo retrátil que ocupe pouco espaço, tendo sempre no interior do seu automóvel, em qualquer estação do ano. Com as alterações climáticas em peso, ter um guarda-chuva é uma das coisas que deve guardar sempre no carro e poderá ser ótimo para os dias em que a meteorologia possa surpreendê-lo pela negativa.

Veja também